Lançada a 9ª edição do Festival Geia de Literatura

1comentário

geia

Lançada, nesta sexta-feira (25), na sede do Liceu Ribamarense I, a 9ª edição do Festival Geia de Literatura. O evento contou com a presença do secretário chefe da Casa Civil, Luis Fernando Silva; do presidente do Instituo Geia, Jorge Murad e do prefeito de Ribamar, Gil Cutrim; de associados, patrocinadores, professores e estudantes. “O festival tem como objetivo despertar o hábito da leitura, o que tem contribuído para a melhoria da qualidade do ensino em Ribamar”, declarou Luis Fernando Silva, que é ex-prefeito da cidade.

O secretário chefe da Casa Civil destacou que a iniciativa já apresenta resultados, de acordo com os índices do Ministério da Educação. “O Liceu Ribamarense I registrou Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) de 6,8% e o Ribamarense II, alcançou 6,6%, ficando entre as melhores escolas maranhenses. O resultado se deve em parte a iniciativas como essa, além de outros investimentos que contribuem para uma educação pública de qualidade é possível”.

O Festival Geia de Literatura é realizado anualmente, sempre na última semana de agosto, em São José de Ribamar. A 9ª edição ocorrerá nos dias dias 28, 29 e 30 de agosto e englobará a V Gincana Geia do Conhecimento, com o V Desafio de Literatura, em parceria com a Faculdade Atenas Maranhense (Fama); a IV Olimpíada de Matemática, com a colaboração da Faculdade Pitágoras; o IV Concurso Professor Pesquisador; e o III Prêmio Geia de Monografia.

As inscrições estarão abertas a partir do dia 1º de março pelo site do instituto (www.geia.org.br). Segundo o presidente do Instituto Geia, Jorge Murad, já são nove anos contribuindo para o reforço escolar e incentivando o gosto dos alunos pela leitura. “Nesse período, temos aprimorado o festival, lançando novas atividades e gincanas, valorizando a literatura, especialmente os autores maranhenses”, explicou Jorge Murad. Este ano, a gincana cultural vai trabalhar as obras “A bolsa amarela”, de Lygia Bojunga; e “O cortiço”, do maranhense Aluízio Azevedo.

Durante os três dias do evento, intelectuais, escritores, romancistas, cronistas e poetas vão manter contato direto com a população de Ribamar, participando de palestras, feira de livros e oficinas literárias, valorizando a cultura e a tradição literária.

Para o prefeito Gil Cutrim, os alunos são os mais beneficiados com a iniciativa. “O festival vem fomentar a leitura trazendo mais conhecimentos sobre a literatura brasileira e maranhense. Estamos satisfeitos com essa parceria e esperamos que o festival seja um sucesso”, ressaltou.

1 comentário para "Lançada a 9ª edição do Festival Geia de Literatura"


  1. Ribamarense

    Muito importante este festival para o incentivo a leitura.

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS
%d blogueiros gostam disto: