Sema na Semana de Ciência e Tecnologia

0comentário

“Economia verde, sustentabilidade e erradicação da pobreza” é o tema da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2012 que está sendo realizada de 15 a 20 de outubro, das 9h as 20h, na área externa do São Luís Shopping (Av. Prof. Carlos Cunha, 1000, Jaracati).

Em consonância com o tema do evento, inspirado nas discussões da Rio +20,  a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais (Sema) montou um estande com diversos elementos reciclados. Entre eles: uma estante feita com caixotes de frutas, suportes para arranjos de plantas, pneus usados que foram transformados em alegres suportes para arranjos florais e vasinhos de plantas com embalagens (longa vida) de suco e leite.

A ornamentação do estande teve um charme a mais: foi toda natural. Foram usados galhos de buriti e arranjos feitos com helicônias, a partir de uma parceria entre Sema e Quixaba Plantas. As helicônias são plantas pertencentes à família Heliconiaceae, gênero Heliconia. Possuem origem neotropical e aparecem, naturalmente, em clareiras, bordas de florestas e matas ciliares, na América Central e América do Sul. No Maranhão, principalmente, em São Luís, essa espécie de planta já é cultivada para ser usada como flor de corte. O que evita que ela seja colhida do ambiente nativo degradando a natureza.

No stand da Sema os visitantes também recebem informações sobre ações e projetos importantes desenvolvidos pelo órgão ambiental estadual nas áreas de Educação Ambiental e Recursos Hídricos, como por exemplo, a importância da criação dos Comitês de Bacias Hidrográficas, entre outros. Ainda podem conferir dicas de “Limpeza Verde”, aquela na qual são utilizados produtos como limão, vinagre e bicabornato de sódio. No stand também é possível ver alguns exemplares do biocopo (produzido à base de milho e 100% biodegradável) trazidos da Rio +20.

Sem comentário para "Sema na Semana de Ciência e Tecnologia"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS
%d blogueiros gostam disto: