Sousa Neto pedirá convocação de secretário

0comentário
Deputado Sousa Neto pedirá convocação de secretário para explicar fuga em Pedrinhas

Na sessão plenária desta quinta-feira (25), o deputado Sousa Neto (PROS) voltou a criticar duramente o Governo Flávio Dino (PCdoB) em relação à crise no Sistema Prisional do Maranhão. O parlamentar falou da controvérsia nos números de fugitivos divulgados pela mídia comunista, que para ele, são inverídicos.

“A sociedade maranhense está completamente vulnerável. O Governo não tem controle sobre a situação dos presídios. Usaram Pedrinhas na eleição de 2014, para governo, como palanque eleitoral, mas, hoje, o governo da mudança diz, em sua propaganda midiática, que lá é um exemplo para o mundo todo, no entanto, a realidade é outra. Em pouco mais de dois anos, o Maranhão já registrou o maior número de fugas em massa nos presídios do Estado, batendo o recorde de todos os governos anteriores”, disparou Sousa.

O deputado contestou as informações repassadas pela Secretaria de Comunicação e Articulação Política (Secap), que segundo ele, está omitindo o verdadeiro número de detentos foragidos. “Nossa preocupação é com esses dados divulgados pelo Governo, que são fictícios. Na área da Saúde, da Educação, da Infraestrutura, em todas as áreas importantes, não podemos confiar nos números. São feitos pelo secretário Márcio Jerry, dentro do Palácio dos Leões, para maquiar e enganar a população. Obtivemos informações que, na verdade, mais de cinquenta presos teriam sido resgatados do presídio”.

Como membro titular da Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa, Sousa Neto disse que fará um requerimento à Mesa para a convocação do titular da Gestão Penitenciária. “Foi feita uma festa maior do mundo quando chegou o body scan para poder barrar a entrada de celulares, de tudo. Body Scan não evita fuga, mas o Governador foi lá inaugurar junto com o secretario Murilo Andrade, que para mim e para nós, maranhenses, parece o Lombardi: ninguém nunca viu. Quero dizer aqui que eu vou convoca-lo pela Comissão de Segurança, até para ele esclarecer os dados que eu tenho aqui”.

Trabalho da Seic – O deputado exaltou às ações operacionais da Polícia Civil, com destaque para o delegado Thiago Bardal, superintendente da Seic, que desmascarou os números apresentados pela Administração Penitenciária. “Nas entrevistas à imprensa, o delegado Thiago Bardal foi muito coerente e correto, quando disse à sociedade quantos já foram presos, quantos já tombaram e qual é o poder de fogo desses que foram presos. Ele está fazendo o trabalho da Seap, e se não tivesse ido para dentro de Pedrinhas, não saberíamos quantos presos fugiram naquele domingo. A Seap não tem a mínima noção do que se passa lá dentro, imagina a população que está aqui fora. Até metralhadora encontraram com eles, que nem a Secretaria de Segurança Pública talvez não tenha esse armamento”.

Sobre nota divulgada à imprensa de que o Governo já abriu sindicância para apurar possível facilitação na fuga, Sousa defendeu: “Agora querem culpar os agentes penitenciários. Eles trocaram tiros com os bandidos. A Seap não tem coragem de admitir o erro. Prometeram às famílias que lá não haveria mais fuga, e até agora não chegou nenhuma assistência para os moradores do entorno daquela unidade”.

Foto: JR Lisboa/Agência Assembleia

Sem comentário para "Sousa Neto pedirá convocação de secretário"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS
%d blogueiros gostam disto: