Entrevista de Marcos Silva

3comentários

O candidato à prefeitura de São Luís, Marcos Silva, do PSTU, participou nesta terça-feira (14), da série de debates realizados pela rádio Mirante AM. Marcos Silva foi o sétimo entrevistado, seguindo a ordem do sorteio. Ele ressaltou seus projetos para as áreas de educação, saneamento e transporte público.

“Essa é uma campanha para mobilizar os trabalhadores. Toda a riqueza produzida no Brasil é social, mas a apropriação privada, que vai gerando as desigualdades. Hoje, cinco mil famílias controlam a riqueza nacional. Nesse processo, o desafio do PSTU é organizar a juventude, lutar por melhor qualidade na educação, e organizar os trabalhadores dos sindicatos para combater sempre as injustiças. Somos parte da esquerda desse país que amadureceu. O que nós temos que construir é um projeto de esquerda classista para a cidade. O que queremos, nesse momento, é buscar uma experiência concreta de gestão na cidade de São Luís. Nós temos que combater é o agronegócio que produz o crime ambiental, as termelétricas que trazem poluição. Nós precisamos modificar essa lógica”, disse.

Saneamento

“Entendo o saneamento como uma composição de atividades relacionadas à saúde pública, como a drenagem. Aqui não existe esse sistema. Nesse aspecto há uma irresponsabilidade histórica. O lixo é muito importante, nós ainda convivemos com um aterro, já temos tecnologia para tratar o lixo. Você fazendo isso, você transforma o lixo em emprego. Lixo e drenagem urbana o município tem que assumir. Isso não pode ser um negócio, isso tem que ser pago e sustentado pela sociedade. A avenida que mais cresce no Nordeste em empreendimentos é a dos Avenida dos Holandeses, mas não tem um metro de coleta de esgoto. Temos que obrigar o Estado a levar água para a população. O fundamental é proteger a nossa água. Quem defende privatizar o serviço, defende que o povo pague a conta. O saneamento se resolveria com nacionalização”. afirmou.

Transporte Público

O candidato defendeu, em suas propostas para a área da educação, a construção de uma empresa municipal de transportes. “Temos que ver a necessidade do pedestre e do ciclista, para que se tenha conforto. Esse é um desafio, sem falar nas pessoas que tem mobilidade reduzida. Pensar a cidade desse ponto de vista é pensar em transporte de massa, individual, dos deficientes físicos, é assim. O problema não é espaço, é vontade política. O nosso projeto é a estatização do sistema, construindo a Companhia Municipal de Transporte. Nós pensamos que esse é o primeiro passo. O Conselho Popular de Transporte, onde usuários e trabalhadores vão definir a política de transporte da nossa cidade. Modificar o sistema é fundamental, mas sem politicagem”, enfatizou.

Educação

“Pelos indicadores e pelo olhar da realidade, você tem uma série de problemas nessa área. Nós temos que priorizar o problema do atendimento às creches, universalizar. Temos que fazer escolas para atender crianças de quatro a cinco anos. Temos um grande problema de evazão escolar, nossas escolas não são adequeadas. A direção da escola tem que ser escolhida pela comunidade escolar. Não há uma preocupação em fazer da educação algo social. Vamos fazer concurso público, para professores e todos os outros funcionários”, disse.

Saúde

“Há um processo de privatização dos recursos da saúde, o dinheiro está saindo direto para as empresas privadas. Precisamos estatizar o sistema. Hoje há uma crise na saúde. As pessoas estão perdendo a vida por falta de orientação. As equipes de Saúde na Família não funcionam. Tem que ter o médico perto para atender a comunidade, além de fazer com que o SUS funcione. O terceiro hospital de emergência é importante, mas deveria ser localizado na área Itaqui-Bacanga”, finalizou.


Entrevistas

Nesta quarta-feira (15), encerrando a série de entrevistas com os candidatos à prefeitura de São Luís, o entrevistado será o atual prefeito e candidato à reeleição, João Castelo.

3 comentários para "Entrevista de Marcos Silva"


  1. marcio

    PARABÉNS MARCOS SILVA. O MELHOR ATÉ AGORA.
    O CARA É TRABALHADOR NÃO É IGUAL ESSE BANDO DE SAFADO QUE ESTÃO A VÁRIOS ANOS SENDO POLÍTICOS PROFISSIONAIS(VIVENDO DA POLÍTICA). SOU TRABALHADOR E VOU VOTAR NUM TRABALHADOR IGUAL A MIM. POR ISSO QUE NOSSA CIDADE TA ASSIM, TÁ NA HORA DE UMA NOVA PESSOA COM UMA POLÍTICA DIFERENTE

    Esse Gilberto Ferreira vive em qual planeta?? Washigton é candidato de qual grupo político, hein?? Deixa de se fazer de burro.

  2. Ze Augusto

    Esse cara é um pobre coitado e doente, sempre com o mesmo discurso que nada tem a acressentar.

  3. Gilberto Ferreira

    Tenho pena desse coitado!!!Na entrevista na Mirante AM esse rapaz atacou a familia Saney,sendo que não tem nem um Sarney disputando a prefeitura e a prefeitura faz muito tempo o Sarney como ele fala nâo tem um representante na Prefeitura de São Luis!!Pena desse cidadão que falou que quer cobrar conta de água para os condomínios que possuem poços.

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS
%d blogueiros gostam disto: