Brasil em alta

0comentário

larry

Recomendável a leitura de “Brasil em alta – A história de um país transformado”, do jornalista americano Larry Rohter”, (Geração Editorial). Analista sensível do país e das suas dinâmicas, Rohter faz um apanhado da história local com seus altos e baixos desde os tempos coloniais e mostra como uma nação endividada e fulminada pela inflação veio a se transformar num tempo relativamente curto numa força mundial.

Embora já atuasse no país há bastante tempo, Larry Rohter ficou conhecido dos brasileiros quando no dia 9 de maio de 2004 o jornal para o qual trabalhava, o New York Times, publicou matéria de sua autoria intitulada Gosto do dirigente brasileiro pela bebida tornou-se preocupação nacional. O dirigente, obviamente, era Luís Inácio Lula da Silva e muita gente deve se lembrar das repercussões imediatas causadas pela reportagem e do seu desfecho mais dramático. Lançando mão de uma lei dos tempos da ditadura, o governo cometeu talvez seu maior equívoco no que diz respeito à sua relação conturbada com a imprensa: surpreendeu pedindo a expulsão do repórter, o que levou até mesmo gente que achava que Rohter tinha ido longe demais, a condenar a atitude do Palácio do Planalto, tão claramente calcada no instituto da censura.

A fim de evitar mais desgastes o Planalto recuou e o correspondente continuou sediado por aqui. Agora, em Brasil em Alta, Larry Rohter louva a pujança criativa dos brasileiros, sobretudo no que diz respeito às artes e ao futebol, chama a atenção para o gigantismo industrial do país e coloca o Brasil na condição de superpotência agrícola. Mas, vale ressaltar, o texto não é só elogios: no mesmo tom que usou para traçar o perfil de um presidente perigosamente enamorado do álcool, o autor deplora o caráter de um país onde é comum amizades falarem mais alto que a competência, onde a riqueza coexiste com a miséria absoluta e onde a burocracia e a corrupção deixam loucos quem tenta fazer negócios no país, no que se convencionou chamar Custo Brasil. Desafios, aliás, que precisam ser superados caso o Brasil queira realmente se transformar na nação do futuro.

Sem comentário para "Brasil em alta"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS