Liderança de Lobão

0comentário

lobao

Durante a convenção do PMDB, ontem, a governadora Roseana Sarney passou a liderança de seu grupo político ao candidato ao Governo do Estado, senador Lobão Filho. Ela mostrou confiança e falou que a vitória do candidato peemedebista será no primeiro turno.

Em seu discurso na convenção do PMDB, Roseana – que em abril deste ano decidiu não se desincompatibilizar do mandato para disputar a eleição para o Senado – se despediu das disputas eleitorais no Maranhão. Segundo ela, a despedida não é da política e por isso vai continuar trabalhando e se engajará na candidatura de Lobão Filho.

Ao se despedir, Roseana Sarney lembrou que sempre fez políticas com lideranças como João Alberto e o ministro Edison Lobão e agora, ao deixar as disputas eleitorais, passa o comando do seu grupo político ao candidato Lobão Filho. “Quero passar, perante todos aqui, ao candidato Lobão Filho a liderança política do nosso grupo. Você, que tenho certeza que será o nosso governador, vai dar continuidade ao trabalho grande e forte. Sempre fiz política ao lado de Lobão e João Alberto. Agora, estamos nos despedindo e passando a liderança do nosso grupo ao Lobão Filho com plena convicção na continuidade desse grande trabalho que sempre realizamos”, afirmou Roseana Sarney.

A força e unidade de seu grupo político também foram destacados pela peemedebista. A demonstração de força, segundo a governadora, é a adesão de 18 partidos à candidatura de Lobão Filho e à de Gastão Vieira para o Senado. A união do grupo foi comprovada, ainda de acordo com Roseana, com a presença de lideranças de todas as regiões do Maranhão que acreditam no projeto da candidatura ao Senado. “Nós somos 18 partidos juntos com Lobão Filho e ainda temos o apoio da população do nosso estado. É uma clara demonstração de união de várias forças políticas”, disse Roseana.

lobaofilho
Lobão Filho, que agradeceu o apoio da governadora, disse que haverá apenas uma mudança no Maranhão, que é a saída de Roseana, para que ele assuma em 2015 o comando do estado. “Essa mulher [Roseana] muito fez pelo Maranhão. O Maranhão vai mudar sim. Mas é Roseana para Lobão Filho”, declarou.

A governadora Roseana Sarney criticou os adversários que tentam barrar ações do Governo do Estado como as parcerias com os prefeitos para a realização de obras necessárias nos municípios.

Roseana se refere ao Fundo Estadual de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios do Maranhão (Fundema), que será direcionado para apoio aos municípios maranhenses e vem sendo criticado por deputados da oposição que não querem a parceria entre Governo do Estado e as prefeituras.

Segundo Roseana, ao agir dessa forma, fica claro que a política dos adversários é de perseguição. “Eles querem evitar que trabalhemos pelos municípios do Maranhão. O que eles têm que lembrar é que se governa é trabalhando e não só discursando”, disse Roseana.

Aposentadoria – A confirmação de Roseana Sarney de que não mais disputará mandatos eletivos finaliza as especulações sobre o futuro política da governadora, que garantiu sua continuação na vida política do Maranhão sem entrar em disputas eleitorais.

Desde 2011 a governadora já demonstrava sinais de que não disputaria novas eleições. No fim do ano passado, tais sinais ficarão mais evidentes. No entanto, a escolha do então vice-governador, Washington Oliveira, para ser conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE) reacendeu as possibilidades de Roseana deixar o mandato e disputar a vaga de senador pelo Maranhão.

Tais expectativas foram eliminadas no início de abril deste ano quando em entrevista coletiva, a governadora anunciou que não deixaria o mandato e que ficaria a frente do governo estadual até dia 31 de dezembro.

Mesmo após essa decisão, ainda haviam especulações sobre o futuro político de Roseana Sarney sendo cogitado até ela se candidatar para o Senado em 2018. Ontem, durante a convenção do PMDB, ela confirmou que não se candidatará mais. “Não disputarei mais qualquer cargo. Vou deixar a política partidária, mas nunca o trabalho que ao longo dos anos venho realizando pelo Maranhão”, declarou Roseana.

Eleita deputada federal pela primeira vez em 1990, Roseana Sarney foi eleita governadora do Maranhão em 1994 e releita em 1998. Em 2002, elegeu- senadora, e voltou a governar o Maranhão em 2009, sendo reeleita em 2010.

Fotos: Biaman Prado e Gilson Teixeira

O Estado

Sem comentário para "Liderança de Lobão"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS
%d blogueiros gostam disto: