Ligas continuam tendo mais força que os clubes na FMF

23comentários

Trocou seis por meia dúzia, mas a diferença até o momento é que as coisas estão sendo feitas às claras. Essa é a situação da FMF, hoje comandada por Antônio Américo, presidente interventor e até o momento o único candidato confirmado nas eleições à presidência da entidade.

Uma das maiores críticas, à gestão de Alberto Ferreira, era a “força” das ligas, que continuam sendo mais fortes que os clubes. Isso porque cada liga tem direito à um voto, assim como os clubes profissionais. O peso dos times ainda sobre um aumento, já que Moto e Maranhão têm dois votos e o Sampaio três votos, mas ainda sendo insuficiente para ultrapassarem o peso das ligas.

Os 13 clubes filiados terão 17 votos, muito atrás do número de votos das ligas. As ligas amadoras, que organizam campeonatos municipais no interior, chegam ao número de 37 votos, já que cada liga tem um voto. Entre os clubes profissionais ainda é possível notar a ausência do Cordino, São José, Bacabal e Viana, que disputam a Divisão Principal do Campeonato Maranhense, mas não irão participar da votação.

Ou seja, saiu Alberto Ferreira, entrou Antônio Américo e não mudou muita coisa. Vale lembrar que a aprovação do estatuto também foi à moda antiga e já gerou a revolta pública das diretorias do Moto e Maranhão, principalmente pelo peso dado ao Sampaio nas eleições, que terá três votos, contra dois do rubro-negro e do Quadricolor.

Confira a lista de votantes na FMF

Clubes (17 votos)
Sampaio (3), Moto (2), Maranhão (2), JV Lideral, Sabiá, Santa Quitéria, Imperatriz, Boa Vontade, Americano, Juventude, Tupan, Real Sociedad e XV de Novembro

Ligas (37 votos)
Liga de Alto Alegre, Liga de Santa Luzia de Paruá, Liga de Araguanã, Liga de Maranhãozinho, Liga de Pinheiro, Liga de Chapadinha, Liga de Estreito, Liga de Balsas, Liga de Tuntum, Liga de Porto Franco, Liga de Vila Nova dos Martírios, Liga de Governador Edson Lobão e Liga Imperatrizense

Leia mais: Novo estatuto da FMF foi aprovado na marra; e os candidatos à presidência da entidade

Blog do Bruno Alves

23 comentários para "Ligas continuam tendo mais força que os clubes na FMF"


  1. Willians Dourado

    Vou responder a Paulo Bolivão que você esta plenamente correto esses presidentes de ligas não gostam do futebol, quem gosta deles e o presidente ou interventor da FMF na época de eleição que compram os seus votoe com passagem, hospedagem, alimentação e dinheiro da própria FMF. Só para isso que eles servem. Em quatro em quatro ano.

  2. Paulo

    ABSURDO!!!!
    Absurdo é as opiniões desses comentários todos que passaram anos e anos querendo mudança na FMF, agora o Cara não é nem presidente ainda, é esse chororÔ!! Aposto que se entrar outro vão dizer a mesma coisa, ninguém se conforma com o poder que o outro tem essa é a verdade, vão se catar esse invejosos e acéfalos.
    Duvido que esses que querem já a cabeça do Américo, que tem só uns meses na Direção, ainda nem presidente é, são os motenses que querem vê um motense lá, agora, não sei pra quê!!!

  3. Paulo Bolivão

    Além de eu ser contra o maior número de votos do Sampaio, no qual todos deveriam ser iguais, outro fator que é o meu maior motivo de indignação é o fato de ligas amadoras terem o poder de voto. Ora Zeca Soares isso é um escárnio comigo que vou a campo em todos os jogos, liga nem deveria votar. Eu pergunto o quê esse pessoal de liga faz para melhorar o nosso futebol ? resposta nada ! Basta ver bem aí em Bacabeira, esse pessoal de liga gostam mesmo é de Flamengo, VAsco Palmeiras etc, eles não gostam do nosso futebol, votam porque são comprados a cada eleição, isso é uma vergonha. Moto e MAC entrem logo na justiça comum e derrubem esse estatuto ilegal. Segundo o Antonio Américo as Assembleias têm autonomia, sim elas têm, porém quando existe o princípio da legalidade.

  4. TITO

    Esse cara é AMÉRICO FERREIRA.
    Ele aprendeu muito rápido fazer a armação na FMF.
    Ele vai dar bem na verba que vem da CBF.
    Ele tem a mão fina.
    Ele é indigesto até nos meios dos advogados.
    E intolerável.

  5. fernando 81

    Comentário 17 de Francisco Gaglianone: PERFECT!!!!
    DISSE TUDO O QUE TINHA QUE SER DITO, É ISSO E PONTO FINAL!!!
    E DOMINGO COMEÇA…..O CAMPEONATO MAIS SEM CREDIBILIDADE DO MUNDO…JUSTAMENTE DEVIDO A UNIÃO NOJENTA E CORRUPTA ENTRE SÉRGIO FROTA E AMÉRICO (O BONZINHO)…
    ACORDA FONTINELLE!!!!!!!!!!!!! VOCÊ QUE EVOLUIU TANTO NOS ÚLTIMOS ANOS NO QUESITO ISENÇÃO, ESTÁ SE DEIXANDO LEVAR POR AMÉRICO…
    FONTINELLE VOCÊ HOJE DEVIDO A APARIÇÃO NA TELEVISÃO É O PRINCIPAL FORMADOR DE OPNIÃO NA MÍDIA ESPORTIVA TELEVISIVA…NÃO DEFENDA ESSE AMÉRICO…
    ZECA PASSE ISSO PARA O SEU NOBRE COLEGA DE PROFISSÃO E CASA.
    ABRAÇO.

  6. sete motivos para o Sampaio ter mais poder de voto

    sete motivos para o Sampaio pontuar mais companheiro:
    maior detentor de titulos maranhense 30 no total
    primeiro no ranking da federação
    campeão brasileiro 1972
    campeão brasileiro da serie C 1997
    campeão da copa norte 1998
    campeão da copa norte nordeste 1998
    terceiro lugar em campeonato internacional – comenbol
    time de maior torcida no maranhão segundo enquete no blog do Ilan no Globo.com

    e o moto clube ?
    só 23 campeonato maranhense, e nada mais.

  7. Francisco Gaglianone

    ZECA, NÃO SEJA DURO NA CRITICA A FMF, DIZER QUE TROCARAM SEIS POR MEIA DÚZIA É MUITA INJUSTIÇA. REFORMARAM O CORREDOR, PINTARAM AS PAREDES, TROCARAM OS COMPUTADORES…ENTÃO MUDOU NÃO É!!!
    A MANEIRA DE SE FAZER TAMBÉM MUDOU, COMO O INTERVENTOR É MAIS ESCLARECIDO QUE O PRESIDENTE AFASTADO, ELE FAZ QUESTÃO DE PUBLICAR TUDO QUE FAZ, PARA DAR UM AR DE TRANSPARÊNCIA E VENDER A IMAGEM DE QUE TUDO É FEITA AS CLARAS, COM ISSO ENGANA MUITOS BOBOS ,ALGUNS JORNALISTAS DA IMPRENSA ESPORTIVA DE BOA FÉ E OUTROS JORNALISTAS DA IMPRENSA ESPORTIVA AMESTRADA QUE SEMPRE ESTÃO LÁ APLAUDINDO E ABANANDO O RABINHO PARA O DIREGINTE DE PLANTÃO.
    A PRINCIPAL E FUNDAMENTAL MUDANÇA NÃO FOI FEITA, O ESTATUTO CONTINUA PERMITINDO A PERPETUAÇÃO NO PODER, OU SEJA, AS PERMITADAS QUANTAS REELEIÇÕES FOREM NECESSÁRIAS. PORTANTO, ESTAMOS CRIANDO UM NOVO ALBERTO FERREIRA EM PELE DE CORDEIRO.

  8. Willians Dourado Costa

    ZECA VENHO DENUNCIAR QUE O QUE FOI FEITO ATÉ AQUI ESTÁ TUDO NULO CONFORME ATÉ AS PRÓPRIAS NORMAS DO ESTATUTO DA FMF SENÃO VEJAMOS:
    I – a Reforma do Estatuto deve ser realizada através de previa aprovaçáo da Assmbléia Geral. Não ocorreu.
    II – A comissão constituinte para reforma do Estatuto tem que ser aprovada em Assembléia Geral, não ocorreu.

    Tem mais coisas mas essas dois argumentos são suficientes para anular esse Estatuto.

  9. BOLIVIA QUERIDA DE MAIOR TORCIDA

    Companheiro, AGENOR ALMEIDA FILHO, Absurdo! é o Moto ter mais poder de voto porque é maior na TIMEMANIA, KKKKKKKKKKKKK é brincadeira isso não existe.

    Vá lá no É GOL da CAIXA que o Sampaio é maior que o Moto, no ranking da FMF o Sampaio é o Primeiro, além de posuir mais títulos no Maranhão(30 titulos) e no Brasil( 3 titulo) que teu Moto, que só conquistou nesses quase 100 ano de existense uns tituluzinho no Maranhão, então companheiro, Absurdo!!! é a FMF se baseá em jogo de bicho uma tal de TIMEMANIA, HAHAHHAHAHAHHAHAH não existe. Chora sofredor!!!

    Quando o teu Moto for campeão brasileiro lá NO ANO DE 2090, aí tu pode achar absurdo. KKKKKKKKkkKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

  10. Jardão

    Primeiro diz: Eu não vou ser presidente. Fica viajando para os interiores pressionando presidente de ligas e comprando votos com anistia de débitos para votar em seu nome.
    Quer saber se é verdadel manda abrir um inquérito.
    Duma Noelsinho daqui de Maranhãozinhho que ele diz a verdade.
    Esse Américo é o pior dos piores.
    É lobo com pele de Carneiro.
    Muito cuidado com ele.
    Quando a nossa Associação Pinheirense acabou.
    Ele ajudou vender a entidade e o dinheiro ninguém viu.
    Por isso que ele ficou calado na Assembléia Geral, parecia um coitadinho.
    E Feques deitando e rolando em cima dele sem dizer nada. Que vergonha!
    Estatuto aprovado sem ler.
    Só uns analfabetos aceitaram.
    Parabéns a Sandouw Feques.
    Tudo armado.

  11. PAULO SJR

    OLHA PRA ESSES MOTENSE SOFREDORES VOU EXPLICAR E CALAR VOCÊS, O PORQUÊ DO SAMPAIO TER MAIS PODER DE VOTO:
    30 CAMPEONATO MARANHENSE – É O MAIOR DETENTOR.
    CAMPEÃO DO BRASILEIRO 1972
    CAMPEÃO BRASILEIRO DA SERIE C 1997
    CAMPEÃO DA COPA NORTE 1998
    CAMPEÃO DA COPA NORTE NORDESTE 1998

    E O MOTO? DIGA, E O MOTO?

    APENAS 23 CAMPEONATO MARANHENSE E SÓ, E SÓ, E SÓ!!!!! ESSE É O CURRICULOZINHO DO ACABADO MOTO CLUBE.

    ESSE NEGÓCIO DE MOTO DE MAIOR TORCIDA EM TIMEMANIA SÓ NA TIMEMANIA QUE É JOGO DO BICHO POIS NO FUTEBOL É BOLIVÃO NA CABEÇA.

    OUTRO DIA O BLOG DO SEU ZECA SEUS LEITORES PARA VOTAR EM UMA ENQUETE: QUAL A MAIOR TORCIDA NA REDE? DEU BOLIVÃO NA FRENTE DO ACABADO MORTO CLUBE, COMO DEU BOLIVÃO, ELE, O SEU ZECA, ESCONDEU O RESULTADO.
    NO É GOL DA CAIXA O SAMPAIO TÁ NA FRENTE ATÉ HOJE (19), ENTÃO SOFREDORES QUAL O PODER DO MOTO, TEM QUE FICAR É NA TACA!!
    ALÉM DO MAIS O ESTATUTO DA FMF FOI BASEADO NO DA FEDERAÇÃO PAULISTA E LÁ QUEM TEM MAIS TÍTULO NACIONAL E INTERNACIONAL TEM MAIS PODER DE VOTO, EXPLICADORES SOFREDORES?!!!!!!!

    RESPOSTA: VOCÊ ESTÁ EQUIVOCADO. QUEM PUBLICOU A PESQUISA QUE VOCÊ SE REFERE FOI EXATAMENTE EU.

  12. Fábio

    WILLIANS DOURADO o texto NÃO é do Zeca Soares, mas sim do ilustre Bruno Alves (o Thiago Lyfer do MA) . Mas pela primeira vez vou concordar com você.

  13. Fabio Sampaio Corrêa

    Será o nosso futebol não tem jeito ? que pessoas que não são do ramo e só querem se aproveitar das verbas, como por exemplo a que vem da CBF ?

  14. fernando 81

    Perdemos uma grande oportunidade com a Saída do AF.
    QUAL NÃO SERIA A OPNIÃO DOS “BOLIVIANOS” D SE O AMÉRICO ESTIVESSE ANDAND PRA CIMA E PRA BAIXO COM OS DIRIGENTES DO MOTO…SE O MOTO FOSSE PRIVILEGIADO DE VÁRIAS FORMAS INCLUSIVE COM MAIOR PODER DE VOTO QUE OS DEMAIS?

    IMAGINE SÓ SE O DIRIGENTE MOTENSE DIRIGISSE A ASSEMBLÉIA, NÃO PERMITISSE QUE OS DEMAIS DIRIGENTES TIVESSEM CONHECIMENTO DO ESTATUTO E INCLUSIVE JOGASSE PIADINHA…
    MEUS CAROS BOLIVIANOS, VOCÊS SÓ ESTÃO ASSIM EMPOLVOROSAS PORQUE O SÉRGIO FROTA ESTÁ LÁ DENTRO ARTICULANDO…
    MAIS UMA COISA O ZECA ESTÁ CERTÍSSIMO OS OUTROS CLUBES MARANHENSES INCLUSIVE E PRINCIPALMENTE MOTO E MAC NÃO TEM VERGONHA NA CARA, SE TIVESSEM NÃO PERMITIRIAM ISSO…

    ESSA ALIANÇA ESPÚRIA ENTRE AMÉRICO E SÉRGIO FROTA ESTÁ MANCHANDO, MACULANDO TODO O PROCESSO…ACREDITO QUE AMÉRICO CONSEGUIRIA SE ELEGER SEM PRECISAR DESTAS NOJENTAS ARTICULAÇÕES COM O SÉRGIO FROTA…
    ..
    AS COISAS NÃO ESTÃO SENDO DE FORMA CLARA E COM ISENÇÃO…DE CERTA FORMA O CAMPEONATO JÁ COMEÇARÁ MANCHADO COM A CRUEL DÚVIDA (OU CERTEZA) DE FALTA DE CREDIBILIDADE!!!

  15. Tímon falando a verdade.

    É tanta bagunça que só dá pano para manga a motivar comentários apaixonados. Tá bem, concordemos que os votos devam ser diferentes. Porém, o critério deveria ser outro. Exemplo: peso maior para os clubes do que as ligas em um total que as suplante, já que elas nem deveriam decidir o destino de quem faz o esporte profissional. Outro, parem de lhenga lhenga Segundo a Revista Placar que sempre teve o ranking mais apurado (histórico) e existe antes de existir a CBF, o Sampaio está bem à frente do Moto. O contrário se dá porque a CBF só começou a contar pontos muito recentemente, a das bandeirinhas jogadas ao campo. A rádio Globo alertou para o fato de haverem muitas camisas do trquando então o moto estava na segunda divisão, e já admite que está prejudicando certos clubes, corrigindo as situações de Palmeiras e Atlético Mineiro. Não sabemos se por pura preguiça ou não ainda não corrigiu os demais, mesmo diante dos pedidos de algumas federações como a Alagoana. Quando vierem as alterações devidas, o Moto desaba. Estranho os motenses acharem quem teem mais torcida. Ao viajarmos Brasil afora vemos muitas pessoas com a camisa do Sampaio (Já disse aqui e vou repetir fui testemunha e gravei para quem quisesse ver, a mais vendida na uńica casa de material esportivo do Shopping de Ponta Negra-RN segundo me informara o gerente que disse que italianos e espanhois eram os maiores clientes e levavam a do tricolor (que glória, vendia mais que ABC e América). Ela estava à frente, na vitrine, entre as do Corinthians e Palmeiras – babem motenses. A vi no Morumbi, em grande quantidade na partida Brasil X Uruguai, naquela famosa partida das bandeirinhas atiradas no campo, o tricolor recém campeão da série C – babem de novo motenses. Se olharmos nesta cidade o tricolor dá de dez. é só darmos uma volta na cidade. Ah, tem uma nova, é só ir também ao ginásio castelinho e ver o maranhão basquete. há várias do sampaio, nenhuma do moto. tem muitas do flamengo e vasco, talvez sejam os torcedores do moto com vergonha de vestirem a do seu time. Tá certo, concordo que a atual do tricolor é muito feia e Sérgio frota não se toca – e bota feia nisso. No mais, eis a verdade nua e crua. A não ser que os torcedores do flamengo torçam todos para o moto, então parem de delirar. Time mania só prova quilo que sempre se disse: Joga rico,e rico, a elite, torce para o moto. O sampaio é historicamente o time dos descalços, pescadores e miseráveis do toda estirpe. Eles não teem dinheiro para apostar em uma armação, que é a loteria. A única vez que fizeram uma apuração correta – Programa ICM da sorte, deu Sampaio de goleada, até porque compra faz o rico e pobre, sobretudo comida, este último quando tem dinheiro, e mesmo assim o tricolor arrebentou,aliás, goleada que poderá se repetir no campeonato que começa neste final de semana…. 5 X 0, 5 X 0, 5 X o….

  16. Jardão

    Esse Américo pensa que os outros é besta como ele.
    Ele está fazendo tudo às pressas porque não dá tempo para nenhum outro candidato fazer a campanha.
    A pretensão desse sacana e não deixar que outro desarticula a vergonhosa armação dele com Sérgio Frota.
    Américo, tu pode até ser presidente mas para todos você está sendo da mesma forma que Alberto Ferreira se elegeu.
    Será se tu com advogado não tem vergonha de ser considerado fraudados de eleição.
    Teu futuro vai ser apanhar da imprensa, tu pode esperar por essa imoralidade.
    Quero ver se o Ministério Publico vai deixar acontecer esta imoralidade.
    Querem saber quem é Américo é só perguntar para os antigo sócios da Associação Pinheirense.
    Que saberá a participação dele naquela entidade.
    Américo = Alberto Ferreira

  17. WILLIANS DOURADO COSTA

    ZecVocAis do você diz que trocou seis por meia dúzia quer dizer trocou Alberto Ferreira por Antonio Américo? Quer dizer Alberto Ferreira e Antonio Américo são farinhas do mesmo saco?
    Todos esperavam e acreditavam que as coisas iam se moralizar na FMF. Mas, você tem razão, nada mudou, continua a mesma molecagem e esculhambação na eleição.
    Senão vejamos:
    Estatuto da FMF aprovado em 15 minutos, de forma geral, sem a imprescindível discussão de artigo por artigo e aprovação.
    Eleição marcada para menos de 8 dias da iaprovação irregular do Estatuto.
    Américo diz não ser candidato, mas, nos finais de semana, viajava para os interiores fazendo campanha e comprando votos das ligas municipais visitadas.
    Américo financiou a vinda de presidentes de ligas dos interiores para Assembléia Geral não para deliberar mas aprovarem logo Estatuto. Isso é verdadeira esculhambação!
    Aí se pergunta: É preciso ter eleição? Se tudo está armado.
    Isso é falta de dignidade! Falta de vergonha!
    Esses caras pensam que estão no eterno carnaval, numa passarela soltando confetes e serpentinas, que estão enganando a Deus e o mundo, mas, na verdade, estão enganando a si mesmos.
    Ninguém está sendo enganado e aqueles que não denunciam esta esculhambação e imoralidade é porque se vendem.
    Que não é o teu caso Zeca Soares.
    Parabéns pelo teu trocou “seis por meia dúzia”.
    A imoralidade e a esculhambação continuam na FMF e no pobre futebol maranhense.
    WILLIANS DOURADO – ADVOGADO

    E muitas acham que tudo está correto.

  18. RAIMUNDO COELHO

    Queria q o proprietário deste blog respondece, se é que se responsabiliza por ele: por que o sampaio tem um voto a mais q os outros ja que o clube mais importante do estado, segundo a CBF, a timemania e os proprios veiculos de comunicações do estado é o MOTO.

    RESPOSTA: RAIMUNDO QUEM DEVE EXPLICAR ISSO É O INTERVENTOR DA FMF E OS CLUBES QUE ACEITAM TUDO.

  19. Joaquim Aguiar

    A PRESSA É A INIMIGA DA PERFEIÇÃO . A ATUAL DIREÇÃO DA FMF TEVE MUITA PRESSA EM APROVAR O NOVO ESTATUTO PARA REALIZAR LOGO AS ELEIÇÕES . FALTOU EXPERIENCIA DE BASTIDORES , NEGOCIAÇÕES EM PRÓ DO NOSSO FUTEBOL . A COMISSÃO QUE FEZ A REFORMA FOI COMPOSTA SOMENTE DE JURISTAS QUE ANALIZARAM MUITO O ASPECTO JURIDICO FALTOU ALGÚEM NA COMISSÃO PARA AVALIAR OUTROS ASPECTOS . AGORA ESTÁ AI O EMPASSE ÀS VESPERAS DO INICIO DA COMPETIÇÃO. O PRESIDENTE DA AMA CLUBES QUE PRESIDIO A MESA USOU A ESTRATÉGIA DE PEDIR VOTO DE CONFIANÇA APRESANDO A VOTAÇÃO E ELIMINANDO COM ISTO O DIREITO DOS PARTICIPANTES DE AVALIAREM MELHOR AS MUDANÇAS PROPOSTAS . O PIOR É QUE TODOS FORAM NO EMBALO SÓMENTE O REPRESENTANTE DO MOTO PROTESTOU . FALTOU NEGOCIAÇÃO HOUVE JOGO DE INTERESSES .

  20. Gojoba

    Rapaz tu ficou calado esse tempo todo e agora ta falando de federação e muito estranho isso hein zecão nao te entendo.

    RESPOSTA: SEMPRE FALEI DESSES ASSUNTOS AQUI. VOCÊ SEMPRE LEU O BLOG E DEVE SABER.

  21. Paulo da Cohama

    Esse Estatuto da FMF aprovado as pressas, já nasce de forma ilegítima, acabei de ler e retiro tudo que eu escrevi no teu blog e do Edivan veja: rt. 32 – O mandato do Presidente e dos Vice-Presidentes é de 4 (quatro) anos,

    permitindo reeleições, e terá início na Assembléia Geral Ordinária que vier a se realizar

    subsequentemente à realização das eleições.

    Está escrito, permitindo releições, deveria ser assim, (permitido apenas uma reeleição)

  22. Paulo Bolivão

    Bem sobre esse negócio do Sampaio ter mais peso sobre os demais isso é legítimo, haja vista que nos estatutos das federações é assim, o que não pode é time amador votar e ainda esse estatuto diz no seu art 37 que será permitido releições. Ora isso é uma forma das pessoas se perpetuarem no poder, nós torcedores temos que protestar contra isso. A esse torcedor do comentário 01, o Sampaio sempre foi prejudicado na FMF, veja recente o que o senhor Pereirinha fazia ? temos que protestar contra isso aí, vamos ligar nas rádios e chamar atenção da justiça esse estatuto tem que ser impugnado.

  23. Agenor Almeida Filho

    ABSURDO!!!!
    É dessa forma que defino essa questão do voto qualitativo na Federação Maranhense de Futebol (FMF). Como é q pode o Sampaio Corrêa ter 3 votos e o Moto, apenas 2.? Chega-se a uma conclusão: a FMF continua sendo uma extensão do Sampaio Corrêa, o que ocorre desde os tempos de Domingos Leal, onde os campeonatos foram “conquistados”, sabe Deus como!!!
    Deveriam respeitar pelo menos o fato de o Moto ter a maior torcida do Estado (com base na TImemania) e estar à frente do Sampaio no ranking da Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS
%d blogueiros gostam disto: