Quem pode receber a grana do Viva Nota?

14comentários

A assessoria jurídica da Secretaria da Fazenda deve divulgar até a próxima semana, o parecer para assinatura do novo convênio com Federação e clubes de futebol referente ao programa Viva Nota.

Lá no caixa do governo estão guardados R$ 2 milhões que já deveriam ter sido repassados aos clubes. O governo entende que é importante ajudar os clubes e quer fazer isso, mas o problema é que a FMF tomou para si a administração dos recursos e somente no mês de abril é que foram tentar a liberação do recursos na Sefaz, segundo informou o secretário Cláudio Trinchão.

O que a Federação Maranhense de Futebol não contava é que não poderia receber os recursos. Primeiro, o contrato por 3 anhos havia sido celebrado entre AMA Clubes e governo. Depois descobriu-se que, como herança da administração de Alberto Ferreira, a FMF estava com a sua vida jurídica completamente comprometida.

Sem condições de receber os recursos, a FMF adotou um mecanismo para driblar qualquer tipo de empecilho: está criando um Instituto Maranhense de Futebol. Na prática, a entidade vai receber os recursos e repassá-los a quem é de direito. Exatamente da mesma forma como ocorria com a AMA Clubes. A diferença é que a entidade dos clubes não tinha pendência alguma.

Mas como seria possível um Instituto vir a ser credenciado a receber verba pública pela Federação, se a entidade não está em dia com suas obrigações? Quer dizer que a FMF não pode receber nada, mas pode mandar alguém receber por ela? Se a Federação Maranhense de Futebol (FMF) não pode receber dinheiro público como é que a Secretaria de Fazenda pode aceitar esse “jeitinho” que se para alguns pode ser normal, para mim é no mínimo imoral? Vão criar uma entidade para administrar os recursos dos clubes, uma vez que a FMF não pode receber verba pública?

Trinchão disse se tratar de um contrato de compra e venda de ingressos (na verdade um convênio entre Estado e o futebol) e que bastaria o Instituto apresentar a assinatura dos clubes e se estiver totalmente legalizado que não vê problema algum.

Na reunião realizada na FMF que mudou as regras do jogo e tirou o comando do Viva Nota da AMA Clubes não houve consenso (Sampaio, Maranhão e Bacabal se posicionaram de forma contrária). Daí a FMF tomou para si o comando do programa.

A mim não interessa se clubes, Federação, ou mesmo o governo do Estado vão se sentir satisfeitos ou não com o que estou escrevendo. Acho que as questões que envolvem dinheiro público devem ser conduzidas com extremo rigor e de forma bem transparente. Ou a FMF resolve a suas pendências financeiras ou nada de recursos públicos. Deveria ser assim. Ou não? Permitir que a entidade crie um organismo para mascarar uma situação em nome do que chamam de “ajudar a resgatar o futebol”  é no mínimo algo muito perigoso.

14 comentários para "Quem pode receber a grana do Viva Nota?"


  1. Carito

    Ora, ora, ora. Se a FMF podenautorizar a AMACLUBES a administrar o campeonato e repassar os recursos para os clubes, porque a FMF, que está com problemas junto a receita federal, por culpa de mais de vinte anos de má administração do Alberto e sua turma, PORQUE A FMF NÃO PODE CRIAR UM INSTITUTO SEU PARA GERIR ESSES RECURSOS. Se não pode para o Instituto não pode para a AMACLUBES e nem outra entidade? Lógico não?

  2. Bahiano

    EI ZECA KD A PRESTAÇÃO DE CONTA DA AMACLUBE REFERENTE AO DINHEIRO DO VIVA NOTA DO ANO PASSADO? Zeca pelo geito vc já esta defendendo o Sergio SERÁ ? EU NÃO ACREDITO.

    • Zeca Soares

      Tá certo. Vou acreditar nisso.

  3. BAHIANO (CIDADE OPARARIA)

    Zeca, vamos ver como o instituto vai fazer, prestação de conta, realmente trocar ingressos, não vamos condenar antes de ver como vai ser,
    pois a AMACLUBE, até hoje não prestou conta, muito pelo contrario foi divulgado inclusive por vc que a AMACLUBE ainda tinha dinheiro preso no banco que na verdade era para dividir com os clubes, até hoje nimguem da AMACLUBE explicou o motivo da retenção deste dinheiro com certeza não seria divido pelos clubes se alguem la de dentro não divulguase na imprensa o extrato da CONTA CORRENTE da AMACLUBE.

  4. Torcedor do cavalo

    Já Pensou este dinheiro nas maõs de Eurico Pacifico?

  5. Torcedor

    CADÊ A PROMOTORA ZECA? SUMIU? NÃO TRABALHA MAIS? ONDE ELA ESTÁ QUE NÃO INVESTIGA ISSO?

  6. Douglas lima

    Parece que tem alguns coisa errada porque o dinheiro esta lá desde o começo do ano e a federação não pode receber então que use em outra modalidade como por exemplo judo e atletismo ou se use para recuperar praças de esporte porque o futebol profissional deve buscar meios para si

  7. Fabrício Ramos

    É muito dífícil acreditar que tudo aqui no Maranhão é feito dessa forma esquisita. Isso precisa ser investigado e suspenso imediatamente.

  8. Riba

    CADÊ A PROMOTORA LÍTIA CAVALCANTI QUE NÃO FAZ NADA AGORA CONTRA ESSA FEDERAÇÃO DE FUTEBOL SE AS COISAS CONTINUA SENDO FEITAS DO JEITO DO ALBERTO FERREIRA. AGORA ELA NÃO APARECE GENTE. PORQUE SERÁ?

  9. Rodrigo

    Absurdo

  10. FRANCISCO GAGLIANONE

    JÁ NÃO CHEGA A AMA CLUBES QUE FOI CRIADA COM O FIM ESPECIFICO DE ATRAVESSAR DINHEIRO PÚBLICO PARA CLUBE DE FUTEBOL, AGORA É A FEDERAÇÃO QUE CRIA UM INSTITUTO PARA SERVIR TAMBÉM DE ATRAVESSADOR DE DINHEIRO PÚBLICO. E O PIOR DE TUDO, COM A CONIVÊNCIA DE UMA AUTORIDADE PÚBLICA ESTADUAL, NO CASO O SENHOR SECRETÁRIO DE FAZENDA, QUE EM TESE DEVERIA SER O RESPONSAVEL PELA ARRECADAÇÃO DOS IMPOSTOS NECESSÁRIOS PARA QUE O ESTADO TOQUE AS OBRAS NECESSÁRIAS AO BEM ESTAR DO POVO.
    ENTÃO FICAMOS COMBINADOS ASSIM, NÃO VAMOS MAIS DEPOSITAR O FGTS E NEM RECOLHER O INSS QUE EU DESCONTO DO EMPREGADO (CRIME DE APROPRIAÇÃO INDÉBITA), QUANDO EU RPECISAR RECEBER DINHEIRO PÚBLICO EU CRIO UMA ASSOCIAÇÃO OU UM INSTITUTO RECEBO A GRANA E LARGO ISSO DE MÃO, DEPOIS CRIO OUTRA…OUTRA…E MAIS OUTRA. E TUDO ISSO, PASMÉM, COM A AQUIESCÊNCIA DO SECRETARIO DE FAZENDA.
    POR ISSO QUE EU SEMPRE DIFO…NO MARANHÃO O POÇO NÃO TEM FUNDO!!!

    • Zeca Soares

      É exatamente este o meu entendimento.

  11. Jeane

    É absurdo criar uma instituição só pra receber o recurso do Viva Nota, porque a FMF não em dia com suas obrigações, daqui a pouco essa nova vai estar do mesmo jeito e aí se cria uma terceira, e assim sucessivamente… e o Estado vai dar o aval pra isso? Nada mais de absurdo nesse governo no me surpreende.

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS
%d blogueiros gostam disto: