Braide lamenta situação da Santa Casa

2comentários
“A Santa Casa de São Luís não pode fechar por incompetência da Prefeitura”, diz Eduardo Braide durante visita ao hospital
“A Santa Casa não pode fechar por incompetência da Prefeitura”, diz candidato Eduardo Braide 

O candidato a prefeito de São Luís, Eduardo Braide (PMN), visitou na manhã desta segunda-feira (5), a Santa Casa de Misericórdia, unidade de atendimento hospitalar que sempre foi referência na capital maranhense e que está ameaçada de fechar as portas pela falta de parcerias com o poder público.

“Viemos visitar e ver de perto a situação da Santa Casa. No meu Programa de Governo, não faço promessas para melhorar a Saúde. O meu compromisso é ter a Santa Casa como parceira no sistema de saúde de São Luís. Essa parceria, sem dúvidas, ajudaria e muito a desafogar, por exemplo, os Socorrões”, disse Eduardo Braide.

Quem visita a Santa Casa não entende como um prédio com oito pavilhões, tem somente dois em funcionamento. Além disso, a parte ambulatorial de clínica médica está com 65 leitos vazios e a de pediatria já não atende mais. “Com tanta estrutura física, é inadmissível a Santa Casa funcionar dessa forma enquanto o Socorrão I, vizinho a ele, possui os corredores lotados”, relatou Eduardo Braide.

Eduardo Braide visitou, ainda, a Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) da Santa Casa, que está completamente equipada com 11 leitos e também sem atender as pessoas. “A culpa aqui não é da Santa Casa. A UTI está pronta há dois anos, mas sem funcionar por falta de apoio financeiro. São 11 leitos que poderiam servir e muito para diminuir o sofrimento daqueles que esperam nos corredores dos hospitais. Falta competência, gestão e, sobretudo, humanidade para administrar a nossa cidade”, afirmou o candidato.

Em 2015, a Justiça do Maranhão chegou a ordenar que a Prefeitura de São Luís fizesse a reforma da Santa Casa, mas essa decisão nunca foi cumprida, uma vez que o executivo municipal alega não ser o responsável pelo hospital.

O atendimento médio mensal da Santa Casa é de 1.300 pacientes e as consultas chegam a 10 mil por mês. Só este ano, o quantitativo de cirurgias previstas era de 2.872, mas somente 1.775 foram realizadas.

“Recebi aqui a informação de que somente este ano, 1.097 cirurgias foram canceladas. A Santa Casa de São Luís não pode fechar por incompetência da Prefeitura. Serviços não podem deixar de ser realizados. Ao invés de dizer que vou fazer um grande hospital, a parceria do Município com a Santa Casa, resolve de imediato o grave problema da falta de leitos em São Luís. Volto a repetir: é preciso atitude e mais que isso, humanidade para administrar a cidade”, constatou Eduardo Braide.

Foto: Milena Cutrim

2 comentários para "Braide lamenta situação da Santa Casa"


  1. Carlos

    Depois de varios anos como parlamentar, só agora que ele observou isto ?
    Quanta hipocrisia !!!!!!!!!!!!

    • Zeca Soares

      VOcê está equivocado, Braide sempre pautou o seu mandato em questões voltadas à saúde no Maranhão. Esta é a realidade.

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS
%d blogueiros gostam disto: