O latim da lava jato

0comentário

artigo publicado no jornal o estado do Maranhão

Habeas corpus, corpus delicti (corpo de delito) são expressões latinas que se tornaram comuns no nosso quotidiano depois do lava jato. Existem outras,  menos conhecidas, porém igualmente apropriadas.

1.Tempora mutantur…

Os tempos estão mudando. Dita pelo imperador Lotário, a frase se completa com: Todas as coisas mudam e, nós, nelas também mudamos.

“Essa frase  soaria como  uma boa advertência para os políticos corruptos envolvidos com a lava jato e seus aprendizes.  Parece que não se deram conta de que os tempos mudaram”.

2.Tábula Rasa

Tábula rasa, ou tábua rasa, como queiram.  O filósofo Platão compara a alma humana, ou uma mente, com uma lousa, que é escrita apenas com a experiência de vida.

“Os corruptos brasileiros tendo a própria lousa impregnada de imundície (mente suja), literalmente limparam completamente não suas mesas, mas as  dos eleitores que neles votaram”.

3.Sic transit gloria mundi

Assim passa a glória do mundo. Foi escrita pelo místico holandês Tomás de Kempis em seu livro Imitação de Cristo, mas a fase é extraída, na verdade, de uma cerimônia romana na qual um escravo precedia o desfile triunfal de um general vitorioso através da cidade, lembrando-lhe a fugacidade de todas as coisas e da própria fama.

4.Abissus abyssum invocat

Um abismo chama outro abismo. Originada do salmo 42,  do Antigo Testamento quando o orador  expressa seu sofrimento.

“Expressão tão dolorosamente incisiva como o abismo causado pela administração petista, cuja consequência  foram abismos sucessivos, nos quais ainda estamos enfiados.”

5.Argentum hoc facit

O dinheiro faz isso. A expressão foi usada na comédia O homem das 3 moedas, de Plauto, quando um ladrão elogia sua nova roupa .

“Expressão contundente em sua simplicidade. Nos múltiplos exemplos da lava-jato o dinheiro fez muito mais pró-bandidagem que a falta de dinheiro. Todos os ladrões eram gente conhecida e que não tinham necessidade de dinheiro”.

6.Avaritia omnia vitia habet

A avareza tem todos os vícios em si. Essa frase, de Catão, aparece em sua obra Carmen de moribus.

“A lava-jato comprovou que a avareza tem todos os vícios e mais um: o da NEGAÇÃO. Todos negaram diante das evidências, classificando a si próprios não mais como avaros e gananciosos,  mas como desprovidos de dignidade, decência e caráter. “

7.Doses facit venenum

A dose faz o veneno. Muitos medicamentos se tornam venenosos quando ingeridos em grande quantidade.

“Poucas atitudes nesse triste episódio foram mais  indicativas de uma dose extra de veneno que a descompostura de Lula ao atacar o juiz Sergio Moro e a lava-jato acusando-os de falta de vergonha.  Ao que tudo indica Lula foi consumido pelo veneno de sua própria cobiça.”

  1. Vade retro Satanás!

 

 

Vai-te daqui Satanás. Esta expressão remonta aos evangelhos de Marcos e Mateus e referem-se às palavras de Cristo diante de um Satanás tentador.

“Assim deveriam   clamar todos os brasileiros, em uníssono, num ato de exorcismo comum contra  a disposição de Gilmar Mendes e Renan Calheiros de apelarem para o tal abuso de autoridade. (Que não passa de mais uma artimanha  engendrada por mentes  maquiavélicas para arrefecer o ânimo do brasileiro  de enquadrar definitivamente os corruptos).  Vade retro Satanás!

E que Deus nos ouça!”

José Ewerton Neto é autor de O entrevistador de Lendas

 

 

 

Sem comentário para "O latim da lava jato"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS