Wellington cobra reativação do Centro de Zoonoses

6comentários

Wellington

O deputado estadual Wellington do Curso (PPS) utilizou a tribuna nesta terça-feira (1º) para solicitar que fosse destinada mais atenção à saúde pública e, ainda, aos casos das doenças que têm acometido a população, a exemplo da raiva, do calazar, leptospirose, dentre outras.

Ao se pronunciar, Wellington traçou paralelo entre os constantes casos de cidadãos acometidos por doenças e a desativação do antigo Centro de Controle de Zoonoses da capital maranhense, o que, segundo ele, releva a postura negligente e irresponsável da Gestão Municipal.

O parlamentar destacou, ainda, proposição de sua autoria que solicita ao Governo do Estado, através da Secretaria de Saúde, que adote providências a fim de evitar o aumento expressivo no número de casos de Microcefalia no Maranhão, já que 16 casos já foram notificados.

O deputado fez referência, ainda, aos elevados índices de pessoas que morreram vítimas de calazar, o que evidencia a necessidade emergencial de se reativar a Unidade de Vigilância em Zoonoses e também adotar medidas que evitem o aumento no número de óbitos de pessoas vítimas de doenças causadas pelo Aedes Aegypti.

“Recentemente, o Ministério da Saúde realizou uma coletiva para tratar sobre os casos frequentes de microcefalia no Nordeste. Em nota à imprensa, anunciou-se estado de emergência na região. No Maranhão, em específico, há o registro de 16 casos, sendo 1.248 casos suspeitos de microcefalia no País. Paralelo ao iminente surto da doença e a sua relação com o Zica vírus, temos os casos de calazar, leptospirose, além de doenças causadas pelo Aedes aegypti”, disse o deputado.

Ele afirmou, ainda, que “apesar de tal realidade, infelizmente, a Prefeitura de São Luís, de forma negligente, omite-se dos cuidados básicos que evidenciariam a preocupação necessária quanto à saúde pública. Como ápice da negligência da Gestão Municipal, tem-se a presente situação do antigo Centro de Controle de Zoonoses, atual Unidade de Vigilância em Zoonoses, que foi interditado e até hoje não possui sede”.

Foto: JR Lisboa/Agência AL

6 comentários para "Wellington cobra reativação do Centro de Zoonoses"


  1. catarina mina

    Nunca olhei nossa cidade tão bem cuidado com os serviços que a prefeitura vem fazendo o problema e que nem o própria população não consegue se conscientizar que querer difama nossa prefeitura para tomarem de conta e nos deixarmos no buraco de novo

  2. alyson

    O prefeito vem fazendo um bom trabalho e vai dar um jeito no controle da saúde pública.

  3. Taiane

    Temos visto o esforço que a prefeitura e Secretária de Saúde estão fazendo para investir cada vez mais na saúde da população da capital.Com certeza breve teremos mais obras e serviços voltados para essa área para melhores condições de vida de todos.

  4. Aldenora

    Não responsabilizo a prefeitura por um eventual aumento no número de mosquitos, pelo contrário, os agentes estão nas ruas e ela tá tentando conscientizar o povo, mas a maioria das pessoas nem ligam pra isso.

  5. Silvia

    Pelo que acompanho a prefeitura está realizando muitas ações na área da saúde, mas quanto ao centro de zoonoses, eles provavelmente estão preparando algo bom, porque não é possível que vão realmente deixar ele sem funcionar.

  6. Reury

    weliton do curso , esta habilitado pra ser nosso proximo prefeito
    de São Luis

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS
%d blogueiros gostam disto: