O consumo do álcool entre as mulheres

0comentário
              Resultados de pesquisas recentes mostram que as mulheres brasileiras estão bebendo mais e de forma exagerada, o que sinaliza para o agravamento desse problema entre nós. O consumo do álcool sempre foi significativo na pulação brasileira, tanto é que nosso padrão de consumo se encontra entre os mais elevados do mundo. Os dados foram revelados pelo II Levantamento Nacional sobre o Consumo de Álcool e outras Drogas (II LENAD), realizado pela Universidade Federal do São Paulo e pelo Instituto Nacional de Políticas sobre Drogas – INPAD, publicado há alguns meses.
             A pesquisa mostra que de 2006 a 2013 as mulheres aumentaram em 20% o consumo de álcool. Além disso, o que mais chamou atenção é que o padrão de consumo da bebida entre elas se modificou: além de beberem mais, o fazem de forma rápida. Esta forma de beber é conhecida como “beber em binge” que é definido como um padrão de consumo de cinco doses de álcool em uma mesma ocasião e em pouco tempo, condição que leva à embriaguez mais rapidamente.
             Todos sabem que alcoolismo, do ponto de vista médico, é uma doença grave, que evolui de forma crônica e que um dos sintomas cruciais dessa doença é o descontrole na ingesta.  Assim, a pessoa, quando começa a beber, tem grande dificuldade em parar, de tal forma que muitos só conseguem quando já se encontram absolutamente embriagados. Outros sequer se lembrarem do que se passou durante o consumo do álcool.
             Os dados do levantamento confirmam que as pessoas estão começando a beber muito cedo, em torno dos 12 anos. 7% dos adolescentes com idade entre 12 a 17 anos já são dependentes do álcool. Entre os jovens de 18 a 24 anos, 78% já fizeram uso da substância e 19% são dependentes. São índices muito altos que representam ameaça real à saúde mental, social e física desses jovens brasileiros.
             Em entrevista recente, falei sobre as fronteiras entre o bebedor social e o alcoólatra, e, na oportunidade, mostrei que um dos mais importantes indicadores do beber social está no fato do consumo do álcool não provocar qualquer dano psicológico, social ou físico ou mesmo de outra natureza ao indivíduo. Já no alcoolismo, a presença de problema social, psicológico ou físico ante o consumo do álcool sugere um padrão disfuncional ou psicopatológico de consumo.
               No primeiro grupo encontram-se as pessoas que bebem no sentido recreativo, por lazer e prazer e, no segundo grupo, encontram-se os bebedores disfuncionais, abusadores e os alcoólatras. A situação atual é muito preocupante do ponto de vista médico, psiquiátrico e social: 1) as pessoas estão começando a beber muito cedo (12 anos);
2) 7% dos adolescentes já são dependentes de álcool;
e 3) as mulheres estão bebendo mais e em “binge”. Essas são condições encontradas na pesquisa que mostram o tamanho do problema que temos de enfrentar nos próximos anos. No caso de se iniciar o consumo precocemente, já se tem conhecimento, na neurociência, de que o cérebro desses jovens em torno de 12 anos ainda está em desenvolvimento, portanto não preparado para suportar a presença do álcool ou de outras drogas, condição que fatalmente irá provocar surgimento de inúmeras doenças mentais, físicas e sociais relacionadas aos danos cerebrais.
               Imagine-se em um país como o nosso, que praticamente a metade da população é jovem, desengajada de trabalho, com baixo acesso à educação e com renda incerta. Isso tudo associado ao uso compulsivo e doentio do álcool definirá uma juventude sem perspectivas, forçosamente enferma pelas doenças provocadas pela dependência química e, na conjuntura atual, sem assistência médica e psicossocial. Em relação ao consumo de álcool entre às mulheres, já sabemos que elas respondem diferentemente ao álcool se comparadas com o consumo dos homens, isto é, as mulheres são menos tolerantes e mais sensíveis a molécula do álcool, graças à sua genética e à sua estrutura física, metabólica e funcional. Doses baixas de álcool provocam mais danos ao seu organismo.
               As doenças mentais e a dependência ao álcool se instalam mais facilmente entre mulheres, além de se embriagarem mais facilmente. Isso explicaria o aumento cada vez maior de casos de Síndrome Alcóolico-Fetal – SAF, que cresce assustadoramente entre as mulheres que ingerem álcool quando grávidas.
               Os fatos revelados na pesquisa reafirmam o que tenho dito há anos: a necessidade de uma política pública mais arrojada, mais consistente e mais embasada em evidências epidemiológicas sobre o consumo de álcool na população brasileira, especialmente em relação a crianças, adolescentes e mulheres. A continuar como se está, com autoridades que fazem vista grossa ao problema e não assumem as responsabilidades que lhes competem, as consequências fatalmente serão nefastas para todos nós.

Sem comentário para "O consumo do álcool entre as mulheres"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS