POR UMA FeliS mais FeliZ

0comentário

Sou daqueles que defendem ser considerada sempre vitoriosa uma  Feira do Livro, independente da edição da mesma ter sido feliz ou não. Por uma Feira feliz, entenda-se um evento em que as aspirações dos envolvidos com o mesmo foram satisfeitas no todo ou em parte. Evidentemente que a satisfação total é de difícil realização especialmente  em períodos conturbados política e economicamente. Como participante desta última feira como palestrante, autor e leitor  realço alguns aspectos.

1.A realização  anual da Feira, como foi concebida, ainda é sua forma ideal de concretização.  Respeito a opinião dos que a prefeririam a cada dois anos, sob o pressuposto de conceder-lhe mais envergadura, mas não acredito que essa esperança (duvidosa) se sobreponha à necessidade básica, e no meu entender vital, de proporcionar pelo menos uma vez por ano, o convívio de uma população com os livros. Só assim se coaduna com a vocação de Atenas Brasileira da cidade, para cuja completude  se fazem necessárias vibração e frequência.

Bastaria constatar a presença maciça de estudantes da rede pública conjugada ao esforço dos agentes da coordenação da Feira em prol de propiciar o almejado contato do público com os elementos dinamizadores da cultura (escritores, professores e incentivadores)  para que o saldo seja positivo. Toda precariedade de realizações vultosas se torna de somenos diante dessa verdadeira epifania que é o êxtase dos escolares diante de livros e mais livros.

 

 

 

2.Não se poderia deixar de citar, contudo, entre os percalços lamentáveis, a não participação da Associação de Escritores Maranhenses Independentes (a AMEI) nesta edição dadas as circunstâncias que motivaram seu idealizador, e mentor, a declinar de sua participação. Ora, fiel à sua sina de grande  batalhador pela maior visibilidade e divulgação da produção literária local (para a qual tem conseguido formidável empatia do público graças ao espaço que, como grande empreendedor,  idealizou e edificou no Shopping São Luis) José Viegas  se contrapôs à ideia, de que o Vale Livros deixasse de contemplar a literatura maranhense aqui produzida.

Sua tomada de posição, teve a coragem e o simbolismo louvável  de confrontar todo um desprezo histórico que as autoridades demonstram em relação ao autor maranhense, mesmo considerando como justas as expectativas dos livreiros de obter maior lucro graças a venda de livros de maior apelo comercial. No meu modo de ver faltou sensibilidade para se encontrar um meio termo capaz de favorecer o acesso tanto ao autor maranhense quanto às produções editoriais mais consagradas do Sul do país. Bastaria ter sido destinado à produção literária local algum porcentual do favorecimento.

3.A destacar, também, no plano da “felicidade coletiva” em uma feira que se intitula Feliz, a edição do livro São Luís em palavras no qual 33 autores maranhenses rendem homenagem à sua cidade através de diferentes formatos de expressão: fotografias, poemas, crônicas e trechos de romance. A noite festiva de lançamento em que, primeiro Celso Borges (coordenador, idealizador e participante do livro) e depois os autores, deram seus depoimentos sobre o tema de seus trabalhos para o espaço lotado de uma plateia ansiosa, foi um momento raro de êxtase e emoção. Enfim, esses detalhes tão pequenos, mas radiantes, de uma feira Feliz, como se pretende que seja.

 

José Ewerton Neto é autor de O entrevistador de lendas

 

https://www.youtube.com/watch?v=zOVJJTMUHWI

 

 

[email protected]

Sem comentário para "POR UMA FeliS mais FeliZ"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS