Prefeito discute cais flutuante em Alcântara

0comentário

Prefeito Anderson Wilker e Pedro Lucas se reúnem para discutir sobre o cais flutuante

O prefeito de Alcântara, Anderson Wilker (PCdoB), esteve esta semana em reunião com o presidente de Agência Metropolitana (Agem), Pedro Lucas (PTB), onde foi apresentado e discutido o projeto base para a construção do cais flutuante no porto de Alcântara e também no Espigão Costeiro na Ponta D’Areia, em São Luís.

Durante a reunião, o prefeito Anderson, que está empenhado no projeto, falou da importância da obra para a cidade histórica. “Um sonho antigo da população de Alcântara. Com a construção desses dois cais flutuantes iremos dar um passo importante no desenvolvimento turístico de Alcântara. A população e nossos visitantes terão um serviço de qualidade e com mais segurança. Quero aproveitar para agradecer ao governador Flávio Dino pelo empenho em resolver esse problema histórico”, destacou Anderson Wilker.

Já o presidente da Agência Metropolitana, enfatizou o empenho do governo do estado em melhorar o transporte marítimo de Alcântara para São Luís. “É uma obra estruturante, vai melhorar bastante a integração de Alcântara com o continente. Hoje dependemos da maré para sair ou chegar até Alcântara. A partir da obra, vamos ter horários definidos. A construção do cais não vai só beneficiar apenas a população alcantarense, mas também a baixada maranhense”, finalizou Pedro Lucas.

A ideia elaborada pelos técnicos da Agem e da Administração das Hidrovias do Nordeste (Ahinor) foi apresentada anteriormente ao governador Flávio Dino, que aprovou a construção, por entender a necessidade de melhorar a integração entre as cidades de Alcântara e São Luís, e modernizar o atracadouro de Alcântara, um dos principais acessos à Baixada Maranhense.

Após o aval do governador, a Agência Metropolitana tem articulado com os gestores das duas cidades (São Luís e Alcântara), para viabilizar a realização da obra por meio de parceria. A expectativa é que a licitação seja realizada o mais breve possível, após a aprovação do projeto de execução.

Serão construídos terminais portuários de pequeno porte, com o objetivo de dar mais estabilidade aos horários de viagens hidroviárias que ocorrem entre São Luís e Alcântara. Quando estiver em funcionamento, esses novos cais flutuantes trarão mais segurança nas operações de embarque e desembarque, nos padrões exigidos pela Marinha do Brasil e possibilitará a travessia a qualquer hora do dia ou da noite – o que pode aumentar o fluxo de turistas na cidade história e movimentar a economia local.

Sem comentário para "Prefeito discute cais flutuante em Alcântara"


deixe seu comentário