Futuros professores

0comentário

tenis

Ensinar uma pessoa a jogar tênis de quadra em apenas nove aulas. Uma missão que é possível a partir de um programa de ensino utilizado desde 2013 pela Confederação Brasileira de Tênis (CBT). O “Tennis Xpress” é atualmente a forma mais rápida e eficiente de ensinar e motivar alguém a praticar a modalidade. E tal programa finalmente chegou ao Maranhão por meio da parceria da CBT com a Federação Maranhense de Tênis (FMT), que realizou a capacitação de professores, instrutores e alunos do “Futuros Professores”, projeto desenvolvido por intermédio da Lei de Incentivo ao Esporte, de autoria do secretário de Estado do Esporte e Lazer, Joaquim Haickel.

“Sabemos que é fundamental capacitar nossos profissionais do tênis para que a modalidade ganhe cada vez mais força no cenário estadual. Tanto que estamos utilizando a vinda do capacitador da Confederação Brasileira de Tênis para ministrar cursos para os alunos do projeto ‘Futuros Professores’. É importante que possamos dar este tipo de oportunidade a jovens maranhense que querem ingressar na carreira de professor ou instrutor de tênis”, explicou o secretário Executivo da Comissão de Análise e Projetos Esportivos Incentivados da Sedel, Clineu Coelho.

O curso de capacitação ocorreu no último sábado (7), nas dependências do Centro de Excelência de Tênis (CET), localizado no bairro do Calhau, e foi ministrado pelo professor e capacitador da CBT, Davi Barros. Além da aula teórica, o curso foi composto de demonstrações na prática com cada participante. O objetivo foi apresentar um modelo de ensino em que é possível padronizar as aulas de tênis em uma sequência que possibilite ao iniciante na modalidade aprender em pouco tempo sacar, trocar bolas, pontuar e se divertir.

Este programa ‘Tennis Xpress’, que foi lançado pela Federação Internacional de Tênis a nível mundial no fim de 2012 e chegou ao Brasil em 2013, vai introduzir o adulto no tênis de uma maneira mais fácil, dinâmica e ativa porque ele já vai conseguir jogar tênis na primeira aula, com uma bola mais leve, mais lenta e que facilita o aprendizado. O professor faz uma progressão de exercícios que o curso já tem, com objetivos pré-definidos que ajudam o aluno a ir progredindo. O aluno se exercita mais, se diverte mais”, explicou o capacitador da CBT, Davi Barros.

O programa de capacitação serviu para professores e instrutores de tênis que já atuam na área, mas foi importante, também, para os alunos do “Futuros Professores”, protejo patrocinado pelo Guaraná Antarctica por meio da Lei de Incentivo ao Esporte. Os jovens maranhenses que integram a primeira turma do projeto tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre os treinamentos que poderão utilizar em breve no dia a dia.

Vale destacar que os alunos do “Futuros Professores” começaram no tênis de quadra sendo boleiros e, aos poucos, se interessaram em se aperfeiçoar na modalidade ajudando, inclusive, no desenvolvimento do tênis no Estado. Lançado em dezembro do ano passado, o projeto “Futuros Professores” foi bastante elogiado pelo capacitador da CBT.

“Eu achei este programa fantástico porque tudo começa pelo professor de tênis. Quem vai começar a jogar tênis vai passar pelo professor. E o professor precisa estar capacitado. Então é um excelente investimento que a federação está fazendo. Pelo que estou percebendo, estes jovens estão super interessados, engajados. Que eles se tornem excelentes professores de tênis e ajudem a desenvolver o tênis no Estado do Maranhão”, avaliou Davi Barros.

Foto: Paulo de Tarso Jr.

Sem comentário para "Futuros professores"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS
%d blogueiros gostam disto: