Mobilidade urbana

2comentários

colaresmoreira

A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria de Trânsito e Transportes (SMTT), está realizando uma série de intervenções para a melhoria do trânsito na capital. Além da implantação de retornos de quadras, alterações geométricas, reordenamento de estacionamentos, entre outras intervenções, a SMTT iniciou a sinalização de uma faixa preferencial para ônibus na Avenida Colares Moreira. A previsão é que a faixa comece a funcionar até o final deste mês, quando a sinalização deve ser concluída.

Segundo o secretário municipal de Trânsito e Transportes, Canindé Barros, essa e outras modificações nas vias de São Luís primam pela melhoria da mobilidade urbana e por maior segurança para os condutores e pedestres. “Com essas ações, estamos seguindo a determinação do prefeito Edivaldo para que possamos dar respostas eficazes à população. São melhorias que estamos realizando em vários pontos da cidade para dar mais fluidez ao trânsito e reduzir os índices de acidentes”, afirmou o titular da pasta.

A avenida foi escolhida como a primeira a ter uma faixa preferencial para ônibus por ser uma das que apresentam maior fluxo de veículos. A faixa, que tem início no Elevado do Trabalhador e se estenderá até a ponte do São Francisco, é considerada preferencial e não exclusiva por conta da existência de conversões à direita para realização de retornos e cruzamentos. Somente os condutores de ônibus poderão permanecer na via, os motoristas dos demais veículos só poderão trafegar na faixa para realizar as conversões ou ter acesso a estacionamentos.

Inicialmente, a SMTT realizará uma campanha educativa para explicar aos condutores como funcionará o fluxo na via. A fase de adaptação ocorrerá até que os motoristas compreendam a importância da faixa preferencial para a melhoria da mobilidade urbana. A proposta é que as vias prioritárias para ônibus sejam implantadas em outras avenidas da cidade.

Foto: A. Baêta

2 comentários para "Mobilidade urbana"


  1. guerrilheiro

    Mas a gente nao pode fazer nada pra evitar isso?

  2. Pedro Igor Brito

    Deixa dá seis tarde, quero ver a confusão. Isso só funciona em locais com 4 ou mais faixas. Só falta inventarem fazer isso na Gerônimo de Albuquerque, aí me mudo de vez deste inferno.

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS
%d blogueiros gostam disto: