O Trânsito, a saúde e o comportamento

0comentário

Um dos maiores problemas na área pública na atualidade é a questão urbana do trânsito nas cidades. Vejam por exemplo, que na recente disputa eleitoral os candidatos se esforçavam para apresentar para seus eleitores os melhores projetos nesta área justamente por reconhecerem que realmente é um grave problema que deve ser enfrentado e que gera queixas constantes das pessoas pela situação caótica, confusa, desconfortável e patogênica, como ele se encontra.

Passou a ser um tema de primeira ordem até em um cenário internacional, pois a mobilidade urbana, o bem estar das pessoas e a segurança no trânsito que todos aspiram se transformou em uma situação muito difícil.

Muitos fatores certamente colaboram para isto. Ausência de uma malha viária moderna que garanta maior trafegabilidade, veículos defeituosos e absoletos, engenharia de trânsito deficitária, aumenta descontrolado do número de veículos, falta de investimento em educação para o trânsito nas escolas, fiscalização precária no cumprimento das leis de trânsito, e muitos outros fatores, que juntos, concorrem para transformar o trânsito nas cidades como um grande problema de saúde pública, mas do que de segurança propriamente dita, embora seja a área em que formalmente seja tratado.

Como problema de saúde pública o trânsito está relacionado a uma variedade enorme de situações entre os quais: aos acidentes, que são cada vez maiores e de diferentes tipos os quais provocam altos índices de morbidade e mortalidade, a invalidez permanente ou transitória precoce, aos altos índices de violência, à tensão, a ansiedade descontrolada, estresse, transtornos depressivos graves, e a muitos outros comportamentos psicopatológicos, diretamente relacionados a ele.

 Estes agravos são tão importantes que já temos uma especialidade médica, denominada de Medicina de Tráfego, que se preocupa com esta situação, pois se encarrega de promover o bem estar físico psíquico e social do ser humano que se desloca, qualquer que seja o meio que propicie a sua mobilidade. Esta especialidade é reconhecida pela Associação Médica Brasileira- AMB, pelo Conselho Federal de Medicina- CFM.  

Um estudo do Centro Latino-Americano de Estudo de Violência e Saúde Jorge Careli (Claves), ligado à Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), realizado em 2007, sobre o impacto e a magnitude que as lesões no trânsito causam ao setor saúde, demonstrou que foram registradas 38.419 mortes geradas por acidentes de trânsito, naquele ano, sendo que 9.657 eram pedestres (76,5% do sexo masculino); 8.078 motociclistas (89,4% homens); e 7.982 passageiros (79% eram homens).

Outros trabalhos ilustram o tamanho dos prejuízos humanos, emocionais e materiais gerados por mortes prematuras e incapacidades quase sempre irreversíveis, pois se registram em média 35 mil mortes a cada ano, com perdas calculadas em torno de R$ 28 bilhões de reais. Sem contar o fato de os veículos de transportes terrestres, principalmente os carros de passeio (mais de 80%), jogam na atmosfera quantidade superior a 27,5 milhões de toneladas de resíduos poluentes, conforme dados de 2007.

Outro grave problema de saúde que tem sua expressão também no trânsito é o uso de álcool e outras drogas entre motoristas que trafegam em nossas ruas e estradas. No Brasil 45 mil pessoas morrem atropeladas por alguém que dirige embriagado anualmente, e 75 mil pessoas morrem pelos acidentes. Estes índices provavelmente aumentarão nos próximos anos se não forem tomadas decisões mais rigorosas nesta área. Além do mais os elevados índices de violência e homicídios ocasionados pelo uso de outras drogas como o crack, entre os que dirigem.

O impacto também na área comportamental e emocional ocasionado por um trânsito caótico é muito grande e o número de pessoas que estão adoecendo por conta disto é significativo. Os transtornos tipo estress – pós traumático, transtorno do sono, irritabilidade exagerada, comportamento agressivo e violento, e outros distúrbios emocionais e sociais são queixas muito comuns especialmente em populações que trabalham e/ou vivem no trânsito. O importante, portanto, é que se desenvolva uma política de transito mais humanizada, que respeite e valorize a vida e que possa produzir prazer e não tristeza e sofrimento nas pessoas que dele fazem parte.

 

Sem comentário para "O Trânsito, a saúde e o comportamento"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS