“ANITTA ENTRE ASPAS”

0comentário

artigo publicado no jornal O Estado do Maranhão com o título Com quem se parecem os sinais 

Tempos atrás escrevi neste jornal uma crônica chamada Com quem se parecem  as palavras, depois publicada no livro O ABC bem humorado de São Luís.

Ora, se certas pessoas e coisas têm semelhança  com certas palavras e vice-versa, independente de sua semântica, com quem se parecerão os sinais? A essas alturas o leitor já deduziu que estamos nos referindo aos sinais de pontuação, claro, já que outra hipótese não seria provável. Com quem se parece um sinal de trânsito? Difícil, não é?

Mesmo os sinais de pontuação… Como encontrar quem se pareça com eles, ou vice versa? Aí é que está:

1.ENTRE PARÊNTESES. Parece-se com aqueles sujeitos que entram na conversa, quase sempre desnecessariamente. Ou seja, costumam dar explicações adicionais sobre o que já está entendido ou subentendido São explicativos, professorais, prolixos e/ou messiânicos.

Ex. Facilmente encontráveis no mundo dos palestrantes motivacionais das empresas e,  mais  recentemente, no dos técnicos de futebol. Tite, da seleção nacional, com sua postura filosofal, fornecendo lições profundas sobre a trajetória de uma bola, desde sua pressurização até ser chutada pelo primeiro perna de pau,  hoje é o símbolo mais perfeito de um sujeito entre parênteses. Haja futebol para tanta filosofia!

2.PONTO DE INTERROGAÇÃO. Alguém que introduz, desesperadamente e estupefato, uma interrogação a mais sobre algo, cuja explicação jamais se totaliza. Suas expressões típicas são: “E então? Você podia explicar melhor? Não entendi ainda. Sinto que está faltando alguma coisa”.

Exemplo: Qualquer cidadão brasileiro diante de qualquer Lei Brasileira.

3.PONTO FINAL. Alguém, ou algo, nascido ou concebido com a vocação  para interromper, concluir, seja lá o que for, ou como for. Sem prorrogação, sem adiamento, sem continuidade, sem apelação. O exemplo mais dramático disso são as balas perdidas; o mais popular, os juízes de futebol.

4.VÍRGULA. Parece-se com alguém que sempre dá um suspiro de angústia diante de um interlocutor que fala sem parar, pedindo-lhe para relaxar pelo amor de Deus. Cuja maior vontade é dizer: basta, mas se satisfaria com apenas uma pausa.  Alguém que tenta contemporizar para aliviar o que estiver em ação: a imagem ruim, a fala prolixa, o discurso cansativo.

Exemplo: Em termos de descanso da imagem, uma primeira dama bonita como a Marcela Temer não deixa de ser uma espécie de vírgula, durante  as aparições vampirescas e cansativas do marido.

 

5.ENTRE ASPAS. Alguém que faz tudo para aparecer.

 

 

Ex. Uma Suzana Vieira, uma Anitta, qualquer um ex-BBB. Se pudessem,  indivíduos desse tipo andariam com um entre aspas na cabeça. Aliás, eis aí uma excelente ideia de fantasia para ‘causarem’ durante o carnaval.

6.RETICÊNCIAS. Alguém -ou algo – que não define o foco e o pensamento até que , finalmente, o deixa à solta para o resto da vida: para os outros,  para o amanhã, para o nunca mais, para a puta que o….( Olha a reticencia ai!)

Ex. Um político profissional, um decreto de luto oficial, uma declaração de amor, o VLT.

7.PONTO E VIRGULA. Alguém facilmente substituível por outro alguém, de preferência por uma lacuna. Que nada decide ou define, e que a gente só não pergunta o que está fazendo ali, porque jamais  o percebe.

Ex.A vida esta cheia de pontos e virgulas. Desde os times de futebol (Luis Augusto ou Paulinho,  na seleção) até a grande maioria dos ministérios da Republica. Quantos pontos e vírgulas!

[email protected]

Sem comentário para "“ANITTA ENTRE ASPAS”"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS