VERDADES QUE NINGUÉM MOSTRA

0comentário

ESTATÍSTICAS BRASILEIRAS

 

artigo publicado no jornal O estado do Maranhão

 

Millor Fernandes dizia que a maior vontade do intelectual é ser rico e a do rico é ser intelectual. No Brasil basta o sujeito escrever um livro para acrescentar um “escritor” ao seu currículo. O curioso é que os membros dessa turma, que não dependem de ajuda para editar os próprios livros, gostam de dizer que são escritores, mas não apreciam, nem um pouquinho, viver como escritor, ou com a grana que um escritor ganha. A estatística, neste caso, é cruel:

1.No Brasil 90 % de sua população não lê sequer um livro por ano. Dos 10 % que leem apenas metade entende o que está escrito. A quantidade de livros publicados, no entanto, aumenta a cada ano o que leva a crer que, na metade deste século, 90% de sua população terá escrito um livro e se considerará escritor. Portanto, em 2050 haverá mais escritores (90%) do que leitores (10%).

2.No Brasil a maior parte da população (90%) não sabe o que significa Foro Privilegiado. Do restante 0,01 % que são  políticos, acham que isso pode significar licença para roubar e  os outros (99,9% ) são os que têm certeza disso.

3.A estatística de mortes por assassinato  no Brasil não para de aumentar. Para combater o excesso de violência  o contingente de policiais aumentou  em mais de 20 % em todo o país nos últimos anos.

Pelo que se vê nas ruas ( especialmente em São Luís) olhando-se a parafernália montada  nas blitz, o grosso dos policiais se dedica mais a caçar desavisados e distraídos do que a caçar bandidos onde estes se entocam. É fácil imaginar que  70 % dos policiais jamais prendeu um bandido, mas 99, 99  % já multou algum cidadão honesto.

4.Todos os brasileiros se dizem patriotas (99,9%). No entanto adoram apelar para o idioma inglês, desde para botar o nome de seus botecos até para pedir emprestado ao idioma estrangeiro o nome de filho. Por isso  9 entre cada dez filhos tem um ‘son’ acrescentado ao nome  para soar como gringo. O patriotismo brasileiro é tanto que metade diz que seus sonho é largar o país, e a outra metade  inveja os que se foram.

Se conseguem viajar para o exterior, esses ‘patriotas’  adoram espalhar suas fotos nas redes sociais em capotes de frio que avolumam suas gorduras e suas chatices com os três olhos ( inclusive esse que você está pensando) congelados e morrendo de frio e dizendo-se felizes da vida. Não é à toa que 90% dos brasileiros considera o máximo do patriotismo cantar hino nacional em jogo de futebol.

  1. Nove em cada dez brasileiros já foi assaltado ao menos uma vez na vida e 9,5 já receberam multas de trânsito. O meio é por conta dos que já morreram, mas recebem multa.  Desse total de vítimas (multados) 99 % prefere ser assaltado do  que multado, porque sai muito mais barato.

6.Para a rede Globo,  12 em cada 10 brasileiros torce para o Corinthians e 11 para o Flamengo . A matemática é fajuta, mas, assim,  a rede Globo consegue justificar a grana que enfia nesses dois times em desfavor dos outros.

7.50 Anos atrás todo brasileiro (100%) achava que Deus era brasileiro.  Depois do   7 a 1 metade(50%)  começou a desacreditar disso e depois da permanência de Michel Temer na presidência esse número caiu para apenas 1%. Fazem parte desses otimistas restantes aqueles que acreditam que Deus possa assumir um formato diabólico e, neste caso,  seja o próprio Michel Temer.

José Ewerton Neto é autor de O entrevistador de lendas

 

 

Sem comentário para "VERDADES QUE NINGUÉM MOSTRA"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS