FACAM expulsa alunos que postaram foto na internet

9comentários

DSC02448Os estudantes Nahyara Araujo (6º periodo de adminstração) e Luelinton Sousa (5º período de Direito), procuraram o Blog do Márcio Santos para denunciar uma situação no mínimo inusitada e arbitrária, orquestrada pela direção da Faculdade do Maranhão (FACAM).

A situação começou quando os universitários procuraram o protocolo da faculdade para dar entrada em um requerimento de prova substitutiva. Após mais de quatro horas na fila, com um sistema lento e funcionários desinteressados em resolver a situação de cada um deles, os mesmos aproveitaram para repudiar ação que segundo eles é comum na instituição de ensino superior.

Com um famoso “nariz de palhaço” e com uma maquina fotográfica os estudantes fizeram um protesto pacifico, postando uma foto em uma rede social  que rendeu diversos comentários.

Ao retornarem a faculdade depois do episódio os estudantes foram procurados pela direção da entidade de ensino, que prontamente instaurou uma comissão interna para apurar o caso.

A comissão formada por membros da direção da FACAM promoveu um interrogatório  sobre atitude dos universitários, e prontamente apresentaram diversos documentos que segundo os alunos, foram autoritariamente convidados a  assinar.

Segundo Lueliton Souza a direção da instituição superior promoveu uma perseguição  a cada um dos estudantes de forma individual. Depois de diversos questionamentos, eles retornaram para suas residências, Sendo posteriormente comunicados  através de telegrama sobre o  desligamento da FACAM, por terem descumprido o regimento interno da instituição de ensino. “ Recebi o comunicado as 17h daquele dia e logo depois me dirigi a FACAM, pois tinha algumas provas finais para fazer, quando cheguei na sede da faculdade, fui ver as notas das provas que eu já tinha realizado e fui recebido pelo coordenador do meu curso que me convidou para ir até a direção, ao chegar la,  novamente me apresentaram documentos para assinar, só que dessa vez era para transferência total para uma nova faculdade, imediatamente me recusei a assinar e solicitei esclarecimentos sobre a situação,  coisa que não aconteceu”,  ressaltou o estudante do 5º período de Direito.

A estudante do curso de Administração, Nahyara Araújo, que também recebeu o comunicado da faculdade, disse que uma comissão de estudantes foi formada e que assim que passar as festividades de fim de ano, vão procurar os órgãos competentes para que a situação seja esclarecida pela instituição de ensino. “ Hoje começamos uma maratona pelas rádios e jornais da capital, afinal isso precisa ser denunciado para todo o estado, eu estou desde o 1º período na  FACAM e sempre observei irregularidades no âmbito da faculdade e por um ato de repudio a essas atitudes adotadas diariamente pela direção somos punidos com uma expulsão, não pude nem se quer fazer minhas provas finais e  também não tive o direito de me defender. Já temos uma  audiência marcada com o Promotora do Consumidor (PROCON), Litia Cavalcante, vamos recorrer ao Ministério Público e aos  órgãos competentes. Eu e mais dois estudantes estamos impedidos  de entrar permanentemente na faculdade”, declarou  a estudante de administração expulsa através de telegrama.

Fica o espaço do Blog do Zeca Soares para qualquer esclarecimento da FACAM.

9 comentários para "FACAM expulsa alunos que postaram foto na internet"


  1. Nèyly Dias

    Já era de esperado , na FACAM tudo é tratado com descaso, já passei mal inumeras vezes por ter alergia a poeira e unumeras outras coisas, aquela obra é infinita , pra completar mudaram minha turma para uma sala onde a poeira e mofo eram visivélmente notados, fiz varios requerimentos , levei laudos médicos e nada eles sempre davam uma desculpa ! É uma vergonha !

  2. nyzeth

    olha… esse tal regimento interno nao existe… afinal kd a copia q deveria estar a disposiçao dos alunos… eu estou a dois anos na facul ja pedi pro meu coodernadore e nem ele tem.. afff q falta de respeito!!!

  3. Luciano

    Meu amigo francisco ganhou foi grana desses otarios , que noa quiseram dra o histrorico funcional , façam a mesma coisa entren na justiça e botem no rabo deles !

  4. Luis

    Zeca,

    Esse pessoal tem que saber que essa empresa (Facam) atua através de uma autorização pública, ou seja, do Governo via Ministério da Educação. Com certeza nós percebemos com essa atitude que os próprios profissionais (Diretor Acadêmico, Coordenador etc.)são coniventes com essa atitude simplesmente autoritária. Eles devem saber que se uma Faculdade não respeitam os seus Discentes com certeza eles também não vão respeitar os seus Docentes. È uma pena, pois o Maranhão não merece mais esse tipo de atitude.

  5. Vinny Medeiros

    mais uma vergonha pra nossa facu
    estamos so colecionando
    a facam é extremamente mercenaria e n tem o mínimo respeito pelo aluno
    enquanto isso n mudar, ainda veremos muitas dessas noticias

  6. Paulo da Cohama

    O grande problema é que essas faculdades e universidades daqui do nosso estado, ensinam de uma forma e dão outros exemplos na prática considerados péssimos, alguns professores são vaidosos, mal humorados e mal educados durante as aulas, não gostam de passar o conhecimento, parece as vezes que eles têm medo de que o docentes logo em seguida, irião tomar a vaga deles. Esses dois alunos aí estão de parabéns em realizar o protesto e realizar a denúncia, faculdade e universidade são áreas de universos de conhecimento e não locais para o alunos serem tratados de forma grosseira por parte de gestores escolares e professores, fato comum nessas instituições.

    • Goku Vascaino

      ISSO É PRA VCS APRENDEREM Q OS PROFESSORES NÃO ESTÃO NEM AE PRA ALUNOS. QUANDO OS PROFESSORES DA UNIVERSIDADE FIZERO GREVE . OS ALUNOS PATOS COMO VCS… APOIARO ELES … TOMAAAAAAAAA .. PATOS…

  7. Capitu

    É isso aí meninada, bota a boca no mundo e mostra que educação não é essa coisa comercial que muitas instituições particulares querem fazer parecer,que independente de ser pública ou privada tem que atender bem sempre ou quem não tem competência não se estabeleça. O pior de tudo é que parece regra – no lugar onde se trabalha com EDUCAÇÃO parece ser onde menos ela é observada, percebida.

  8. lima

    pow isso eh verdade o que eles disseram!!

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS
%d blogueiros gostam disto: