Seria uma ameaça?

11comentários

A reportagem exibida na edição de ontem, em O Imparcial põe mais lenha na fogueira no relacionamento entre os clubes e a Federação Maranhense de Futebol. Em tom de ameaça, o diretor técnico da FMF mandou um recado a quem pediu a sua cabeça ao presidente Alberto Ferreira.

Leia a reportagem do jornalista Lenno Edroaldo (25 de janeiro)

Meio que afastado nos últimos dias após grande parte dos clubes exigirem formalmente seu afastamento, o diretor-técnico da Federação Maranhense de Futebol (FMF), José Alberto de Moraes Rego, reagiu e de certa forma mandou um recado para os insatisfeitos. “Em minha função cobro a legalidade. Não posso compactuar com irregularidades que agora prefiro não dizer quais são. Somente na hora e no momento em que for necessário”, afirmou.

A declaração do dirigente é no mínimo curiosa, pois o motivo para que os clubes exijam sua saída da FMF seria um hipotético favorecimento ao Iape na hora da composição de tabelas do Estadual e Copa União, realizadas ano passado. “Isso é desculpa e falta de competência de quem fala isso. Como é que eu vou favorecer um clube que nem campeão foi do Maranhense?”, indagou. “Eles [clubes que assinaram documento entregue ao presidente da FMF, Alberto Ferreira] têm que dizer o motivo porque estão fazendo isso, porque até agora não está claro”, argumentou.

Apesar de acuado, Geografia, como ele também é conhecido, disse estar totalmente seguro sobre sua continuidade à frente da direção-técnica. “O cargo pertence à presidência da Federação e não aos clubes. Eu fui convidado para assumir o cargo e na hora que ele precisar eu saio, mas até agora tenho recebido apoio”.

Mas a parte mais séria das declarações dizem respeito a eventuais ilegalidades cometidas por aqueles que agora pedem sua saída. “Tem clube que não quer pagar arbitragem, tem outro que não quer apresentar borderô de seus jogos, tem uns que não querem colocar ambulâncias nos locais das partidas, outros que querem fazer jogos no interior com estádio que tem iluminação deficitária. E como na minha função tenho que cobrar isso, agora eles querem fazer esse tipo de retaliação”, disse. No entanto, o dirigente afirmou que denúncias mais sérias podem acontecer. “Não posso falar por enquanto, mas é uma série de irregularidades. Isso prefiro só falar na hora e se for necessário. O que não posso é concordar com elas”, completou.

Apesar da insistência da reportagem para que adiantasse algumas das mais graves irregularidades que são praticadas pelos clubes, Geografia preferiu guardá-las para divulgação na hora necessária. Por enquanto, apesar dos protestos, os clubes vão que “engolir” o diretor de futebol da FMF, cujo presidente, Alberto Ferreira, já disse que ele não sai.

Leia a reportagem do jornalista Lenno Edroaldo (26 de janeiro)

As declarações do diretor-técnico da Federação Maranhense de Futebol (FMF), José Alberto de Moraes Rego, de que alguns clubes locais cometem eventuais ilegalidades devem tomar uma repercussão ainda maior. Um inquérito no Tribunal de Justiça Desportiva do Maranhão (TJD-MA) pode ser instaurado nos próximos dias para apurar as afirmações do dirigente.

Um torcedor ligou ontem para o presidente do TJD-MA, Antônio Américo, afirmando que fará, nas próximas horas, uma denúncia junto à procuradoria da entidade, solicitando a apuração do caso. “O Tribunal em si não poderia fazer isso de ofício, apenas quando for provocado. Mas esse torcedor, que se identificou apenas por Jorge, disse que vai ao Tribunal formalizar uma denúncia. Se isto acontecer mesmo, será apurada”, afirmou Américo.

O presidente também disse que deve reforçar o pedido do torcedor junto à procuradoria do Tribunal. “A procuradoria tem obrigação de fazer isso, até porque o torcedor é uma peça importante do esporte.”

Na edição de ontem Geografia disse a O IMPARCIAL que alguns clubes, eventualmente cometem algumas irregularidades e que por isso não poderiam exigir sua saída da FMF. “Tem clube que não quer pagar arbitragem, tem outro que não quer apresentar borderô de seus jogos, tem uns que não querem colocar ambulâncias nos locais das partidas, outros que querem fazer jogos no interior com estádio que tem iluminação deficitária. E como na minha função tenho que cobrar isso, agora eles querem fazer esse tipo de retaliação”, disse.

No entanto, o dirigente afirmou que denúncias mais sérias podem acontecer. Apesar da insistência da reportagem para que adiantasse algumas das mais graves irregularidades que são praticadas pelos clubes, Geografia preferiu guardá-las para divulgação na hora necessária “Não posso falar por enquanto, mas é uma série de irregularidades. Isso prefiro só falar na hora e se for necessário. O que não posso é concordar com elas”, completou.

A ameaça feita ontem por Geografia repercutiu negativamente em meio aos clubes, que nas próximas horas deverão manifestar oficialmente suas posições acerca das declarações, que colocaram ainda mais “lenha na fogueira” da exigência da saída do dirigente do gerenciamento do futebol maranhense.

11 comentários para "Seria uma ameaça?"


  1. valdir rubini

    Olá, dirigente da federação que diz saber de irregularidades e só as revelará se necessário e na hora certa, no mínimo é mentira, tem medo, ou as usará como moeda de barganha.
    A campanha da AMACLUBE deveria ser para que a direção toda da FMF seja afastada e não somente o Geografia.
    PS. por que o IAPE não compareceu à reunião que tomou essa decisão?

  2. JOÃO CARLOS

    POR QUER ELE( geografia ) NÃO APROVEITA E EXPLICA PORQUER MANDOU O PRESIDENTE do iape COLOCAR OS TRÊS JOGADORES QUE VIERAM DE MINAS GERAIS ( JONATAS JOUBERTH E PEDRO JUNIOR ) QUE NÃO ESTAVAM ESCRITO NA COPA UNIÃO PARA JOGAR AS FINAIS DA COPA UNIÃO, ESSA É SÓ UMA DAS MILHARES DE SAFADEZA QUE O BANDO COMETE NO FUTEBOL MARANHENSE.

  3. Motense

    Esse ano não é o iape, mas o sampaio o grande beneficiado com a tabela
    VAI FAZER AS 3 ÚLTIMAS PARTIDAS JA SABENDO DOS RESULTADO QUE PRECISA.
    Enquanto isso, o moto vai ficar praticamente um mes parado, no meio do campeonato
    Tabela rídicula so aki mesmo. NAS ÚLTIMAS RODADAS TEM QUE BOTAR OS TIMES PRA FAZER SUAS PARTIDAS TODOS NA MESMA DATA E NA MESMO HORÁRIO.

    Comente algo sobre isso Zeca, essa tabela é ridicula.

  4. Motense de coração

    Zeca,

    Ele beneficiou claramente o iape na tabela do ano passado..
    Na tabela do campeonato 2011 o SAMPAIO É O GRANDE BENEFICIADO. Pois faz suas ultimas 3 partidas ja sabendo os resultados que precisa. Pq ele nao coloca todos os clubes pra jogar na ultima rodada??
    Enquanto o moto vai ficar praticamente um mês parado no meio do campeonato.
    Por favor zeca, vc como reporter deveria colocar algo no blog sobre a tabela do maranhense desse ano.

  5. Jorge Henrique de Viveiroa Vieira

    Boa Noite, Zeca!

    Vou repetir o que já falei anteriormente aqui no seu blog. A AMACLUB no mínimo deveria interpelar judicialmente o Sr. José Alberto de Moraes Rego, sob pena de ser considerada omissa e de compactuar com todas as irregularidades mencinadas pelo Diretor Técnico da FMF.

    Mas, como a AMACLUB não faz nada, o torcedor fará. Pode aguardar nos próximos dias, com certeza teremos novidades.

    Jorge Viveiros.

  6. FÁBIO Moraes

    O QUE É QUE A PROMOTORA LÍTIA CAVALCANTE ESTÁ ES´PERANDO PARA PEGAR ESSA GENTE? ME RESPONDA PROMOTORA? A SENHORA NÃO É PROMOTORA DO CONSUMIDOR?

  7. Pedro

    ISTO É UMA VERGONHA. ELE É A CARA DO NOSSO FUTEBOL. FORA GEOGRAFIA! FORA ALBERTO!

  8. Lucas

    Isto é uma confissão desse dirigente. Se o Ministério Público e o TJD não fizer nada, meu Deus!!!!

  9. Paulo Dasmaceno

    Engraçado, o Geografia dizer que – como vou beneficiar um time que nem campeão foi – Ora, não foi por incompetência do IAPE, pois a tabela o beneficiou, jogou logo todas as patidas ficando de camarote no final esperando o desespero dos outos clubes jogarem para alcancar o IAPE, só que o tiro saiu pela culatra, o time da dupla infernal Geografia/Pereirinha perdeu a partida para o MAC aí se ferrou.

  10. TORCEDOR ATENTO

    Eu pergunto: Um diretor da FMF que sabe de irrgularidades e permanece no cargo tem dignidade de continuar a exercê-lo? É hora do TJDMA abrir um inquérito para apurar essa afirmação de GEOGRAFIA, pois contamina até a própria Justiça Desportiva se ficar de braços cruzados.Esperamos uma providência enérgica da Justiça Desportiva. Nasta situação, todos serão coniventes. Acho que chegamos no auge, mas, infelizmente, da Lama. É o meu repúdio.

  11. beto

    POR ISSO Q NOSSO FUTEBOL NADA FUNCIONAM TODOS LIGADO A FMF TEM “RABO PRESSO”, COM TUDO O Q Ñ PRESTA NO NOSSO FUTEBOL, AGORA Q VAI APARECER PORCARIA DE AGORA EM DIANTE!

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS
%d blogueiros gostam disto: