Comedor, bebedor, jogador e sexo compulsivos

0comentário

Um dos mais graves problemas psiquiátricos e comportamentais que se verifica na clínica é quando alguém apresenta graus variados de dificuldade em controlar um desejo, um impulso ou mesmo uma atitude quando o mesmo se insurge na sua consciência. É o que se verifica com os dependentes de drogas que se tornam escravos dessas substâncias e não conseguem controlar seu uso.  

Devido o grande interesse científico que sempre houve sobre o tema das compulsões, em 1992 a OMS inclui uma nova categoria de transtornos onde a compulsão é um elemento chave do diagnóstico e designou-a transtornos dos hábitos e dos impulsos e, quando isto ocorre no âmbito alimentar, denominam-se Transtornos Alimentares.

Em ambas as categorias o ponto central nas queixas dos pacientes é o fracasso em resistir a um impulso ou tentação de realizar um ato perigoso para a si ou para outros. Além do mais, referem ainda uma tensão exagerada e crescente ou uma excitação muito grande antes de cometerem o ato que, após cometê-lo, pode ou não haver arrependimento, auto-recriminação ou culpa.

Na categoria dos Transtornos Alimentares estão inclusos: Anorexia Nervosa (AN), Bulimia Nervosa (BN) e Transtorno da Compulsão Alimentar Periódica (TCAP). Na categoria dos transtornos dos hábitos e dos impulsos, temos: Transtorno Explosivo Intermitente (em geral designadas de pavio-curto) que não resistem aos impulsos agressivos. A Cleptomania (roubo compulsivo) impulso de roubar objetos desnecessários para o uso pessoal ou em termos de valor monetário. A Piromania, comportamento incendiário por prazer e, por último, a Tricotilomania ato de arrancar de forma recorrente os próprios cabelos por prazer, acarretando uma perda perceptível em diferentes locais do couro cabeludo.

A bulimia se caracteriza por um impulso irresistível de comer excessivamente; evitação dos efeitos “de engordar” da comida pela indução de vômitos e/ou abuso de purgativos; e medo mórbido de engordar.

O Jogo Patológico é um comportamento mal-adaptativo, recorrente e persistente, relacionado a jogos de azar e apostas. A Organização Mundial da Saúde (OMS) o reconheceu como doença partir de 1992 e o definiu pela incapacidade da pessoa em controlar o hábito de jogar, a despeito de todos inconvenientes que isso possa provocar como problemas financeiros, familiares, profissionais, etc.

O Transtorno do Comer Compulsivo ou Trans. Compulsivo Alimentar (TCA) muito parecido à bulimia, só se diferi da mesma pelo fato dos pacientes não praticar o vômito após se alimentar ou tomar laxantes a pretexto de não engordar. O TCA é um problema mais comum em mulheres, com prevalência de 1,8 a 2% da população e, freqüentemente está associado a outros transtornos psiquiátricos principalmente à depressão e a transtornos de ansiedade.

Por último, no sexo compulsivo a área afetada é o impulso sexual levando-o a praticá-lo com muita freqüência e de forma voraz. Apresentam ainda pensamentos obsessivos por sexo ao ponto de não poderem pensar sobre outras coisas e tudo gira em torno de sexo. São inúmeros os problema que isto acarreta, tanto para o paciente quanto para o (a) outro(a).

O paradoxo de todas estas patologias é que ocorrem em pessoas lúcidas, que têm plena consciência do problema e são incapazes, por si mesma, de mudar o padrão deste comportamento.  O tratamento é favorável especialmente quando não há co-morbidade com outros transtornos psiquiátricos. Para o tratamento utiliza-se medicamentos         anti-compulsivos como os antidepressivos e a psicoterapia cognitivo-comportamental – TCC, que são as abordagens mais indicadas.

Sem comentário para "Comedor, bebedor, jogador e sexo compulsivos"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS