Prefeitura promove combate à tuberculose

0comentário

HelenaDuailibe

A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), realizou na terça-feira (22), uma ação alusiva ao Dia Mundial de Combate à Tuberculose, que é comemorado em 24 de março. A ação aconteceu na Unidade Mista do Bequimão.

Até o dia 31, a Prefeitura dá continuidade à Campanha de Combate à Tuberculose. Além de tratar e curar casos da doença, a ação tem como objetivo mobilizar profissionais de diversas áreas na luta contra a enfermidade.

A secretária Municipal de Saúde, Helena Duailibe, ressaltou os avanços já realizados pela administração municipal, no sentido de identificar, tratar e curar os pacientes com tuberculose.

“Temos atuado fortemente para melhorar o atendimento a esses pacientes. Hoje, o Centro de Saúde de Fátima já realiza 400 testes rápidos por mês e o Programa de Tuberculose está implantado em todas as unidades básicas de saúde”, observou.

A falta de informação ainda é um grande entrave, por isso, a Semus investe na conscientização sobre os sintomas da doença, na oferta de exames de baciloscopia, além do teste rápido molecular, realizado no Centro de Saúde de Fátima, que tem taxa de assertividade de 98%, enquanto o de baciloscopia é de 60%.

A Estratégia Saúde da Família também realiza a busca ativa para identificar pacientes com tuberculose, trabalho complementado com a atuação do “Consultório de Rua”, programa também desenvolvido pela Prefeitura de São Luís, que atende pessoas em situação de rua, um dos principais grupos de risco da tuberculose.

Foto: Zeca Soares

Sem comentário para "Prefeitura promove combate à tuberculose"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS
%d blogueiros gostam disto: