A verdade dos fatos

16comentários

As declarações a O IMPARCIAL do diretor-técnico da Federação Maranhense de Futebol (FMF), José Alberto de Moraes Rego, sobre possíveis irregularidades existentes no futebol local não foram as únicas prestadas a um veículo de comunicação do estado. Em pelo menos duas oportunidades o dirigente confidenciou à imprensa situações no mínimo no mínimo inusitadas envolvendo dirigentes de clubes e o próprio presidente da FMF, Alberto Ferreira.

As afirmações de José Alberto fazem parte de cópias sem edições ou cortes, encaminhadas a O IMPARCIAL.

As afirmações do diretor-técnico foram apresentadas aos radialistas Garcia Júnior e Galvão Santana, em 7 de janeiro, em entrevista no programa Balanço Esportivo, da Rádio Educadora AM; e em comentário feito pelo também radialista Josué Furtado, em 24 de janeiro, no programa Toque de Primeira, da mesma rádio. Nos dois programas o diretor da Federação disse haver uma “caixa-preta” na FMF, teceu severas críticas à administração Alberto Ferreira, assim como citou casos graves, como por exemplo a má conduta de dirigentes esportivos, subtraindo renda de seus jogos. Nos dois programas o dirigente também reiterou tudo o que já havia sido afirmado por O IMPARCIAL, na edição do último dia 25, dentre eles o fato de alguns clubes se negarem a pagar taxas de arbitragem, querer realizar jogos onde há deficiência de iluminação ou com ausência de ambulâncias.

A primeira declaração polêmica de José Alberto aconteceu a partir dos onze minutos e trinta (11’30”) do programa Balanço Esportivo. Na oportunidade ele foi enfático em afirmar aconteceram casos, embora não tenha dito quem, onde dirigentes de clubes ficaram com a renda das partidas sem pagar taxas, como por exemplo a de arbitragem. “Tem dirigente de clubes da Primeira Divisão do futebol maranhense que esperam acabar o primeiro tempo, vai na bilheteria de seu município, ‘raspa’ o dinheiro todo e não paga a arbitragem… onde a arbitragem volta porque eles já sabem. Então eles voltam ou vêm de carona. Aí no dia seguinte eu vou cobrar e dizer que mandarei o caso para o Tribunal”, afirmou.

Em outro trecho da entrevista Geografia [a partir dos 23’24”], como também é conhecido o dirigente, tenta justificar porque os clubes da primeira divisão haviam protocolado um documento na FMF exigindo sua saída da entidade. José Alberto então explica que parte da pressão seria porque defenderia o presidente Alberto Ferreira, mas que não estaria mais disposto a tal. “Em vários pontos o presidente da Federação é culpado porque ele não vem para a emissora contar para o público a realidade das coisas. Ele fica com uma caixa-preta, levando cipoada toda e sem dizer a realidade. Já cheguei a ponto de dizer a ele que estou cansado de defendê-lo.”
 
Confissão e ameaça?

A partir dos 23’45”, o radialista Garcia Júnior pergunta ao dirigente se existe “caixa-preta” na Federação e ele confirma. “Se tem? Tem sim”, disse José Alberto.

Mais à frente na entrevista, a partir dos 26’40”, Geografia é indagado sobre sua permanência à frente da diretoria técnica. Assim como afirmou a O IMPARCIAL ele disse que o cargo pertence à presidência, mas que se saísse, levaria a público os reais motivos desta decisão. “Fique sabendo o seguinte. Na hora em que eu sair vou dizer a verdade porque estou saindo!”

Outra afirmação, fato também anteriormente revelado por O IMPARCIAL, seria uma pressão exercida por integrantes da AMA Clubes para que um dirigente local assinasse documento exigindo a saída de José Alberto da Federação. “No dia da posse do secretário Joaquim Haickel [de Desportos e Lazer] um presidente de clube veio até mim e disse que só assinou o documento porque ele foi pressionado. Tanto que ele foi o último a assinar.”

No segundo programa, o radialista Josué Furtado relatou diálogo com José Alberto, onde este afirma saber muita coisa dos clubes e que poderia utilizá-las de acordo com sua conveniência. “Logo depois que sai da Mirante eu conversei com o diretor-técnico José Alberto e ele me disse, não pediu segredo, que sabe de muita coisa dos clubes.

Os clubes estão pedindo a cabeça dele e se insistirem ele disse que vai abrir a boca. Pode sair de perto porque existe muita coisa. Mas vamos esperar que não seja necessário isso, que a gente encontre o momento certo para sair desta crise que está se instalando no futebol do Maranhão. É preciso evoluir e melhorar”, comentou. As informações prestadas ao radialista são exatamente as mesmas que o Geografia prestou a O IMPARCIAL, mas que posteriormente disse a vários veículos de comunicação que teria sido mal interpretado.
 
 Advogado propõe greve de torcedores

A crise de confiança que recaiu sobre o futebol maranhense levou o advogado Jorge Viveiros a sugerir uma atitude drástica como forma de pressionar os dirigentes locais: uma greve para que os torcedores não compareçam aos estádios. Segundo

Viveiros é o torcedor que protocolou requerimento no Tribunal de Justiça Desportiva do Maranhão (TJD-MA), solicitando que a procuradoria do órgão apure as hipotéticas irregularidades citadas pelo diretor-técnico da FMF, na matéria de 25 de janeiro de O IMPARCIAL. No requerimento ele também solicitou que fosse oferecida denúncia contra José Alberto de Moraes Rego.

A intenção dele com este movimento é atingir economicamente a Federação para que aconteçam mudanças radicais, principalmente no comando da entidade, através da pressão popular. “Se o torcedor não for aos estádios e a cada partida os clubes tiverem que pagar cada vez mais taxas, chegará um momento em que a situação ficará insustentável até a saída deles”, afirmou. “É difícil, porque há torcedores apaixonadas, mas chega uma hora em que você tem que deixar a paixão de lado e ficar com a razão”, completou.

Outra medida que será pensada pelo advogado é um novo pedido de apuração no Tribunal, caso a procuradoria do TJD opte por não oferecer denúncia contra diretor-técnico da FMF. O pedido seria parecido ao anterior, mas desta vez com as gravações dos programas de rádio. “Todo mundo sabe que há auditores que simpatizam com o presidente da Federação. Então se isso ocorrer, podemos sim dar prosseguimento. Minha intenção é resgatar o respeito ao torcedor maranhense”, finalizou.

Reportagem Lenno Edroaldo/O Imparcial

16 comentários para "A verdade dos fatos"


  1. Joaquim Ribeiro de Sousa Neto

    Meu caro Zeca Soares. Sobre a matéria “A VERDADE DOS FATOS.”, prefiro ficar com o pensamento do Pablo Neruda “A VERDADE É QUE NÃO HÁ VERDADE!”
    E mesmo que haja, são apenas pequenos fragmentos!

  2. Jorge Henrique de Viveiros Vieira

    Bom Dia, Zeca!

    Em relação ao comentário de nº 14, gostaria de dizer ao internauta que se identifica por IMORENO, creio eu que este não seja o seu nome verdadeiro, o seguinte:

    Em primeiro lugar o Presidente Sérgio Frota, meu amigo particular, não me botou para correr do Sampaio. A decisão de deixar a Diretoria do Sampaio foi minha, por não concordar com as coisas que vem acontecendo em nosso futebol. Não sou igual aqueles que se apegam a cargos, principalmente quando estes cargos são exercidos gratuitamente, como é o caso de membro do TJD-MA, e por último diretor jurídico da Sampaio.

    Em segundo lugar, quando estive no Tribunal de Justiça Desportiva sempre denunciei as maselas da Federação Maranhense de Futebol, e por esta razão não fui reconduzido à função de membo da Comissão Disciplinar por estar encomodando alguns dos diretores da FMF, os seja, os mesmos de sempre.

    Agora, você como torcedor, não sei de qual clube, deveria fazer alguma coisa de útil em prol da moralidade do nosso futebol. Eu já fiz a minha parte pedindo a apuração dos fatos junto ao TJD-MA.

    Quanto a greve, acho que poderá ser uma solução, basta você botar a sua cabeça cheia de maldade para funcionar que vai ver que eu tenho razão.

    Obs. No próximo comentário se identifique melhor e não se esconda através de pseudônimos.

    Jorge Viveiros.

  3. lmoreno

    SERA QUE O ADVOGADO VIVEROS ESTAR PEDINDO GREVE DOS TORCEDORES POR SERGIO FROTA BOTOU ELE PARA CORRER DO SAMPAIO, SERA QUE ESSA BAGUNÇA NÃO JA EXISTIA QUANDO ELE FAZIA PARTE DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESPORTE.

  4. Augusto Barros

    O Geografia deu um tiro no propio pé. Em relação ao comentario anterior, realmente a equipe de esportes da Mirante ja não é mais a mesma, como faz falta o Fontinele e o Ligeirinho.

    RESPOSTA: MAS A VIDA É ASSIM MESMO, NINGUÉM É ETERNO. AMANHÃ NEM EU POSSO ESTAR AQUI.

  5. l moreno

    SERA QUE ALBERTO FERREIRA E GEOGRAFIA, SÃO PARENTE DE UM SENHOR DE BIGODE QUE MORA EM OUTRO ESTADO , MESMO COM ESCANDALO E A OPINIÃO PUBLICA NACIONAL NÃO LARGOU O PODER E AINDA FALOU QUE ESTAR MAIS UMA VEZ COM GRANDE SACRIFICIO. , E OLHA QUE O APELO DE SUA SAIDA FOI DE UMA NAÇAO., BOTA CHA DE CIDREIRA PARA AGUARDA A SAIDA DE AMAPAENSE,GRAÇA A DEUS ISSO NÃO O CORRE COM OS MARANHENSE

  6. Gojoba

    COMENTÁRIO MODERADO

  7. Gojoba

    A equipe Pool está tão ruim assim de audiencia que foi pegar um programa de garcia junior do dia 7 de janeiro zecão?

    RESPOSTA: ME DESCULPE RAPAZ. VOCÊ É TOLO MESMO. NOTÍCIA É NOTÍCIA E NÃO SOMOS DONOS DE NENHUMA, SE O FATO OCORREU LÁ E MERECE DESTAQUE É NOTÍCIA AQUI SIM, NÃO TENHO ESSA ARROGÂNCIA DE ACHAR QUE QUALQUER VEÍCULO É DONO DE QUALQUER NOTÍCIA. PARABÉNS À RÁDIO EDUCADORA E AO JORNAL O IMPARCIAL.

  8. FRANCISCO GAGLIANONE

    SERÁ QUE EU LI DIREITO??? UMA GREVE PARA QUE OS TORCEDORES NÃO COMPAREÇAM AO ESTÁDIO…!!! E PRECISA???

  9. Washington

    Zeca, a opinião de todos os torcedores é unânime aqui nesse blog.
    – Enquanto os Srs. Alberto Ferreira e José Alberto de Moraes Rego não saírem da administração da Federação o Futebol maranhense vai morrer.
    Nesse momento precisamos de gestores compremetidos e competentes com a missão, que é trabalhar para que tudo volte a normalidade. Enquanto isso não é possível vamos ter essa crises. Não adianta, alguma coisa tem que mudar e pra começar esses senhores tem que pedir para sair.

  10. Paulo

    Torcidas de Sampaio e Moto as maiores, porque não montar uma barraca na deodoro, na praia e solicitar assinaturas pedindo a saída de Alberto Ferreira e Geografia e a passagem a limpo do nosso futebol ? Outro dia as assinaturas não mudaram a Lei de Ficha Limpa, vamos lá vamos tomar esta iniciativa.

  11. Túlio

    Zeca, por favor faça uma materia sobre de que forma o torcedor pode protestar judicialmente perante a tantas irregularidades, pois sou torcedor, estou indignado com o que está acontecendo, e nao quero ficar reclamando somente em internet.

  12. Jorge Henrique de Viveiros Vieira

    Ola Zeca, Boa Tarde!

    Ouviram, meninos! no programa do Gil Porto o Geografia falar tudo aquilo que eu já havia mencionado em postagens anteriores, ou seja, que existe uma caixa preta na Federação Maranhense de Futebol! E agora Sr. José Alberto, será que a Mirante fez uma montagem com as suas palavras? Quem tem razão a imprensa ou Vossa Senhoria?

    E o Procurador do TJD-MA, depois dessas ultimas declarações do Sr. José Alberto, agora de viva voz, terá coragem de dizer que a entrevista publicada no Jornal “O Imparcial” não tem consistência, por ser simplesmente matéria de Jornal, e por está razão irá pedir o arquivamento da denúncia que fiz junto ao TJD-MA ?

    Vamos aguardar.

    Jorge Viveiros.

  13. ELINALDO CUNHA

    CARO ZECA SOARES, VENHO ATRAVÉS DESTA, LHE INFORMAR A SITUAÇÃO
    DO NOSSO FUTEBOL, QUE A MUITO TEMPO ESTÁ FALIDO.
    TODOS OS DIRIGENTES QUEREM A SAIDA DO GEOGRAFIA, ANTES ERA O ALBERTO.
    POIS BEM, NA VERADE, QUEM TEM QUE SAIR SÃO TODOS, FAZER UMA LIMPEZA GERAL.
    NÃO SÓ NA FEDERAÇÃO, MAIS SIM EM TODO O CONJUNTO, ONDE ESTÃO TODOS OS
    SANGUESSUGAS, QUE NÃO TEM MORAL NENHUMA DE QUERER FAZER UMA VERREDURA
    POIS SÃO “CHACAIS”, SÃO RAPOSAS QUE COMEM DO MESMO PRATO TODOS JUNTOS.
    EU FICO ME PERGUNTANDO, ATÉ QUANDO VAI FICAR ESSA SEM VERGONICE, ESSA FALTA
    DE RESPEITO COM O TORCEDOR DO MARANHÃO QUE A MUITO TEMPO SOFRE E NADA É FEITO………..
    ATÉ QUANDO………………………….?????????????????.
    TEMOS QUE LIMPAR TODOS ESSES QUE AI ESTÃO , POIS NADA VAI MELHORAR, VAI É PIORAR.
    MUDA UNS, MAIS TEM UNS QUE ESTÃO LÁ A MUITO TEMPO, E AI VAI RESOLVER, SENDO QUE ESSES
    SANGUESSUGAS, CONTINUARÃO A SUJAR O FUTEBOL MARANHENSE POIS ESTÃO VICIADOS.
    COMO MUDAR? SE TEM SEMPRE ALGUEM QUE SÓ QUER ESBANJAR, USURFLUIR, ENRIQUECER,
    SUJAR, MANCHAR, ETC, ETC, …………………………..
    AI ELES FICAM FALANDO QUE NÃO TEM PATROCÍNIO, NÃO TEM INTERESSE DA CLASSE EMPRESARIAL.
    COMO? DESSE JEITO? NUNCA.
    NA VERDADE ZECA QUEM FALIU O NOSSO FUTEBOL FORAM ESSES DIRIGENTES MEIA TIGELA, QUE INFELIZMENTE
    TEMOS NO NOSSO FUTEBOL, QUE A MUITO TEMPO ATRÁS NOS TROUXE ALEGRIAS………HÁ SALDADES……………….
    SUAS PUSTULAS PEDEM PRA SAIR!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!.
    SEUS CRÁPULAS DE UMA FIGA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!.

  14. Alexandre Rocha

    Zeca,
    Fiquei pasmo ao ouvir hoje na Mirante, o Sr. conhecido como Geografia afirmar tanta coisa, todas a que o Jornalista do Imparcial disse e ainda as elencadas em seu post.
    Como torcedor de futebol, estou revoltado, não sei se com os clubes, federação ou com todos.
    Isso é uma quadrilha montada dentro dessa Federação. Como dizer que o Presidente quer quebrar o galho dos clubes, que tem caixa preta!
    Bem, depois disso, agora já sei porque Alberto Ferreira não sai domingo para ver jogo no Maranhão. Você sairia, se soubesse o resultado dos jogos?
    Alexandre Rocha

  15. Caio Leite

    Zeca, isso parece coisa de filme cara, é uma enrolada, todo mundo tem rabo preso nessa história !

  16. Bruno Alves

    Se ele sabe de todos esses rolos ele é conivente com eles. Com o conhecimento de tudo, agora usa como chantagem para continuar no cargo. Isso é o futebol maranhense!

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS
%d blogueiros gostam disto: