O NADA RESOLVE TUDO

0comentário

artigo publicado no jornal O estado do Maranhão

Quem diria, acabaram descobrindo o nada como  solução . Na verdade, todos já sabiam mais ou menos disso, o problema  é a espera… As invenções deste século  para antecipar esse tal de nada, tampouco se revelaram sedutoras ou atrativas. Chegar ao nada via uma bala perdida ou uma “baleia azul”, tá na cara que não convence: é melhor sair de fininho.

Pois não é que esse bem danado que só o nada pode trazer  está sendo redescoberto, objetivado e compartilhado em grupo? . “Nada como o nada!”, é o postulado fundamental do Nadismo. Em São Paulo, por exemplo, em um clube  que segue fielmente esses princípios, as pessoas dedicam-se o tempo todo a…não fazer nada. O que está longe de ser uma tarefa fácil, segundo o seu fundador , um    tal de Marcelo Bohrer. “Fazer nada é essencial para a qualidade de vida e isso é difícil porque as pessoas se sentem culpadas por acharem que estão desperdiçando  tempo”.

Oscar Wilde, o grande escritor inglês já antecipava isso, quando dizia que o trabalho é para quem não consegue encontrar coisa melhor para fazer.  De qualquer forma, parecem existir nadas e nadas e o nada parece com tudo, menos com o nada que ele foi um dia (como já dizia o rock de Lulu).

Justamente por saber disso o Nadismo impõe algumas regras, entre as quais a de que o nada não pode ser tratado como se fosse nada. Entre outras coisas  é essencial: esquecer os compromissos e curtir o momento; não se preocupar com o certo ou o errado; privilegiar o silêncio e a imobilidade e não pensar produtivamente.

(Alguém poderia pensar que isso já vem sendo praticado há muito tempo pela maioria dos nossos governantes, obviamente sem qualquer resultado prático a não ser a de encherem suas malas de dinheiro!)

Para não confundir nadas com nadas eis alguns postulados essenciais para desfrutar das maravilhas desse  nada obsessivamente destinado a você, sem que se dê conta disso.

1.Escolha o nada simplesmente. Nada pode ser tão puro e tão simples, mesmo que ‘tudo’ atrapalhe.

3.Ao contrário de tudo no Brasil o nada é incorruptível . Quando os corruptos falam mal dele e dizem que fizeram nada podem acreditar que esse é um falso nada.

  1. O nada é mais forte que a morte. Se um dia morrer, pode ter certeza de que sobreviverá.

4.Assim como a picada de cobra tem como  único remédio o veneno da própria cobra, para combater o vazio nada existe de melhor que o nada.

5 O nada é o único companheiro fiel que existe. E o único que não o abandona, mesmo depois de morto.

Por fim, não aceite imitações. Seu nada particular é seu e será só seu. Não o compartilhe com ninguém. Do jeito que as coisas estão poderão tomá-lo. E cobrar imposto de renda.

José Ewerton Neto é autor de O entrevistador de lendas

 

 

Sem comentário para "O NADA RESOLVE TUDO"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS