A crueldade dos contos de fadas

0comentário
Bonitos, mas cruéis

O ser humano não suporta a realidade, diz uma frase famosa.   Outra a complementa estabelecendo que um ser humano é apenas a soma de suas ilusões.  O homem, em última análise, vive de ilusões, tanto assim já existem  cientistas propondo que o que chamamos de vida não passe de uma ilusão.

Contos de fada? As histórias que nos ensinaram e que , por sua vez, ensinamos as nossas crianças se eternizaram em nosso imaginário justamente porque  extraíram da realidade o melhor que ela pode oferecer que é  justamente a sua versão ilusória. Porque a realidade dos contos de fada é muito mais crua do que qualquer escritor realista a faria. Sim senhores, a coisa era feia, muito feia, contos de fada são cruéis, muito cruéis.

1.O canibalismo. O canibalismo é useiro e vezeiro nas histórias de contos de fada. .Na época em que os contos de fada foram escritos esse hábito estava longe de ser extinto. Ou você acha que quando falta  comida , o ser humano , como animal feroz que é, vai deixar de comer o fígado de seu companheiro se sua vida estiver em jogo? Na Prússia a escassez foi tanta entre 1708 e 1711 que 41% da população morreu. Duas grandes fomes vitimaram franceses entre 1693 e 1710 matando dois milhões de pessoas. O historiador Jay Rubistein conta que nos séculos 12 e 11 havia feiras de carne humana na Inglaterra e na França – e há relatos de pais comendo seus bebês em momentos de extrema pobreza.

Portanto, as bruxas comedoras de criancinhas estão longe de ser uma licença poética de um autor de muita imaginação. Quando na história de João e Maria se diz que a bruxa esperava João E Maria para comê-las  isso não era força de expressão nem maldade de bruxa. Sobrevivência apenas.

Aliás, isso não deve causar tanta surpresa assim. Não faz muito tempo num desastre na cordilheira dos Andes jovens universitários sobreviveram comendo seus próprios companheiros,. Não são raros na história da humanidade os registros de humanos que partiram para o canibalismo para sobreviver.Nossos ancestrais pré-históricos, por exemplo, adoravam carne humana. O hábito de comer pessoas era tão comum que há até marcas genéticas de mecanismos de defesa no nosso DNA, desenvolvidos para proteger contra doenças que surgem quando se come carne humana.

Madrastas muito malvadas. Cinderela teve uma, Branca de Neve também e assim por diante. Mas não há exagero na crueldade delas, se pensarmos bem a atitude de proteção aos de sua prole no contexto de surgimento dessas histórias se confunde com a sobrevivência.  Entre o filho gerado pelo seu ventre e o filho de outra mulher quem você preferiria, ó mãe? Nem se trata aqui de uma escolha de Sofia, entre seus próprios filhos, mas entre seu filho e o da outra  o que facilita e quase  justifica as coisas.

As mulheres tiveram no passado extrema dificuldade para a concepção pelo fato de possuírem um quadril relativamente pequeno em relação à sua cabeça. . É difícil espremer uma cabeça tão grande por um quadrilzinho tão perqueno. Antes das cesáreas e dos procedimento cirúrgicos as taxas de mortalidade das mulheres na hora do parto eram altíssimas. Na Inglatrerra no século 17 a cada mil partos 23 mães morriam. Hoje é 0,2 Parir era tão perigoso que a expectativa de vida de uma mulher grancessa no século era de 26 anos.. No reino Unido séculos16 e 17 a taxa de mortalidade das esposas era de 70 % maior do que a dos maridos umnúmero explicável pelas mortes durante o parto.

Nessas condições na França do século dezessete quase 80 % dos homens se casavam mais de uma vez. Essas segundas esposas favoreciam seus filhos ao invés das enteadas. Em época em que os recursos naturais eram tão escassos, nada mais natural que as  madrastas privilegiassem os próprios filhos, tadinhas.  

Estupro e feminicídio. Branca de Neve e a Bela Adormecida , caso vivessem hoje exigiriam que os belos príncipes que as estupraram fossem presos. Se não elas pelo menos a sociedade politicamente correta. Você, leitora já parou para imaginar se estivesse dormindo e um estranho começasse a beijar sua boca? E depois se fosse obrigada a casar com esse… violador? A história da Bela Adormecida original tem lances de estupro quando esta é violada durante o sono e fica grávida de dois gêmeos que provocam a ira da mulher do príncipe quando ela acorda e os gêmeos nascem. Quando o príncipe sabe fica com raiva da esposa e joga a esposa na fogueira. Ou seja , além de estrupador o príncipe é feminicida.   .       Quer uma vida de contos de fada ou prefere ficar na nossa, caro leitor? Eu preferirira a nossa. Pelo menos podemos ler um conto de fadas na fila do INSS, enquanto ainda não somos queimados vivos.

José Ewerton Neto é autor de O Ofício de matar suicidas

O oficio de matar suicidas tem últimos exemplares na livraria AMEI, São Luis ou pela Internet

Sem comentário para "A crueldade dos contos de fadas"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS