Ferreira Gullar e João do Vale: ex quase jogadores de futebol

2comentários

joao capa

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Em sua última crônica na Folha de São Paulo o poeta Ferreira Gullar faz uma revelação: quando era garoto sonhava em ser jogador de futebol, tendo chegado a vestir a camisa do Sampaio Corrêa. Pra sorte da literatura, a carreira foi interrompida precocemente depois do candidato a atleta levar uma queda que deixou seu traseiro doendo por dias.

Mas essa não é a única história de artista maranhense que em algum momento da vida colocou o futebol como primeiro plano. Outro exemplo é do compositor João do Vale, que tentou a carreira quando já tinha ido embora para o Rio de Janeiro, depois de fugir de casa ainda menor de idade. Como tantas outras histórias de João, essa não poderia deixar de ser engraçada.

Aconteceu quando o autor de Carcará, sabendo que o amigo Chico Anísyo era chegado de Elba de Pádua Lima, o Tim, técnico do Bangu, (time com tradição em revelar talentos e que tinha entre seus craques o famoso Zizinho), pediu encarecidamente ao humorista que intercedesse a seu favor para entrar na equipe. “Já joguei na seleção maranhense, Chico, fala com o homem”, insistiu João do Vale, e Chico Anísio fez o que lhe era pedido.

Passado algum tempo, o técnico encontra Chico e desta vez é ele quem pede ao humorista, até pelo amor de Deus, para falar com o João a fim de convencê-lo a desistir da empreitada. Ruim de bola mas querido por todos, ninguém tinha coragem de falar a verdade para o compositor, que continuava treinando com o grupo na maior boa fé.

De qualquer maneira, e para sorte da MPB, Chico Anysio acabou falando com João do jeito certo para não ferir seus brios. E João do Vale, entendendo o recado, abandonou o futebol, mas fazendo-o bem ao seu estilo. Longe de admitir ser um perna-de-pau, justificou sua saída dizendo que a carreira não era pra ele porque era muito farrista, e farra e futebol não combinam. E também porque não dava para disputar vaga com o insubstituível Zizinho, que era craque além da conta.

Assim o Brasil perdeu um jogador, e a música brasileira não viu perder-se um dos seus maiores mestres.

 (Essa e outras histórias no livro O jovem João do Vale (Editora Nova Alexandria).

 

 

2 comentários para "Ferreira Gullar e João do Vale: ex quase jogadores de futebol"


  1. Wesley Fran

    Que legal, gostei muito dessas observações sobres esses dois gigantes maranhenses. Quero esse livro!!!
    ‘O jovem João do Vale’

  2. Francisco Batalha de Carvalho.

    Muito legal essas Historias de nossos contemporâneo, você alem de um grande Escritor, nos presenteando boas historias, com esse seu lado de pesquisador.

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS