A força do coração

0comentário

artigo publicado no jornal O estado do Maranhão

O coração. Esse mesmo,  de quem tanto se fala e pouco se conhece. E nem estamos falando, (embora fosse oportuno e desejável)  do Sagrado Coração nestes dias de Páscoa. Porque é hora de lembrar, antes que seja tarde,  do seu coração, caro leitor, justamente porque este também tem um pouco de sagrado, pelo simples fato de fazer com que você viva. E, ainda mais, por isso e por isso:

1.”Todos os dias da sua vida o seu coração cria energia suficiente para impulsionar um caminhão por 32 quilômetros. Por toda a sua vida, essa energia seria suficiente para conduzir aquele caminhão à lua, de ida e volta”.

E tanta gente, ao invés de pedir socorro ao seu próprio coração tão forte, prefere pedir socorro a um analista,  ou a outro babaca qualquer, escritor de autoajuda. Pobre coração de todo mundo! Jamais será reconhecido como deveria. Santo de casa, não faz milagre!.

2.”Seu coração bombeia sangue para quase todas as células. Um feito impressionante, considerando-se que existem cerca de 75 trilhões delas”.

Enquanto a maioria de nossos políticos, fajutos e sacripantas,  coleciona trilhões de reais no paraíso fiscal, seu modesto coração, ele mesmo, coleciona células. Creia, não se sinta  tão inferior a qualquer um que colecione cédulas ao invés de células. Você tem um grande coração, e basta!

3.Apenas as nossas córneas não recebem suprimento de sangue.

Quando se diz que alguém tem o olhar sanguíneo, o falante pode até saber o que está dizendo, mas nunca o que está olhando.

4.De todos os nossos músculos, o coração é o que faz o maior trabalho físico

Nem por isso este grande batalhador se aposenta mais cedo (e quando manifesta essa vontade, é um Deus nos acuda!) . É o equivalente no corpo humano do oprimido trabalhador. E  tal e qual, continua a carregar o resto,  com reforma ou sem reforma da Providência. .

5.”Durante um período de vida normal, o coração bombeará cerca de 1.5 milhões de barris de sangue – o suficiente para encher quase 200 vagões-tanque em um trem”.

Isso mesmo, amigo leitor. Faça de sua vida um trem que valha a pena. Acorde, bombeie mais um vagão, siga em frente e seja o melhor passageiro de si mesmo.

5.”O primeiro coração – um minúsculo grupo de células – começa a bater já na quarta semana de gestação”.

 

 

 

É quando seu coraçãozinho começa a resolver seu primeiro dilema filosófico existencial: a questão shakespeariana do ser ou não ser,  e decide que você é.

6.”O maior coração do planeta pertence à baleia azul, e pesa 680 quilos”.

Isso quando ela não está apaixonada por algum cachalote. Nessa ocasião seu peso dobra, como bem sabem as mulheres.

7.De todos os dias do ano, o Dia de Natal é aquele em que ocorrem a maioria dos ataques cardíacos, seguido por 26 de dezembro e Ano Novo.

Não sendo possível atravessar  normalmente de um ano a outro através das pontes que levam de uma etapa para outra, os corações sofridos apelam para outro tipo de ponte. De safena.

8.”Se você apertar uma bola de tênis com toda a sua força, perceberá o árduo trabalho do coração para bombear sangue, todos os segundos, todos os dias.

9.”Normalmente, o coração das mulheres bate mais rápido do que o dos homens”.

Uma questão de sintonia. Se assim não fosse seus corações estariam algumas palavras atrasados em relação à velocidade de  suas falas.

José Ewerton Neto, autor de O entrevistador de lendas

 

 

 

 

Sem comentário para "A força do coração"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS