Academia da Lagoa é flagrada com “gato” na Cemar

4comentários

G1 Maranhão

Um homem foi preso em flagrante quando adulterava um medidor de energia elétrica de uma academia localizada na Lagoa da Jansen, em São Luís. Segundo a polícia, a fraude, conhecida popularmente como “gato”, estava sendo realizada há vários meses.

O suspeito é funcionário de uma empresa terceirizada que presta serviço para a Cemar. A informação de que o medidor de energia da academia de ginástica estava alterado chegou até a polícia por intermédio da própria Cemar, que estranhou a redução da conta de energia de R$ 6 mil para R$ 2 mil.

A polícia descobriu que a fraude era feita direto no medidor dias antes da leitura dos quilowatts-hora consumidos. Com essa informação, os policiais fizeram campana perto da academia até prender o eletricista em flagrante. O homem, de 27 anos, foi preso no momento em que quebrava o lacre do medidor de energia para fazer a alteração.

Na casa dele a polícia encontrou mais de 20 medidores digitais e eletromecânicos, selos, lacres da Cemar e até um alicate usado para prensar a logomarca da Companhia de Energia em lacre de metal. A polícia tem como saber a origem de cada medidor e os locais vão ser investigados.

“Principalmente nos medidores digitais, o software guarda na memória a identificação de onde ele saiu, onde foi fabricado, para onde passou e qual o imóvel ele foi instalado”, afirmou o delegado Paulo Roberto Carvalho.

De acordo com a polícia, o advogado do dono da academia prometeu apresentar o cliente na segunda-feira (25). Ele e o eletricista preso vão responder pelo crime de furto de energia.

“O homem preso cometeu o crime de fraude, estelionato e também de receptação, porque para ele executar as fraudes ele precisa ter acesso a esses materiais, que estão sendo subtraídos de dentro dos almoxarifados. Não sei se a investigação vai apontar outros envolvidos ou se a quadrilha é bem maior do que se pensa”, disse o delegado.

No furto de energia, o Estado também é lesado porque o consumidor ao deixar de pagar a energia consumida deixa de pagar também o ICMS.

4 comentários para "Academia da Lagoa é flagrada com “gato” na Cemar"


  1. Jana

    E quando a CEMAR aumenta o consumo sem explicação, quem vai preso?
    Pelo o que já vi, você até consegue ser ressarcido do Valor, depois de muita idas e vindas na CEMAR e numeros de protocolos para levar ao Procon.
    Na minha residencia, no mês de Janeiro chegou 02 (duas) contas dentro de 03 (três) dias. A ultima conta veio com menos Kilowatts que a primeira. E quando formos até a CEMAR, foi constatado que a primeira conta não existia.
    O que mais me intriga nessa historia da academia, é que policiais ficaram de olho no medidor pra ver quem cometia o erro, enquanto muitos bairros de São Luis estão a vulsos, a mercê de assaltantes, sem o cidadão poder trafegar com segurança.
    Quem deveria ficar de olho, não seria a CEMAR(funcionários)

  2. Gusmão

    Zeca,

    Todos sabemos que a CEMAR é, dentre as concessionárias de energia do país, uma das que cobra mais alto a energia neste país.

    COMENTÁRIO MODERADO

  3. charlene

    Que vergonha!
    PArece que o dono da academia é o marido de uma promotora da capital.

  4. Macabeu

    Nos bairros de classe média alta, é o que mais tem, é “gato”, só que, a Cemar não se dá ao trabalho de pesquisar, acha que só ‘o pobre do lascado’ é que faz, e se engana. Os pobres são mais honesto do que os rico…, pode anotar!.

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS
%d blogueiros gostam disto: