Dia 31 de maio, Dia Mundial SemTabaco

0comentário

O link abaixo nos leva a página do INCA, que trata da data de hoje onde se comemora, desde 1987 o Dia Mundial sem Tabaco. A data foi criada pela OMS com o intuito de prevenir os danos a saúde provocado pelo consumo de tabaco. Particularmente, considero uma das datas mais significativas para a saúde individual pública, pois como se sabe, o cigarro responde por 50% das doenças humanas evitáveis, isto é, se nós seres humanos nos livrássemos do fumo deixaríamos de morrer de 50% das doenças que nos matam. Só no Brasil morrem 200 mil pessoas por ano por causa do tabagismo.

O tabagismo é uma das mais graves dependências químicas e, contrariamente ao que muita gente pensa deixar de fumar não é uma tarefa simples. Exige esforço, determinação, disposição psíquica e acima de tudo motivação. A dependência tabágica, em nosso país responde por 9% dos usuários de tabaco daaí porque estima-se que haja neste país próximo de 20 milhões de pessoas dependentes(viciadas) em tabaco em suas diferentes formas de uso. Graças a evolução dos conhecimentos desta matéria, chegamos a patamares de recuperação muito grande. O surgimento de modernos farmacos antitabágicos, modernas técnicas de abordagem do tabagista, as psicoterapias cognitivo-comportamentais, (por sinal uma das técnicas mais recomendadas na recuperação destes paciente), as grande ações do governos especialmente desenvolvidas pelo INCA, todas estas medidas justapostas fizeram com que houvesse mudanças acentuadas no cenário de recuperação e tratamento do tabagismo no Brasil.

Este país dispõe de um dos mais importantes programas de combate ao tabagismo do mundo e o melhor da América Latina. Portanto, é hora dos fumantes se tocarem e tomarem medidas mais ostensivas sobre sua doença e procurem tratamentos sobre este grande mal que assola a humanidade. A Secretaria de Saúde do Estado atravésda da Coodenação do Programa de Tabagismo, muito bem conduzido pela minha amiga Tereza Carvalho, oferece, através dos consultórios de tabagismo, que já existem em nossa cidade, assistência integral a quem deseja parar de fumar. Portanto, procurem este apoio só você ganha. Vá em frente e VIVA este 31 DE MAIO, e MUITOS OUTROS COM MUITA SAÚDE. PARABÉNS A ESTA DATA E ABAIXO O TABAGISMO

http://www2.inca.gov.br/wps/wcm/connect/dia_mundial_sem_tabaco/site/2012
www2.inca.gov.br

Sem comentário para "Dia 31 de maio, Dia Mundial SemTabaco"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS