MISTÉRIOS DO COTIDIANO MARANHENSE

0comentário

 

Se no Brasil tem mistérios para dar e vender no Maranhão, então , nem se fala!

1.A seca eterna do Batatã .

Um mistério ronda a barragem do Batatã. Nesta bendita terra chove todos os dias, de manhã, de tarde, e de noite, mas a notícia que chega dos jornais é a mesma de sempre: O NÍVEL D’ÁGUA CONTINUA  BAIXO!

Fico imaginando a explicação: seria água saindo pelo ladrão ou ladrão saindo com a água? Um escoamento, jamais descoberto,  no fundo do açude? Ou será que o solo bebe água, como diz o caboclo? Talvez, já tenha sido planejado para que o reservatório jamais encha, visando manter a população sempre atenta  em sua economia de água . Neste caso, só viria a encher se um dia baixasse em São Luís um dilúvio igual ao dos tempos de Noé.

Mesmo assim, ouso desconfiar   de que a  chamada do noticiário, logo após o dilúvio seria  : “A Arca de Noé acabou  de encalhar no Batatã, por falta de água!”

2.A grana paga por Vinícius Jr.

 

Mesmo com tanta grana no mundo do futebol e  que Neymar ( por exemplo)  ganhe, por gol, o que Garrincha levou a vida inteira para ganhar, a dinheirama  paga pelo Real Madrid pelo “menino” Vinícius Jr. foi pra lá de absurda. E bote absurda  nisso, se levarmos em conta que foram 160 milhões de reais. Pelo que o rapaz joga ( o insuspeito Tostão o considera apenas um jogador razoável) daria pra ter comprado cinco Paquetás, que joga no mesmo time e é melhor que ele.

Haja especulações na net para explicar o episódio, que descambam até em lavagem de dinheiro. Será? Ou simplesmente coisas de um futebol onde não se fazem mais craques como antigamente a ponto de ser preciso fabricá-los,  seja lá como for?

3.A mala de  milhões de Geddel

Todo leitor de romance policial sabe da formidável atração que existe entre mala de dinheiro e mistério. A diferença é que, no romance policial, ao final, se acaba descobrindo de onde veio o dinheiro da  mala.

Já na vida real, pelo menos no Brasil,  a coisa é diferente. Não há Sherlock Holmes que consiga desvendar ao fim de mais de ano que diabos foram fazer 55 milhões de reais na mala de Geddel e dentro do seu apê.

Teriam ido passear em sua casa? E por que não na nossa?

  1. Para onde irá o VLT?

O VLT foi aquele vagão que desfilou alguns anos atrás nas ruas da capital, rodeado de políticos e sendo mais aplaudido  do que dupla sertaneja.

O problema é que seu momento de glória foi curto. Após seus quinze segundos  de fama as últimas notícias a respeito davam conta de que se encontrava em algum depósito, fazendo um proveitosos estágio para virar sucata . Para onde irá agora passou a ser o  grande mistério que paira sobre sua sina.

Uma das soluções é a de que acabará tendo morte metálica comum em algum forno metalúrgico de fundir sucata. A outra, talvez mais romântica, é a de que se torne mais uma lenda sanluizense, assim como Ana Jansen, ou a   Serpente Encantada .

Nome para isso tem:  basta mudar a ordem das letras e passar a se chamar LVT. A Lenda do Veículo Tartaruga. (que nunca saiu do lugar).

 

José Ewerton Neto é autor de O ABC bem humorado de São Luis

 

[email protected]

Sem comentário para "MISTÉRIOS DO COTIDIANO MARANHENSE"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS