Se o Tribunal tivesse agido antes….

7comentários

Apenas ontem, o Tribunal de Justiça Desportiva entendeu que a participação do Moto Club na 2ª divisão do Campeonato Maranhense foi irregular e feriu o Estatuto do Torcedor. A Comissão Disciplinar decidiu então desclassificar o clube da competição após o escândalo dos 11 a 0.

Não tenho a menor dúvida que, se o Tribunal de Justiça Desportiva tivesse agido no momento em que o Conselho Arbitral virou a mesa e decidiu aprovar a participação do Moto na 2ª divisão este ano nada disso teria acontecido e não chegaríamos a esse momento de crise.

Também não tenho a menor dúvida que se não tivesse ocorrido o escândalo dos 11 a 0, o TJD ainda estaria de braços cruzados.

Se a participação do Moto foi irregular, entendo que a 2ª divisão também foi. O Tribunal deveria então determinar que a Federação realizasse a Segundona outra vez apenas com Santa Quitéria, Viana e Chapadinha. As imagens exibidas pela TV Mirante são absolutamente claras, mas a Comissão Disciplinar entendeu que foi tudo normal.

E se tudo aconteceu dentro da normalidade no jogo Viana e Chapadinha porque o árbitro Edilson Santiago levou um gancho? São perguntas que a Comissão Disciplinar não conseguirá responder.

O TJD não julgou o escândalo dos 11 a 0. O importante era desclassificar o Moto e dar uma resposta à sociedade, principalmente após a repercussão mundial. Mas a decisão veio tarde demais. O estrago foi enorme e todos que fazem o futebol sairam desgastados neste episódio. E o Tribunal tem grande e imperdoável culpa por agir tarde demais. A decisão de ontem não zera nada.

Dizer agora que o Moto tem que permanecer na 2ª divisão não significa nada. Dentro de campo, o time foi incompetente e de fato não garantiu o acesso que para todos seria inevitável. Antes mesmo dessa decisão, o Moto já estava de corpo inteiro na Segundona.

Ontem, em entrevista à Rádio Mirante AM, o presidente do TJD, José Ribamar Marques afirmou que a nova virada de mesa com a criação da Copa União é totalmente irregular. Ele chegou a classificar como “manobra” e “armação” a reunião  do Conselho Arbitral na última quarta-feira.

E agora? O Tribunal vai agir? Será que os homens da lei vão esperar a Copa União terminar para dizer que a participação do Moto também é irregular?

7 comentários para "Se o Tribunal tivesse agido antes…."


  1. Roberto

    Poxa João Pedro, vc perguntar qual a irregularidade da participação do Moto é o cúmulo. Já vai começar errado outra vez. É preciso que se defina um critério técnico pois convite não dá, isso não é critério. Podemos convidar o Arimateia FC e o Bambala (vide Felipão) e aí que critério usaremos para definir se os dois podem ou não participar? Ser da primeira divisão? Segunda? profissional? Estar em dia com o cofre da FMF?
    Sinceramente tem que estar escrita uma regra definindo isso.
    Quanto a decisão do TJD estou plenamente de acordo, é o momento de finalizar essa famigerada segundona (S. Quitéria e Viana decidirem) e moralizar o futebol. Que o Moto leve isso como exemplo, licencie-se e passe um ano pondo a casa em ordem, quitando dívidas, arrumando um presidente que tenha compromisso, planejando as categorias de base e se reestruturando. Para quando voltar forte possa honrar sua linda história de títulos.
    É hora de olhar pra frente, se a FMF criou essa tal de Copa União que se dispute a mesma dentro de normas claras e que o Estadual venha para renovar nosso futebol com equipes novas que aí estão (JV e IAPE).

    Cavalino

  2. joao pedro

    “Um ato inteligente” uma grande saída de mestre,mostra que quando se quer, existem pessoas capazes, os que hoje estão contra a participação do moto nesta copa ou contra a copa, devem ser banidos do nosso futebol. Futebol do maranhão é composto por MOTO, SAMPAIO e os outros times. qual é a irregularidade na participação do moto? irregular é a mente de quem não tem idéias tão brilhantes como esta. Que essa pessoa tenha outras idéias tão boa quanto esta para que o nosso futebol tome o novo rumo.Palmas para voce.

  3. RUI fº

    NO PROGRAMA DE FONTINELE ELE FALOU QUE NO FUTEBOL BRASILEIRO NÃO CABE MAIS SER CONVIDADOS PARA ASDISPUTAS DE TORNEIOS E CAMPEONATOS ,TEM DE SER COM CRITERIO TECNICOS, ZECA MAIS SE A COPA UNIÃO VAI SER REALIZADO N PELA PRIMEIRA VEZ, ENTÃO TODOS OS ONZES TIMES SÃO CONVIDADOS,ZECAS VOCE PODE EXPLICAR QUAL O CRITERIO A MIRANTE USOU PARA FAZER O TORNEIO PARA INDICAR UM REPRESENTANTE NA TÇA SÃO PAULO, E SE O MARANHÃO TINHA SÓ UMA VAGA E NÃO FOI CONVETE A OUTRA VAGA

  4. José Carlos Pereira Martins

    QUAL SERÁ A PROXIMA INVESTIDA?

    Zeca, concordo com você. O Moto não poderá participar da Copa União porque fere o Estatuto do torcedor. Essa Copa União, como bem disse o presidente do TJD, é uma armação para conservar as irregularidaes da FMF na gestão Carlos Alberto Ferreira. Esse Geografia é um grande mafioso e quer de toda a maneira se posicionar a favor dos desfavores do futebol. Fora Ferreira e Geografia!

  5. anselmo pereira oliveira

    UM BOM DIA ZECA SOARES, EU QUERIA AQUI DE FAZER UMA PEQUENA PERGUNTA POIS FIQUEI NA DÚVIA E ESPERO QUE SE POSSÍVEL O SR ME RESPONDA, COM RELAÇÃO AO TÃO FALADO ESTÁTUTO DO TORCEDO ONDE ESTÃO QUERENDO ACABAR DE MATAR O MOTO NO ARTIGO TAL, EU OUVE EM UMA RÁDIO QUE ESSE ESTÁTUTO (NO CASO O ARTIGO AO QUAL O MOTO FOI CONDENADO), DIZ QUE TEM UM PRAZO PARA ELE SER PLEITIADO E QUE ESSE PRAZO VENCEU É TIPO O MOTO TEM 3 DIAS PARA RECORRER E PAGAR OS ENCARGOS DO PROCESSO SE NÃO VENCE O PRAZO E O RECURSO DO MOTO NÃO É ACEITO!!!! PORTANTO ESTÃO QUERENDO PEGAR SOMENTE O MOTO DE CRISTO POIS É TIME GRANDE E DÁ REPERCUSSÃO, O COMERCIÁRIO JÁ DISPUTOU A SEGUNDONA NO MESMO ANO EM QUE CAÍU COMO TEVE TIMES NO ESTADO DAS ALAGOAS E ETC… TAMBÉM NÃO QUERO DIZER COM ISSO QUE CONCORDO DO O QUE FOI FEITO PELOS CLUBES E FMF QUE ACEITOU ISSO, AGORA SOMENTE PUNIR O MOTO E O MAIOR INFLATOR SE PASSADO A MÃO NA CABEÇA COMO SENDO UM POBRE COITADO QUE FOI VÍTIMA DE ARMAÇÃO, POIS ELES TAMBÉM SÃO CULPADOS POIS ACEITARAM AS REGRAS DO JOGO E PQ SÓ AGORA TIVERAM PEITO PARA IREM NA FMF E PEITA??????????? POR ISSO E MUITO MAIS QUE O TORCEDO NÃO QUER MAIS IR AOS ESTÁDIO EU AINDA VOU POIS SOU APAIXONADO PELO MEU MOTO E PELO FUTEBOL MARANHENSE E PAGO 10,00 TOMO SOL NÃO TENHO CONFORTO NENHUM E ASSIM, VAI.
    PS: FICO NO AGUARDO DE SUA RESPOSTA E SÓ DIGO UMA COISA SE O MOTO RECORRER EM QUALQUER INSTÂNCIA ELE GANHA POIS AQUI FOI JOGO DE CARTAS MARCADAS.

    UM GRANDE ABRAÇO.

  6. Antonio Carlos duarte

    o julgamento já estave previsto, esse tribunal é fraco,julga o que não ver e não julga o que ver,tudo bem! reconhecemos nós motense
    que não foi bom o periodo de 2009 , e agora? como venho dizendo sempre…para!… arruma a casa, proteje o patrimônio, valoriza a
    molecada e vamos começar tudo de novo. sinto no coração o moto vai melhor disputando a segunda do que na primeira divisão.
    Feliz natal e um próspero ano ano a toda familia motense,

  7. SUEDSON

    Meu caro Zeca Soares essa decisão do TJD me parece uma decisão de comum acordo e interesse da FMF ja q o tribunal julgou o caso 1 dia após a FMF virar a mesa mais uma vez e alterar o calendario todo de 2010 e ca estamos novamente sendo o unico estado da Federação a fazer o estadual no 2º semestre. O q demonstra q o nosso estado é o + atrasado do pais começando pelo futebol profissional. To aguardando o seu comentario…Um abraço.

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS
%d blogueiros gostam disto: