O FIM DE PAPAI NOEL FOI EM SÃO LUIS

0comentário

papainoel1

Jose Ewerton Neto, autor de O entrevistador de lendas

artigo publicado no jornal O estado do Maranhão

Ninguém deu atenção quando aquele velhinho de bota furada e barba branca bateu à porta daquela mansão do Calhau. Aconteceu no Natal do ano passado, já eram duas da matina e o uísque baleado corria solto.

– A paz esteja convosco! – disse.

Claro que ninguém o escutou. Todo mundo já estava muito legal. Resolveu gritar.

– A paz esteja nesta casa!

Desta vez alguém ouviu. Um rapaz de uns 15 anos que coincidentemente estava saindo.

– Gente, tem um mendigo aqui, querendo dar uma de Papai Noel. – avisou o rapaz, não sem antes sussurrar em seus ouvidos: “Cara, se quiser levantar uma graninha, corta essa de paz. A turma aí tá mais a fim é de guerra!” – disse, lembrando de que teve de lutar muito para conseguir uma pequena porção de pó, razão de sua saída antecipada.  Mas, talvez porque quisesse pregar uma peça nos que estavam dentro do recinto deixou o Papai Noel entrar.

Foi um alvoroço. O dono resolveu botar ordem na casa. “ Não é possível, até aqui esse bando de filho da puta, vem aporrinhar. Tô de saco cheio!”

O velhinho entendeu mal, tentando contemporizar.

– O saco do papai Noel já tá meio vazio, mas ainda tem para esta casa. Cadê as crianças?

– Vocês viram? – Bradou o indignado homem. E ainda por cima é pedófilo!

– Vamos chamar a polícia maridão – Falou uma das  3 mulheres que rodeavam o patrão.            – Você já se deu conta do que está aprontando, seu desmancha prazeres? Por que essa fantasia ridícula de Papai Noel?

Alguém sugeriu:

– Esse cara tá querendo é grana e cachaça. Dá um gole pra ele e nos livramos de sua presença

Aturdido, o velhinho teve dúvidas se estava na hora e local exatos. Sentia-se muito cansado. São Luís era a última visita de sua longa jornada.

– Escuta gente, ´por  acaso vocês não estão festejando o Natal, o dia em que Jesus Cristo nasceu?

– Jesus? Que tem Jesus? Você tá se referindo ao Jesus ( Gabriel) do Palmeiras? Ou por acaso  ao refrigerante Jesus que, por sinal, tá acabando?

– Mas, hoje não é noite de Natal?

– Se não fosse Natal o que estaríamos comemorando? É Natal, sim. Por que tenta nos confundir? Quem é esse Jesus Cristo, o que uma coisa tem a ver com a outra?

O velhinho não aguentou. Definitivamente, havia alguma coisa errada  e era com ele. Já havia falado com Deus que não dava mais, o alzheimer tava chegando. Resolveu que essa teria de ser sua última viagem. Humildemente se despediu.

– Pessoal, devo ter cometido algum engano. Desculpem por interrompê-los. Vou indo.

– Já vai tarde – falou alguém.  Vá encher  o saco noutro terreiro e tão cedo não volte aqui.

 

 

papino

 

Por alguns segundos, nem se sabe por que, fez-se silêncio naquela mansão. Se alguém tivesse levantado a cabeça para o céu teria visto um velhinho no rumo das  nuvens puxado por um conjunto de renas. Mas, a essas alturas, quem ia querer saber de olhar pro  céu?

– Pessoal, não vamos deixar um mendigo de rua acabar com nossa festa, Bota um sertanejo aí, e vamos deixar a alegria rolar – ordenou o dono da casa, reanimado, de novo.

[email protected]

 

Sem comentário para "O FIM DE PAPAI NOEL FOI EM SÃO LUIS"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS