Foco nas feiras

3comentários
Prefeitura discute ações para melhorar condições sanitárias e de higiene nas feiras e mercados
Prefeitura discute ações para melhorar condições sanitárias e de higiene nas feiras e mercados

Com o objetivo de verificar as condições de acondicionamento e comercialização de alimentos na feira livre do João Paulo, a Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento (Semapa) realizou, na manhã desta segunda-feira (9), uma visita técnica ao local, administrado pela Associação de Feirantes do João Paulo.

Na ocasião, o titular da Semapa, Ivaldo Rodrigues, percorreu a feira observando as condições de trabalho dos permissionários, além da estrutura física e das condições higiênicas e sanitárias dos boxes.

O gerente da feira, Edmilson Lindoso, falou à equipe sobre algumas iniciativas de melhoria no local como a colocação, pela Prefeitura, de lixeiras destinadas ao armazenamento dos resíduos que são recolhidos pelas equipes da limpeza urbana.

Também informou que a gestão municipal faz a lavagem do local para evitar o acúmulo de sujeira e a contaminação de alimentos. Durante a visita, o secretário Ivaldo Rodrigues também conversou com feirantes e consumidores para ouvir as suas principais reivindicações.

No final da manhã, o secretário municipal da Semapa, Ivaldo Rodrigues e técnicos reuniram-se, na sede da secretaria, com o superintendente de Limpeza Pública da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp), Nelson Buriti; a Superintendente de Vigilância Epidemiológica e Sanitária da Secretaria Municipal de Saúde, Teresinha Lobo; o coordenador da Unidade de Vigilância de Zoonozes (UVZ) de São Luís, João Batista Pires; e o biólogo da UVZ, Alan Calvet.

O objetivo da reunião foi verificar de que forma essas entidades podem trabalhar juntas para otimizar os resultados das ações de limpeza e de melhoria das condições sanitárias e de higiene na feira do João Paulo e em outros mercados e feiras de São Luís.

“Nós formamos uma comissão com representantes da Semapa, Semosp e Secretaria de Saúde que vai elaborar um calendário de ações coordenadas de limpeza e ainda de educação voltada às boas práticas de higiene específicas para os feirantes, dentro da política do prefeito Edivaldo de intensificar a capacitação técnica e orientação para os feirantes, garantindo o bom atendimento da população. Em paralelo, a Semapa vai realizar um recadastramento dos permissionários e fazer um planejamento estratégico de ações que deverão ser implementadas a curto, médio e longo prazos”, ressaltou Ivaldo Rodrigues.

Foto: Maurício Alexandre

3 comentários para "Foco nas feiras"


  1. leila

    Já começou bem. Vistoriar as feiras e ver como estão. Ótima iniciativa do secretárip.

  2. luana

    Ele esta trabalhando bem! tenho certeza que muita coisa irá melhorar aqui na ilha!

  3. Rosa

    Muito bem, tou gostando de ver o empenho do novo secretário!

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS
%d blogueiros gostam disto: