Ainda sobre o Viva Nota…

8comentários

O Instituto Maranhense de Futebol, organismo sem fins lucrativos criado pela Federação Maranhense de Futebol (FMF) pode ou não assinar convênio com o governo do Maranhão para passar a administrar os recursos do Viva Nota? De acordo com o Decreto nº 23.926 de 22 de abril de 2008, assinado pelo então governador do Maranhão, Jackson Lago não será assim tão fácil assim como a Federação Maranhense de Futebol está imaginando.

O secretário Cláúdio Trinchão faz questão de afirmar que trata-se de um contrato de compra e venda de ingressos, mas verdadeiramente trata-se de um convênio ou contrato como queiram entre Estado, Federação e times de futebol. Podem até tentar nos convencer que não se trata de um convênio, mas essa é a nossa leitura.

E o que diz a Lei em relação aos convênios assinados entre o Estado e entidades sem fins lucrativos como é o caso do recém-criado Instituto Maranhense de Futebol?

Em seu artigo 1º para efeito de celebração de convênios com o Poder Público Estadual, as entidades privadas sem fins lucrativos deverão apresentar, além da documentação jurídico-fiscal, a entidade deverá ter, comprovadamente, pelos menos um ano de existência e de efetivo exercício estatutário, atestada por três autoridades idôneas.

Não acredito que a Sefaz desconheça este decreto e que mesmo diante destes requisitos obrigarórios irá avalizar o Instituto Maranhense de Futebol a receber os recursos públicos da ordem de R$ 2 milhões oriundos do Viva Nota. O secretário de Fazenda, Cláudio Trinchão disse que estava aguardando apenas o parecer da assessoria jurídica da Sefaz para bater o martelo com a entidade criada pela FMF.

Sem perspectiva nenhuma de arrecadação, a maioria dos clubes depende de um sinal verde da Sefaz para saber se vale à pena ou não entrar em campo para disputar as competições que a FMF pretende realizar neste segundo semestre.

8 comentários para "Ainda sobre o Viva Nota…"


  1. LUCIO

    ZECA VC SABE POR QUE ATE HOJE NÃO TEM O BORDERÔ DO ULTIMO JOGO DO CAMPEONATO NO SITE DA FEDERAÇÃO?

    A TV QUE ESTAVA TRANSMITINDO O CAMPEONATO JÁ PAGOU TODOS OS CLUBES? O DAQUI DE CAXIAS AINDA NÃO RECEBEU!

  2. fernando 81

    Zeca, dentro desse contexto do VIVA NOTA, me diga uma acoisa:
    Tem chance desse dinheiro ser liberado para os Clubes até o fim do mês de JUNHO???

    Se sair amigo, teremos um PROBLEMA SERÍSSIMO no MOTO.
    Quem vai receber e tomar conta do dinheiro?? o Sarney Neto que querendo ou não é presidente até 30/06/2012??

    Sugiro aos interessados, que caso o dinheiro saia ainda na Gestão Sarney Neto, que entrem com uma MEDIDA CAUTELAR na Justiça, com pedido de Liminar, impedindo que a parte referente ao Moto do VIVA NOTA não seja liberada até que a Nova Diretoria assuma…
    Isso é medida salutar e adequada…porque, repito, se o Sarney Neto meter a mão nesse dinheiro…….ADEUS, bábau, ELE VAI SUMIR COM A GRANA!!!!!!

    • Zeca Soares

      Não sei nada sobre o cronograma para liberação dos recursos do Viva Nota, só espero que tudo ocorra dentro da legalidade.

  3. WAGNER ( MONTE CASTELO )

    SE EU FOSSE O PRESIDENTE DA FMF, EU NÃO ME METIA MAIS NISSO, DEIXA COM A AMACLUBE QUE TEM COMO PRESIDENTE, UM DIRIGENTE DE CLUBE QUE COM CERTEZA VAI DEIXAR DE FAZER PELO SAMPAIO PARA AJUDAR OS OUTROS CLUBES, O VIVA NOTA DO ANO PASSADO NÃO FOI NEM FEITO PRESTAÇÃO DE CONTA KD DRA LITIA, FICOU NA CONTA COM UM SALDO SEM NESCESSIDADE E OS CLUBES PRECISANDO DE DINHEIRO ASSIM QUE FOI DESCOBERTO É QUE O DINHEIRO FOI DIVIDIDO ENTRE OS CLUBES OUTRA COISA QUE DINHEIRO FOI ESSE QUE O PRESIDENTE DA AMACLUBE DEU PARA ALBERTO FERREIRA QUAL MOTIVO?, QUE DIZER ELE PODE DISTRIBUIR PARA QUALQUER UM? MAIS COMO VC ZECA TA MOVENDO ESTA CAMPANHA A FAVOR DA AMACLUBE COM CERTEZA VC DEVE TA RECEBENDO UM REALZINHO NE, PQ ATÉ UM TEMPO DESSE VC ERA CONTRA SERGIO AGORA JÁ TA TD AMIGO DELE. BJ ZECA BOA SORTE.

    • Zeca Soares

      Wagner, nunca recebi e nem estou recebendo nada de dirigente algum e muito menos trabalho para quem quer que seja. Jogo no time da verdade. Doa a quem doer. De dirigente de futebol, nem um copo d´água recebi até hoje.

  4. Paulo da Cohama

    Esse é o nosso Brasil, se não vejamos: na CBF assumiu um novo gestor e o primeiro procedimento dele foi aumentar o próprio salário e dos seus aliados, aqui no Estado o gestor da FMF, que ocupou o cargo a fim de mudar o nosso futebol, tomou as providências no sentido de administrar o recurso do Viva Nota, que estava quase certo a sua liberação para a Ama Clubes, os interesses pessoais estão mais uma vez acima do bem comum. O Brasil é um país de canalhas, de aproveitadores, de pessoas que querem sempre tirar proveito em tudo. Lembrando, que este texto não é um desrespeito a ninguém, mas sim a livre manifestação do pensamento.

  5. Luís Carlos

    CADÊ A DOUTORA LÍTIA CAVALCANTI E O MINISTÉRIO PÚBLICO QUE NÃO FAZEM NADA QUANTO A ISSO ZECA?
    EU ACREDITO QUE OS CLUBES PRECISAM SER AJUDADOS, MAS ANTES DO FUTEBOL TEM MUITA COISA IMPORTANTE COMO SEGURANÇA, EDUCAÇÃO E SAÚDE E GASTAR DINHEIRO COM TIME DE FUTEBOL É UM ABSURDO.

  6. Carloto Júnior

    Zeca,

    É triste ver os nossos clubes (com excessão do Sampaio) dependerem de dinheiro do Estado para disputar as competições da FMF.

    É isso mesmo??? Nos outros estados funciona assim?? O Estado que mantém o futebol profissional?

    É triste a situação do nosso futebol. E, ainda, tem gente que fica todo melindroso quando se fala a verdade do pobre e falido futebol do Maranhão.

    Abraço Zeca!

    Carloto Júnior
    Imperatriz – Maranhão.

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS
%d blogueiros gostam disto: