UM INFLUENCER

0comentário

Você sabe o que é um influencer? Acho que nem mesmo aquele que se diz influencer, sabe exatamente. Fosse apenas influenciador, como sugere a tradução do termo, aí sim, todos saberiam, já que influenciador, obviamente, é aquele que influencia um grupo de pessoas. O que dificulta a compreensão é que  Digital Influencer ( esse é o nome certo) pretende significar alguma coisa a mais. Ou de menos.

1.Se estivéssemos falando apenas de influenciador, então Jesus Cristo deve ter sido o maior que já existiu, porque tem até hoje uma legião imensa de influenciados. Até mesmo aqueles que o negam (os ateus), dependem dele  para se exibirem como contestadores e costumam a ele recorrer, sem o menor pudor, nos seus momentos mais difíceis.   Ser um influenciador, portanto, não depende de estar vivo, já que Jesus Cristo em vida teve apenas 12 seguidores, e olhe lá. Morreu pregado numa cruz, ao lado de dois ladrões, dos quais apenas um resolveu segui-lo aumentando a sua exígua conta de seguidores na Terra  para 13.

2.Eu falei seguidores? Talvez esteja aí o que faltava para a gente entender melhor de que se trata o tal do Influencer, já que, um de responsa, tem que ter milhares de seguidores, sem que a maioria destes saiba objetivamente para onde estão seguindo o dito cujo, nem para quê.

Isso porque esse “seguir”, não se refere ao ato físico de seguir, como seguiam os apóstolos a Cristo em suas caminhadas e pregações. Esse seguir atual refere-se ao ato, também físico, porém milhares de vezes mais leviano e distraído,  de dar um mísero toque no visor de um aparelho. E, pronto, num passe de mágica você já virou seguidor do sujeito e, este, automaticamente, já botou mais um na sua conta.

Em conversa sobre esse assunto, um amigo jornalista chegou a sugerir que se fosse hoje JC seria milionário, pelo tanto de grana que os influencers arrebatam. Retruquei que se JC fizesse mesmo uso dos recursos da Internet para sua pregação jamais teria metade dos seguidores que teve em vida já que essa profissão não é coisa para filósofos, ou homens especiais, haja vista a extraordinária semelhança em seus propósitos de vida dos grandes influencers do Brasil, de Luciano Hulk a Anitta, De   Felipe Neto a Neymar. .

3.Estabelecida a condição de muitos seguidores como sine qua non para classificar alguém como um influencer, lembro que  li, recentemente, a notícia publicada em jornal e reproduzida na net de que uma garota atraente e bonita surpreendeu um rico e jovem empresário na noite paulistana, fazendo um ‘raspa’ em seu apartamento em um breve encontro noturno.  Autuada pela polícia nesse mesmo dia, ela apresentou ao delegado, antes de ser tratada como garota de programa, a sua profissão de influencer.

O que leva a concluir que essa ocupação abrange, em seu mar de possibilidades, a  alternativa de poder ser usada para legitimar quem não tem uma profissão e não sabe exatamente o que quer fazer  na vida.

Como, aliás, fazem, com enorme talento, os profissionais de outro emprego hoje em dia também muito disputado. O de  ex -BBB.  

Sem comentário para "UM INFLUENCER"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS