Max e Gastão querem Castelão no mapa da Copa

4comentários

O Estádio Castelão poderá servir de apoio para a Copa do Mundo de 2014, como local de treino para seleções que vão participar da competição. A proposta foi apresentada pelo secretário de Estado de Infraestrutura, Max Barros, ao ministro do Turismo, Gastão Vieira, durante vistoria às obras do estádio na manhã desta quarta-feira (4). Após a conclusão dos trabalhos, o Castelão ficará no mesmo nível dos grandes estádios brasileiros em termo de conforto e segurança.

“Convidamos o ministro para verificar as obras para que o estado do Maranhão possa fazer esse pleito, já que na época não foi possível fazer solicitação para São Luís ser sede da copa. Isso será muito bom para o nosso estado”, disse Max Barros. “Quando inaugurado o Castelão será um estádio todo modernizado e equipado para atender os padrões da FIFA e motivo de orgulho para os maranhenses”, complementou.    

O ministro Gastão Vieira disse que vai convidar o ministro dos Esportes, Aldo Rebelo, para conhecer o Castelão para que ele possa se unir ao esforço de trazer uma seleção que vai jogar em Fortaleza para ficar em São Luís e treinar no Estádio Castelão. “Vamos fazer o convite para que o ministro inclua uma vinda a São Luís quando for visitar os estádios de Manaus e de Fortaleza”, disse Gastão Vieira. 

“O pleito não é fácil, mas não é impossível. Este é uma solicitação o que tem que ser feita junto aos países que vão jogar em Fortaleza e com a FIFA. Temos que mostrar que são apenas 50 minutos de vôo de São Luís para Fortaleza e que temos hotéis em condições de hospedar uma seleção, temos história, sol e praias para atrair os turistas que vão querer ver sua seleção”, destacou o ministro.

Obras

As obras de reforma do estádio estão andando em ritmo acelerado e a previsão é que, em maio, a parte de engenharia esteja concluída. O término dos trabalhos está previsto para agosto e a entrega oficial para setembro, como parte das comemorações dos 400 anos de São Luís. “Com isso, o Maranhão tem condições de pleitear junto a FIFA que seleções fiquem sediadas em São Luís, fazendo os preparativos para a Copa do Mundo”, reforçou Max Barros.

No momento, segundo informou o secretário, são mais de 100 operários trabalhando na obra e até o final deste mês serão 300. “As novas cadeiras estão todas encomendadas, bem como o placar eletrônico. Os operários trabalham na limpeza das arquibancadas onde vão ser colocadas as cadeiras e na recuperação dos vestiários, que serão todos climatizados”, informou. 

No projeto de reforma e modernização, elaborado pela Sinfra, o novo Castelão terá sua capacidade de público reduzida de 72 mil para 40 mil lugares, para atender às exigências de segurança da FIFA e da legislação brasileira e garantindo mais conforto para a torcida. Antes, o espaço destinado a um torcedor era de 30 cm, agora, ele deve ser de, no mínimo, 45 cm.

O projeto de reforma inclui a recuperação de vias de acesso, instalação de catracas eletrônicas, de 22 câmeras para CFTV, adaptação total aos portadores de necessidades especiais (inclusive nos banheiros), instalação de 12 cabines de rádio e quatro cabines de TV, todas climatizadas; dois centros de imprensa, uma sala de entrevista coletiva e moderno sistema de iluminação – com instalação de 75 novos holofotes na marquise e 70 nas duas torres -, atendendo às necessidades de iluminação para favorecer as transmissões de TV.

Também haverá substituição das subestações – serão duas de 1.250 KVA – para atender a capacidade elétrica projetada, e instalação de dois grupos geradores com autonomia de 60 minutos cada. A visita também contou com a participação do secretário de Relação Institucional, Rodrigo Comerciário e de engenheiros responsáveis pela obra.

4 comentários para "Max e Gastão querem Castelão no mapa da Copa"


  1. Aldean

    Zeca, posso até ter me equivocado quanto a questao de subsede ou centro de treinamento. Mas voce ha de concordar comigo, que nossa Capital nao está preparada para receber essa seleçoes… Imagine que os nosso melhores hoteis estao no eixo ponta da areia/calhau. O local de treinamento seria o estadio Castelao. Pelo caos que é o transito de Sao Luis, essas seleçoes nao iriam fazer uma boa preparação. Sem falar é claro, na recepção logo de cara com o aerotenda Hugo da Cunha Machado, que pelo andar das obras nao ficara pronto ate a copa. Pior ainda, as vias de acesso/saida do aeroporto, Av. Guajajaras e Av. Franceses, um caos total. Ou será que voce já esta contando com as supervias prometidas pela Governadora Roseana em sua campanha. Para ser uma centro de treinamento como voce diz, é necessário a cidade estar bem no setor de segurança, infraestrutura, transporte e hotelaria, dentre outros, e, nesses quatros quesitos, São Luis daqui a mais 400 anos talvez esteja preparada.

  2. Moto de Coração

    Zeca,
    As cidades que não foram escolhidas sedes da Copa do Mundo estão ganhando como “prêmio de consolação” sediar a COPA AMÉRICA de 2015 como é o caso de Belém e Goiania, você não acha que São Luís deveria correr atrás disso também? aí sim poderia aproveitar o Castelão para grandes eventos.

  3. Iraci Medeiros

    Parabéns de novo ao prefeito Castelo!
    O ministro Gastão vê in loco um (dos) trabalho realizado pelo então governador João Castelo que teve uma idéia brilhante de fazer o Castelão. Agora, depois de décadas, finalmente estão reformando-o com verbas federais. Estariam cegos os ex que permitiram que uma obra de tamanha importancia tenha ficado parada por décadas e só agora vão fazer esta reforma que o povo tanto queria para ter um futebol melhor. Essa turma do atraso tem que se mandar ou ser expulsa pelo povo. Parabéns ao povo e parabéns ao nosso prefeito por ter feito o Castelão.

  4. Aldean

    Isso é uma piada. Esses caras pensa que nós somos idiotas. Para ser uma subsede de Copa do Mundo, nao precisa só de um estádio no padrão FIFA. É necessário a cidade estar bem no setor de segurança, infraestrutura, transporte e hotelaria, dentre outros, e, nesses quatros quesitos, São Luis daqui a mais 400 anos talvez esteja preparada. Mas também com obras como a via expressa que liga o nada a coisa nenhuma, e ainda por cima, acabando com um patrimonio historico e cultural como é o Vinhais Velho, vai ser muito dificil isso acontecer, ainda mais com as picuinhas entre governo do estado e prefeitura de sao luis. Marrapá…!!!

    RESPOSTA: VOCÊ ESTÁ EQUIVOCADO ALDEAN. NÃO EXISTE NENHUM PLEITO NO SENTIDO DE SÃO LUÍS VIR A SER UMA SUB-SEDE, MAS CENTRO DE TREINAMENTO DE UMA SELEÇÃO NA FASE DE PREPARAÇÃO DA COPA. ISTO É ABSOLUTAMENTE POSSÍVEL PORQUE SÃO LUÍS ESTÁ PERTO DE FORTALEZA E BRASÍLIA.

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS
%d blogueiros gostam disto: