Sobre as compulsões

0comentário

Frequentemente se houve falar em compulsão e, nos últimos anos mais ainda, e isso é atribuído aos avanços que vem ocorrendo no tratamento e nos conhecimentos da fisiopatologia desses comportamentos, bem como os avanços sobre as bases genética das causas das compulsões.

               A propósito, você sabe o que é compulsão? É um comportamento que se repete continuamente visando proporcionar determinado alívio ou conforto emocional frente à sensação de ansiedade ou angústia. Esse comportamento compulsivo do ponto de vista psicopatológico e clínico são reações comportamentais considerados “mal adaptativos” porque a sensação de conforto ou alívio é passageira e após o ato (compulsão) temos uma sensação negativa, muitas vezes de “culpa” por não termos resistido à vontade de fazê-lo. Mesmo assim o sentimento de alívio ou gratificação, continua mais forte, levando as pessoas a repeti-los.

                Ocorre mais ou menos da seguinte forma: estou ansioso por algum motivo, essa ansiedade passa a me incomodar, a me tornar inquieta, tensa, em expectativa. Passo a mexer com as mãos e adotar outros gestos ficando em um pé e outro, para aliviar essa tensão. Resolvo ir à loja e decido comprar um objeto que tenho desejo. Passo a usar o que comprei recente, todo animado e até “esqueço” aquela sensação negativa que me fez ir às compras, mas passado esse primeiro momento eu começo a me sentir culpado pelo fato de ter comprado algo saem necessidade e vai comprometer meu orçamento, etc., etc.

                 Essa sensação vai me deixar ansioso, angustiado e inquieto. Já não dou muita bola para o que comprei por isso parto e vou novamente às compras e provavelmente voltarei para casa com algo novo, e recomeço o círculo: culpa, ansiedade, compras, prazer, culpa, ansiedade, compras…

                    Esse é mais ou menos um ciclo de acontecimentos que se observa no fenômeno das compulsões. No caso acima, em particular, me referir aos compradores compulsivos.

                  Sobre as causas dos comportamentos compulsivos, diversos fatores colaboram: predisposição genética, influência familiares, problemas psicológicos e comportamentais, doenças mentais etc.), em todos os casos é de fato de um comportamento mal adaptado de enfrentamento de sentimentos negativos (tensão, angústia, ansiedade, etc.) que frequentemente provoca inúmeros problemas familiares, econômicos, sociais, laborativas, psicológicos, podendo inclusive ocasionar doenças ás vezes graves, como no caso de Transtornos Obsessivos Compulsivos – TOC, Bulimia, Comedor e Bebedor Compulsivo  e muitos outros transtornos que tem como base a ansiedade disfuncional.

               Esse comportamento pode evoluir levando as pessoas a perderem inteiramente o controle dos seus atos, a ponto de tomar a vida delas um transtorno, como é o caso do TOC. Em casos mais graves tornam-se dependente desses rituais repetitivos, comprometendo sua capacidade de levar uma vida “normal”. Uma pessoa que lava as mãos várias vezes por dia compulsivamente, pode adquirir outras “manias” tornando a vida um problema. Tipos de compulsões:

Jogadores compulsivos – Esses enfermos podem ter sérios problemas familiares, econômicos e profissionais, uma vez que toda sua atenção está voltada compulsivamente para o jogo: jogadas futuras, quanto irá ganhar, onde conseguir dinheiro para jogar, e assim por diante. Mais recentemente temos os viciados em jogos eletrônicos que já se constitui pela moderna nomenclatura médica uma doença mental grave.

Atletas compulsivo – Atletas de esportes radicais com práticas intensas nesses esportes desenvolvem um padrão de atividade tão intenso que subordinam muitas outras atividades em suas vidas por essas práticas. Se tornam “dependentes de adrenalina” e em perigos impostos por esses esportes. Podem sentirem-se tão relaxados com tais atividades e exercícios físicos ao ponto das mesmas se transformarem em obsessão, passando a prejudicar o desempenho em outras atividades e na saúde em geral.

Sexo compulsivo: insaciáveis, incontroláveis onde seus atos e pensamentos só giram em torno dessas atividades e fazem de tudo para se satisfazerem.

Comprador compulsivo – a pessoa precisa comprar para sentir-se bem, mesmo que depois se arrependa. É o caso que me referir acima. Gastam muito, mas sem necessidades reais quanto ao que está comprando.

Trabalhador compulsivo – o objetivo principal seria obter sucesso profissional, status, manter-se no trabalho. O trabalho pode ocupar a mente e o lugar de sentimentos e relacionamentos, com os quais talvez o trabalhador compulsivo não consiga lidar. Sente-se seguro e obtém gratificação através do trabalho, então continua trabalhando cada vez mais, deixando de lado a vida social e o convívio com a família. Esses, são também conhecidos pela designação Workaholic, uma gíria em inglês que significa viciado em trabalho.

              Se não tratada, essas compulsões deixam graves sequelas na vida das pessoas, isolando suas vítimas do convívio social passando a viver num círculo vicioso e isolado, totalmente dependentes de suas compulsões. O tratamento recomendado é através de medicamentos anticompulsivos, fármacos extremamente efetivos quando utilizados de forma adequada e nesses últimos 15 anos houve um crescimento fabuloso desses medicamentos usados na clínica psiquiátrica. A outra abordagem é a psicoterapia cognitivo – comportamental, técnica bastante utilizada atualmente com excelentes resultados terapêuticos a esses enfermos compulsivos.

Comedor e bebedores compulsivos: anorexia, bulimia e o alcoolismo são comportamentos compulsivos relacionados à comida e a bebidas, onde as vítimas são pessoas excessivamente preocupadas com seu o corpo ou com sua “imagem” frente aos outros e já se fala em “epidemia” quando se trata desse assunto, pois é muito grande é o número de pessoas que têm esse tipo de comportamento.

Sem comentário para "Sobre as compulsões"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS