Liceu Ribamarense é o Nª 1

5comentários

O Liceu Ribamarense foi a escola maranhense que alcançou o melhor desempenho entre 2009 e 2011, segundo dados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). De acordo com o índice que foi divulgado nesta terça-feira (14) pelo Ministério da Educação (MEC), a escola obteve uma avaliação de 6,3 pontos, 2,5 acima da nota estabelecida pelo MEC.

Os números da escola ribamarense dizem respeito à avaliação feita entre os alunos da 8ª série do Ensino Fundamental. A unidade foi a primeira no Estado a adotar a metodologia de ensino em tempo integral. A nota foi alcançada no cálculo feito entre a taxa de aprovação [0,99] e os resultados obtidos na Prova Brasil [6,39].

O bom desempenho colocou a unidade de ensino na 48ª colocação, segundo o MEC, entre as escolas de todo o país que adotaram o índice.

O Liceu Ribamarense I foi construído com recursos próprios da prefeitura de São José de Ribamar e inaugurado em 2008, na administração de Luís Fernando Silva. O Liceu Ribamarense II, também construído com recursos próprios entrou em funcionamento no ano passado, na administração de Gil Cutrim. As duas primeiras unidades do Liceu Ribamarense constituem a 1ª Rde de Ensino Integral em São José de Ribamar e em todo o Estado do Maranhão.

A prefeitura de São José de Ribamar já adquiriu o terreno para a construção do Liceu Ribamarense III. A nova unidade será construída com recursos próprios, na Região das Vilas, em São José de Ribamar

Além da nota dada ao Liceu Ribamarense, a cidade colheu outros bons resultados. Entre as 30 cidades maranhenses com melhores notas, aparecem mais duas escolas do município: o Liceu Ribamarense II e a Escola Municipal São José de Ribamar, que alcançaram notas de 4,6, aparecendo na 27ª e 28ª colocação no ranking estadual, respectivamente.

Outras 353 escolas entre as redes estadual e municipais de ensino também obtiveram índices iguais ou acima da nota-parâmetro tomada pelo MEC, que ficaram em 3,8 para as escolas municipais e em 3,9, para as estaduais.

Piores notas

Ao todo, no Maranhão foram avaliadas 1.487 escolas públicas das redes municipal e estadual. A grande maioria obteve rendimento abaixo do estabelecido pelo MEC. A pior delas foi o Centro de Ensino Newton Neves, localizada no município de Timbiras, na região leste maranhense. Ela recebeu nota 1,5, bem piores do que o desempenho apresentado nas avaliações anteriores de 2005, 2007 e 2009 do Ideb, quando recebeu respectivamente 3,2; 2,7 e 3,1 pontos.

Outras duas escolas também tiveram a mesma nota 1,5: as escolas municipais São José de Ribamar, em Aldeias Altas e a Unidade Integrada Antônio Joaquim dos Remédios, em Junco do Maranhão.

Leia mais

Liceu Ribamarense alcança melhor avaliação do Ideb 2011 no Maranhão

Ideb de escolas maranhenses continua abaixo da meta do MEC

5 comentários para "Liceu Ribamarense é o Nª 1"


  1. Adriano Teles

    Luis Fernando e Gil Cutrim se orgulham, e junto com eles toda a população de São José de Ribamar, é disso que nós precisamos de prefeito que se comprometa com o futuro da Cidade.

  2. Prazeres

    Exemplo de compromisso com o povo. E o povo ribamarense elogia tal administração. Parabéns Luis Fernando e Gil Cutrim

  3. Ribamar

    E ainda tem gente que critica a atual administração de São José de Ribamar. Pelo o amor de Deus. Esse sim mostra o trabalho e a competencia que devem ser mostrados

  4. Analice

    Exemplo de que quando se quer é possível fazer educação pública de qualidade. Parabéns povo ribamarense. Parabéns Luis Fernando e Gil CUtrim

  5. Ribamarense

    Este é um belo exemplo de que é possível aplicar corretamente os recursos públicos e colher os frutos como acontece mais uma vez em São José de Ribamar.

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS
%d blogueiros gostam disto: