Coisas que complicam o trânsito em São Luís

8comentários

transito

Existem situações no trânsito de São Luís que a Secretaria de Trânsito e Transportes precisa estudar melhor os seus resultados. São intervenções da SMTT com a colocação de cones e agentes de trânsito em determinados locais considerados “críticos”. Será que de fato as intervenções ajudam a melhorar o trânsito? Ou será que elas só atrapalham?

De segunda a sexta-feira, por exemplo, entre 7h e 9h da manhã, agentes de trânsito fecham o retorno do Marcus Center. Os motoristas que vão levar as crianças à escola ou quem vai ao Uniceuma e precisa ir ao São Francisco ou Ponta D’Areia tem que andar bastante. O primeiro retorno fica no Elevado do Trabalhador. A outra opção é pegar o caminho do Jaracati.

O problema que o motorista enfrenta é que, ao fazer o retorno no Elevado do Trabalhador para retomar o caminho do São Francisco vai enfrentar grande fluxo de veículos no finalzinho da Jerônimo de Albuquerque e início da Colares Moreira.

Isto ocorre também porque no mesmo horário, agentes da SMTT fecham o retorno do Quartel em duas vias. Quem vem pela avenida dos Holandeses em direção às escolas precisa seguir pela Carlos Cunha até alcançar a Jerônimo de Albuquerque.

transito2
Para piorar a situação que circula pela Ponta D’Areia e quer seguir pela avenida dos Holandeses fica impedido na rotatória do Quartel com a colocação de cones. Precisa seguir na Carlos Cunha, fazer o retorno para retomar a avenida. Uma ginástica, perda de tempo e de combustível para o motorista.

Se o destino do motorista é a Ponta D’Areia, a alternativa é pegar a Via Expressa e em seguida cruzar a avenida Carlos Cunha quando, se não houvesse a intervenção da SMTT seguriam normalmente na avenida ao lado do Quartel da PM.

Os motoristas que circulam no local sabem que não existe congestionamento ou trânsito louco. É fato que o volume de veículos aumenta sim entre 6h50 e 7h15, mas a intervenção só serve para aumentar o percusso, irritar quem está no volante e aumentar o gasto com combustível. No máximo por volta de 7h30 o trânsito volta à normalidade, mas a intervenção segue até 9h.

Se o argumento utilizado para a intervenção é o fluxo de veículos em função das escolas pergunto à SMTT: o que acontece por volta de meio-dia? Não há cones e muito menos agentes de trânsito e o volume de veículos é ainda maior, senão vejamos. Entre 12h e 12h30, estão circulando os motoristas que foram levar os filhos à escola pela manhã e aqueles que estudam à tarde. Além disso, é grande a movimentação de quem vai e vem para o trabalho. Sem falar no funcionamento dos shoppings desde às 10h. A situação se repete à noite, a partir de 18h e também não há necessidade de tal intervenção.

transito1
Outro detalhe importante: os agentes de trânsito não fazem nada durante este período apenas colocam os cones no local e ficam batendo um papinho dentro da viatura ou não. Enquanto isto, esta viatura que poderia estar resolvendo outras situações em nosso complicado trânsito fica parada. e como motorista que circula pelo local em todos este horários reafirmo que o problema está basicamente na intervenção que considero completamente desnecessária.

E finalmente lembrar que a intervenção vem desde à época do ex-prefeito João Castelo. Agora, mesmo com pouco mais de um mês, a nova administração agora com o prefeito Edivaldo Holanda Júnior já teve tempo suficiente para começar a corrigir o que está errado.

São coisas como essas, além do excesso de semáforos e retornos mal localizados que complicam o nosso trânsito.

Seria muito interessante que a secretária Miriam Aguiar fizesse todo esse percusso bem cedinho.

Fica a sugestão e o espaço para a SMTT para qualquer esclarecimento que achar necessário. O nosso único objetivo é contribuir com a melhoria do nosso trânsito caótico.

Fotos: Zeca Soares

8 comentários para "Coisas que complicam o trânsito em São Luís"


  1. jersica

    Quantos agentes de trânsito tem na cidade de São Luís do Maranhão???

  2. LEONCIO LIMA

    Caro Zeca, boa tarde!
    decisões devem ser tratadas com fatos e dados. É necessário realizar medições e observar MUITO BEM o local que iremos realizar a mudança. Temos no mercado, uma ferramenta excepcional, chamada de SIMULAÇÃO EM MODELO MATEMÁTICO. Infelizmente essas ações básicas não foram tomadas; ou por desconhecimento ou por incompetência. Nosssa cidade precisa de decisões técnicas e muitos bem fundamentadas; principalmente em relação ao trânsito. Espero que a nova direção da SMTT tenha humildade para tomar ações estratégicas e operacionais, utilizando bem as ferramentas de decisão e ouvindo mais a comunidade.
    Parabéns pelo artigo.

  3. Gojoba

    Porque voce nao fala da obra de avenida litorãnea que leva nada a lugar nenhum sendo que a mesma nao foi nem acabada e so desviou um fluxo de carros para um bairro residencial de um lado para outro nao indo até a rua são geraldo no olho dágua

  4. Mauro

    Sugiro a você Zeca Soares que faça um levantamento de outras áreas ondem ocorrem essas intervenções que não servem para nada. Você estará fazendo um grande serviços para os motoristas e SMTT que não vê nada disso.

    • Zeca Soares

      Vamos fazer sim, Mauro. espero contar com a ajuda de vocês internautas que poderão enviar as fotos.

  5. Vanessa

    Realmente é completamente desnecessária a colocação desses cones que só servem para atrapalhar a nossa vida e aumentar o percusso para que se possa chegar ao serviço quem fez isso não deve andar pelo local e não conhece absolutamente nada de trânsito.

  6. Arilene C. M. Rego

    Muito apropriada sua observação. Aproveito para complementar que: também na ponte do Caratatíua no sentido alemanha Ipase, Cohama etc…os agentes também colocan seus cones sobre a ponte e pra quem quer chegar em casa tanto no horário de 12h quanto no do fim do dia 18h ficando somente uma via de acesso, tornando inssuportável o engarrafamento na rotatória sob o elevado Alcione Nazaré, assim como, na rotatória de acesso ao campus bacanga, eles usam os cones tornando somente uma via para quem entra ou sai daquele setor. É necessário rever e modificar; melhor seria, se eles ao invés de ficarem no bate papo, controlassem pessoalmente o tráfego dos veículos, excluindo naturalmente os mauditos cones… mas, será que eles estão capacitados para tanto? tenho minhas dúvidas…

  7. Olívia Sampaio

    É verdade Zeca, os agentes de trânsito são um terror quando tentam organizar o fluxo de veículos em qualquer lugar desse país, infelizmente.

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS
%d blogueiros gostam disto: