Sedel define início dos JEM’s

1comentário

jems1A Secretaria de Estado do Esporte e Lazer (Sedel) definiu a data de início dos Jogos Escolares Maranhenses (JEMs). A maior competição estudantil do Maranhão começará no próximo dia 19 de abril com as disputas das modalidades coletivas da Etapa Metropolitana envolvendo apenas instituições de ensino dos municípios de São Luís, São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa. Esta será a primeira das três etapas dos JEMs em 2014.

De acordo com a nota oficial publicada pela Sedel em sua página na internet (www.esporteelazer.ma.gov.br), no dia 19 de abril começam os jogos de futsal e futebol desta etapa classificatória. A partir do dia 26, ocorrerão as disputas das demais modalidades esportivas.

As tabelas de jogos da Etapa Metropolitana dos JEMs serão definidas nos dias 14 e 15 deste mês, durante os congressos técnicos. Os encontros ocorrerão no auditório da Sedel, localizado no bairro do Outeiro da Cruz.

Vale destacar que a Etapa Metropolitana corresponde à primeira fase dos JEMs e prossegue até o fim do mês de maio. Logo em seguida, a partir de junho, ocorre a Etapa Regional dos JEMs, que é dividida em seis regiões. As cidades de Barreirinhas, Pastos Bons, Buriticupu, Codó, Presidente Dutra e Pinheiro sediarão a segunda fase dos Jogos Escolares este ano.

handebolAs equipes classificadas após estas duas fases estarão aptas a disputar a Etapa Estadual dos JEMs, que tradicionalmente é realizada em São Luís. Os campeões dos JEMs representarão o Maranhão nos Jogos Escolares da Juventude.

A edição de 2014 dos Jogos Escolares Maranhenses (JEMs) sofreu uma pequena alteração no que diz respeito à sua fórmula de disputa. Neste ano, serão realizadas apenas três etapas (Metropolitana/Municipal, Regional e Estadual) e não mais quatro como nas edições anteriores.

Neste novo cenário, a Etapa Estadual das modalidades coletivas, será disputada com um número maior de equipes, classificadas após a realização das etapas anteriores: dezesseis no total. A primeira etapa dos JEMs classificará oito escolas da Região Metropolitana (São Luís, São José de Ribamar, Raposa e Paço do Lumiar) para a Etapa Estadual, sendo quatro escolas da rede pública e quatro da particular.

As outras oito vagas serão destinadas para equipes do interior do Estado, sendo que duas serão do campeão e do vice da fase municipal de Imperatriz. Os últimos representantes serão os campeões das seis etapas regionais, totalizando, assim, dezesseis escolas participando da Etapa Estadual.

A única exceção será na modalidade futsal, que contará com vinte equipes na Etapa Estadual dos JEMs 2014, sendo doze classificadas na Etapa Metropolitana, duas classificadas na fase municipal de Imperatriz e os seis campeões regionais.

No site da Secretaria de Estado do Esporte e Lazer (Sedel) está disponível todo o cronograma dos JEMs 2014. Para ter acesso basta acessar o endereço www.esporteelazer.ma.gov.br.

Programação dos congressos técnicos

14 de abril (auditório da Sedel)
14h – Futsal

15 de abril (auditório da Sedel)
8h30 – Basquete
9h30 – Futebol
10h – Vôlei
14h – Handebol

Fotos: Biaman Prado

1 comentário para "Sedel define início dos JEM’s"


  1. Gojoba

    A SEDEL É A ÚNICA SECRETARIA QUE FUNCIONA DE VERDADE NESTE GOVERNO!

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS
%d blogueiros gostam disto: