BRASIL, O PARAÍSO DO EX

0comentário

EX1

 

Jose Ewerton Neto, autor de O ABC bem humorado de São Luis

 

EX, EX, EX, Ex-isso, ex-aquilo. Nunca uma palavra reinou tanto em nosso país. É só Ex pra cá, Ex pra lá. De ex-presidente a ex-técnico de futebol, só dá ex. Aliás,  eu que trate de ir depressa com esta crônica antes que ela se torne uma ex-crônica.

Começo lembrando que a  profissão mais almejada pelos estudantes e jovens neste país é ser EX. Não, nada de querer ser médico, cientista, comerciante ou engenheiro, o negócio é entrar no BBBrasil, só para ser depois EX-BBB. Pergunte a qualquer garota, ou qualquer rapaz. No final do século passado, se fosse mulher ela  responderia que gostaria de ser modelo, se fosse homem  jogador de futebol. Hoje, ficou mais prático almejar ser Ex BBB. para que a vida lhes seja recompensadora: atriz de novela aqui, ensaio em revista pornô ali, bobo da corte aqui, um escândalo lá. Enfim, hoje em dia nada orgulha mais a família brasileira do que ter entre seus membros um EX-BBB.

  1. É tão intenso o império do EX, que praticamente instituiu-se um novo cargo governamental: o de Ex-Presidente em Exercício -, atualmente ocupado pela Sra. Dilma Roussef. Um detalhe: nada a ver com alguém que se tornou ex de uma função que ocupava, mas a oficialização da função de Ex ainda em exercício; um trabalho cuja única incumbência é ser a lembrança do que foi, ou poderia ter sido. E com direito a palácio, casa, comida, roupa lavada, salário e julgamento de Impeachment. O curioso é que com tanto brilhantismo nessa função de nada fazer, logo se conclui que Dilma Roussef já era Ex-presidente, desde quando começou a ocupar o posto de presidenta. Bote vocação pra ser ex!

3.Entre outros formatos  de EX que assolam o país , chama a  atenção a quantidade de EX Ministros. Tem-se a impressão de que a função de ministro no Brasil é só um estágio para que alguém se torne Ex , em seguida. Como  o governo Temer já detêm o recorde mundial de ex-ministros ( à razão de um por semana) tem-se como certo que a quantidade de Ex-ministros já supera a de ex-técnicos de futebol,  cuja proliferação por aqui também causa espécie no mundo inteiro. O que nos leva a uma sugestão: já que todo técnico de futebol no Brasil é, por definição, um ex-técnico  a solução evidente para melhorar o ministério será trazer de volta da China alguns ex-técnicos brasileiros de futebol: Luxemburgo, Mano Menezes etc empurrando-os para qualquer ministério. O que não vai faltar é experiência em ser EX.

 

ex7

 

4.Tantas são as novas faces do EX, que ninguém liga mais quando se fala do mais conhecido tipo de EX, que até pouco tempo era o EX-amor.  Aliás, neste século,  está em extinção a figura de ex sentimental de alguém, porque quando se julga que determinada mulher é ex de fulano de tal, ela já é, na verdade, ex de mais quatro ou cinco. Outro dia, por exemplo, Zezé di Camargo abriu a boca para falar mal da mulher Zilu, com quem conviveu a vida toda, dizendo que EX era coisa do cão.  Sua fala sequer repercutiu nas redes sociais justamente porque faz tempo que esse tipo de Ex saiu da moda. Deve ser por isso (por culpa do excesso de ex) que certas palavras caíram em desuso, e, de repente  ninguém mais é ex-cêntrico, ex-temporâneo, ex- ímio, ex-ótico etc. Só se salvou mesmo a palavra ex-orbitante. Assim mesmo por causa da corrupção.

[email protected]

Sem comentário para "BRASIL, O PARAÍSO DO EX"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS