“O fim de uma decadência, se aproxima…”

10comentários

Por Juraci Filho
Cronista esportivo

Todo mundo sabe que o futebol carioca que já foi considerado o mais charmoso do país é apreciado e consumido pelo público maranhense, isso em virtude da influência épica das grandes rádios do Rio de Janeiro, como: Tupi, Globo, Nacional e Manchete, que de forma contínua tem uma penetração muito forte na região nordestina, por conseguinte, o nosso Estado sempre foi território desses clubes: Flamengo, Vasco, Fluminense e Botafogo, exatamente nessa ordem, pelo carinho de nossas torcidas. Essa paixão o tempo todo foi latente, pois um dos mais tradicionais clubes do Maranhão, o Moto Club de São Luís, em seus primórdios, comandado pela saudosa família Aboud, rubro-negra de “carteirinha”, abandonou o verde e branco que deram origem ao Papão do Norte, para usar o manto vermelho e preto em alusão ao Mais Querido do Brasil, o Flamengo é claro.

Mas o que tem a ver o futebol carioca com o maranhense? Diria que durante muitos anos, décadas até, a magia e a arte reluzentes dos gramados, encontradas tanto no futebol do Rio de Janeiro quanto no maranhense, foram ofuscadas por administrações nefastas, obsoletas e desprovidas de qualquer prática desenvolvimentista e progressista. O que acontecia lá (Rio de Janeiro) era xerocado aqui (Maranhão), resultado: “falência múltipla dos organismos do futebol”.
 
Quem não se lembra do quase interminável, Eduardo Viana, presidente da Federação Carioca de Futebol, vulgo “Caixa D’Água” que por mais de 20 (vinte) anos assolou o futebol do Rio, considerado “vitrine” pelo colosso do Maracanã, por disseminar a arte plástica proporcionada por “imortais da bola”, como: Zizinho, Garrincha, Dida, Didi, Zico, Roberto Dinamite, entre outros. Sem esquecer a exuberância de uma cidade maravilhosa, privilegiada pela generosidade de Deus.

Com todos esses predicados, o futebol carioca viveu momentos de crise, não só técnica, mas também financeira; só para se ter uma idéia foi durante a administração do Sr. Eduardo Viana que o Botafogo passou 21 (vinte e um) anos sem ganhar títulos, pois não adiantava fazer grandes times, porque como a direção do alvi-negro era contra a Ferj (Federação Estadual de Futebol do Rio de Janeiro) tomavam jogos com arbitragens facciosas; o Fluminense, hoje, campeão brasileiro, quem não se lembra? Caiu da 1ª Divisão para a segunda e pasmem foi até para a terceira divisão; o Flamengo também sofria com o “Caixa D’Água”, menos é óbvio, pois tinha o respaldo do presidente Ricardo Teixeira, da CBF, um rubro-negro confesso, mesmo assim sofria revés com a Ferj; e o Vasco? Ah, esse era o segundo time do Sr. Eduardo Viana, pois o primeiro era o Americano, de Campos, a sua maior paixão. Outro detalhe: o presidente do Vasco, Eurico Miranda falava o mesmo idioma do “Caixa D’Água” nas armações ilimitadas que os dois protagonizaram contra o trio: Flamengo, Fluminense e Botafogo. O que se extraiu desse colúnio foi a decadência do futebol mais charmoso do país, que por muito tempo deixou de ceder jogadores a seleção brasileira, lembram dessa época?…

Com o fim do império “Caixa D’Água” e Eurico Miranda, o futebol do Rio de Janeiro voltou a “bater asas”, e sabe qual tem sido o resultado? Começo dos anos 2000… Vasco da Gama, campeão brasileiro (Copa João Havelange), pela primeira vez campeão da Libertadores; o  Flamengo campeão novamente da Copa do Brasil e em 2009, hexa campeão brasileiro; o Botafogo campeão Carioca 2010, direto (1º e 2º turnos) e o Fluminense, após 26 (vinte e seis) anos campeão brasileiro de novo. E o mais importante para o futebol que já dominou o país, é que de forma inédita os cariocas conquistaram em dois anos, de forma consecutiva, o titulo de campeão brasileiro: em 2009 – Flamengo / em 2010 – Fluminense. Perceberam o que representou a saída de um parasita do comando do futebol?

A co-relação que ora faço, demonstra que enquanto isso, no futebol maranhense a dinastia Alberto Ferreira, lamentavelmente continua, ainda bem que começa a dar indícios que vai acabar, quando eu e a torcida maranhense gostaríamos de saber…

Pelo menos esse afastamento do presidente Alberto Ferreira pelo TJD-MA, embora muito tardio, entretanto importante, porque nos deu uma expectativa de que a Justiça desportiva apontou um caminho para o enquadramento do presidente da federação maranhense de futebol, cuja pessoa não tenho nenhum problema interpessoal, muito pelo contrário, sempre o achei um homem tratável, comigo principalmente. No entanto, não posso corroborar com sua inércia e incapacidade administrativa com o combalido e agonizante futebol maranhense. Todavia é certo que durante anos o futebol maranhense, a FMF principalmente, copiou o modelo decadente do futebol carioca, uma pena que eles mudaram, já não existe mais a figura do Sr. Eduardo Viana, o “Caixa D’Água” nem resquícios de sua caótica administração.

Enquanto aqui… Se perpetua uma administração que pereceu e vitimou clubes, imprensa, empresários e insofismavelmente, a fantástica torcida maranhense. Não aceito e não me venham com essa balela que o problema do futebol maranhense é a escassez de recursos financeiros, seria capaz de “apostar que se a Casa da Moeda do Brasil patrocinasse o futebol daqui, ainda sim estaríamos falidos”; não adianta mascararmos a insolvência do nosso futebol, o problema é a falta de Gerenciamento.

Não é possível que Estados vizinhos como: Ceará, Pará e Rio Grande do Norte, para não citar Bahia e Pernambuco, atravessem os mesmos problemas que os nossos, mas eles têm a capacidade de dar a volta por cima; uma hora o Paysandu de Belém está lá embaixo, quando nos espantamos está de volta à primeira; o América de Natal, caiu agora, não duvido, daqui a três anos esteja de volta a primeira divisão e assim sucessivamente. Já aqui no futebol maranhense é só queda livre? Esses Estados que citei têm o poder de se reorganizar, no Maranhão nem organizar, conseguimos, é triste, mas é realidade.

Por que o futebol maranhense que sempre se espelhou no carioca, não copia a mudança de comando na federação? …

… Por que não experimentar?

Entendo que tem que mudar, para melhorar…

10 comentários para "“O fim de uma decadência, se aproxima…”"


  1. MAQUEANO FLAMENGUISTA

    Sobre o treho “de forma inédita os cariocas conquistaram em dois anos, de forma consecutiva, o titulo de campeão brasileiro: em 2009 – Flamengo / em 2010 – Fluminense”, o autor do texto deveria verificar a história do cameponato nacional, pois em 1983 o campeão foi o FLA e, no ano seguinte, o FLU. Ou seja, a mesma ordem de 2009-10. E muito bem lembrada dias atrás pelo globoesporte.com. Concordo com o Samyr. A decadência no Rio veio depois. Caixa D’Água é o maior culpado, mas o Rio teve expressivas conquistas com ele no poder (FLA – Brasileiro 92; BOTA – – Brasileiro 95; Vasco – Brasileiro 97, João Havelange 2000 e Libertadores 98.

    Sobre as comparações, o futebol maranhense sempre teve a sua força. Mas, ao contrário do Rio, perdeu combate na ausência de apoio do poder público, na má admnistração da federação e dos clubes. E isso veio acontecer já em meados dos anos 2000. Ou alguém não lembra que o Moto conseguiu o milagre dos & gols contra a Tuna em 2004 num Nhozinho Santos lotado?

  2. Samyr Cutrim

    Um texto altamente desinformado e sem nenhuma co-relação que possa servir de exemplo para o futebol maranhense, muito pelo contrário.
    Vamos do começo, primeiro que o Eduardo Viana (caixa d’agua) morreu em 2006 e até o dia da sua morte foi presidente da FERJ, segundo não é verdade que Eurico Miranda e Eduardo Viana são os culpados pela situação da época (e atual, no decorrer melhor explico) do futebol carioca, pq não eram só eles que se beneficiavam na FERJ, mas sim todos os clubes grandes cariocas que com seu poder e influência mantinham-no no poder (ai sim como no futebol maranhense, mas sem que os clubes participem de armações, se é que não existem , mas sim por pura omissão). Essa situação só foi mudar em meados de 2004 quando Bebeto de Freitas assume o Botafogo e inicia uma oposição ao que acontecia, depois disso vem a ser ajudado por Roberto Horcades (Fluminense) e Marcio Braga (Flamengo) , que em outrora eram aliados de Eduardo Viana na FERJ. Enfim após a sua morte quem assume é Rubens Lopes (aliado de Eduardo Viana) , mas que entendendo o momento alia-se ao clubes grandes e faz uma gestão compartilhada com os chamados grandes, Iai o que acontece!? Uma evolução no futebol carioca !? Muito pelo contrário as armações continuam e com força total até os dias de hoje no futebol carioca, vide que os clubes pequenos não jogam com os clubes grandes em estádios , mas sim em Volta Redonda ou em Edson Passos , ou até mesmo em São Januário, ou seja os clubes perdem seus mando de campo e a chance de ganhar os grandes (fator torcida) , isso pq não falamos do inchaço do Campeonato Carioca (16 clubes) que é justamente para evitar que os clubes grandes fiquem de fora das semi-finais, fato que aconteceu em 2006 por exemplo onde a final foi Fluminense X Volta Redonda, depois de tal data, que coincide com a ascensão de Rubens Lopes ao poder, nenhum time pequenos voltou a frequentar as finais do carioca, ou se quer as finais de turno.
    Quanto aos títulos nada podemos co-relacionar com a mudança de poder na federação carioca, tendo em vista que quando o Vasco foi campeão brasileiro no ano 2000 Eduardo Viana ainda estava no poder e quando o Vasco ganhou a Libertadores(sua única) foi em 1997 e não nos anos 2000 como no texto. Os título do Flamengo tambem não , primeiro pq o título da Copa do Brasil nada mais é do que um caminho fácil para os grandes que não tiveram uma ultima boa temporada chegarem a Libertadores, tendo em vista que os clubes mais fortes estão na Libertadores (São Paulo, Cruzeiro, Internacional e etc,,,) e o título brasileiro nada mais foi que um fator de talento do elenco aliado com uma boa arrancada e vacilo dos então líderes e não por fator melhor estrutura, no caso do Fluminense podemos relacionar ao fato de um patrocinador forte ( cujo presidente torce pelo Fluminense) que investiu não só contratando ,como pagando salário da maioria do elenco e do treinador ( algo diferente do que ocorre no Maranhão!? ). O próprio Muricy Ramalho logo após a conquista cobrou estrutura e melhor organização ao Fluminense , sendo inclusive uma da exigências para sua permanência a construção de um CT , nada diferente do que exigiram Luxemburgo ao chegar no Flamengo e Rodrigo Caetano diretor de futebol do Vasco.
    Ora como um futebol tão deficitário pode nos ser referência !? Temos que nos espelhar é em um estado que de avião fica a menos de uma hora daqui, temos que nos espelhar é no estado do Ceará que com uma federação organizada aliado a boas administrações nos clubes é um estado forte no futebol tendo um representante em cada série do Campeonato Brasileiro, temos que nos espelhar em Pernambuco que já conseguiu colocar 3 clubes na série A e hoje tem 2 na série B , que quando não estão na série A estão brigando pra subir , temos que nos espelhar em Santa Catarina que terá no próx ano 2 clubes na série A , aliado da volta do Criciuma a série B, e sabe o que todos esses estados tem em comum caro Zeca !? A falta de patrocinadores fortes, a falta de grandes somas orçamentárias , mas que aliados de boas parceiras e organização estão chegando na série A e cada vez mais cavando seu lugar no futebol nacional que a cada ano se torna mais competitivo fora das 4 linhas tendo em vista que boa representatividade significa somas mais volumosas nos clubes , ou seja elencos mais fortes.
    Espero nesse texto ter ajudado um pouco mais com relação a história e ter mostrado a coletividade em quem devemos mirar para termos uma futuro de mais glórias.

  3. Joaquim Aguiar

    ACHO QUE NÃO QUEREM É QUE MUDE ,OS DITADORES GOSTAM DE SE PERPETUAREM NO PODER .EXISTEM VARIOS MOTIVOS SUFICIENTES PARA DEPOREM O PRESIDENTE DA FMF , ENTRETANTO NEM OS CLUBES ,PARTE DA CRONICA , ATÉ MESMO OS TORCEDORES NÃO FAZEM UMA MOBILIZAÇÃO LEGAL COM REPRESENTAÇÕES JUNTO AO MINISTERIO PUBLICO ETC. O TJD ESBOÇOU UMA REÇÃO UMA MEDIDA QUE AFASTOU TEMPORARIAMENTE O PRESIDENTE QUE JÁ ESTA VOLTANDO .NÃO SÃO SALAS ,MOVEIS E COMPUTADORES QUE VÃO MUDAR A ADMINISTRAÇÃO ,O PROBLEMA SÃO AS PESSOAS ,SÃO AS CABEÇAS ESTES É QUE TEM QUE SEREM MUDADOS ,RENOVADOS .

  4. Niroldi Gama

    Só tenho a discordar com relação a que só porque os times fluminenses vêm ganhando os dois últimos campeonatos nacionais que o campeonato “carioca” se fortaleceu. Nada disso: o Campeonato fluminense é feito para os grandes. O regulamento que se preza a estabelecer medidas diferenciadas com relação aos jogos com os grandes (não poderiam sair da capital) ou que em jogos televisionados não valeria tempo técnico, não merece crédito. Já quem ganha campeonato brasileiro é quem tem o poder econômico nesse país. Os times de empresários estão crescendo não é à-tôa. Serão as novas potências, dentre de anos, e que o Quatar será a potência muncdial na Copa de 2022 (ou NOT). Flamengo ganhou porque trouxe o Imperador e contou com o brilho do Pet, o Fluminense trouxe jogadores magistrais, porque só o Conca não levaria esse campeonato. No Maranhão, o problema de administração se arrasta com o passar dos anos. Chega uma hora que o torcedor cansa de apostar numa evolução, além do mais se o seu time viver só de estadual (aí é o fim da picada). Estamos vivenciando esse momento.

  5. Bruno Alves

    Amigos, mesmo com o exemplo da minha terra, de onde saí há 12 anos, não acredito que isso ocorrerá tão cedo aqui no MA. Mas vejo que com cada um fazendo sua parte, nós da imprensa, a torcida, os empresários, os dirigentes e principalmente quando o TJD passar a olhar com seriedade para as coisas e não somente para o próprio umbigo, o futebol maranhense terá uma mudança.

    Destes fatores que citei apenas a imprensa e a torcida ainda briga pela volta dos áureos tempos do futebol. Não incluo os dirigentes nessa, pois eles poderiam muito bem peitar a FMF, estariam sujeitos as retaliações, como o Walter Lira sofreu com o JV Lideral, pois tirou a equipe do campeonato principalmente por culpa da desorganização que impera na FMF e por causa de apoio financeiro.

    O setor empresarial ainda não tem como agir. Pois como foi destacado na entrevista com o Arione Diniz eles vão divulgar a marca onde houve retorno. Que tipo de retorno esperar com sua marca sendo estampada em um clube que disputa um campeonato cheio de confusões? É até difícil culpá-los por alguma coisa.

    Quanto ao TJD estou de certa forma até surpreendido com a duração deste afastamento do Alberto Ferreira. Mas basta ele cumprir aquela lista de exigências que voltará à sua eterna cadeira.

  6. O Maior do Mundo

    O texto não é seu,mais parabéns por colocâ-lo em seu blog,parabéns a Juraci Filho.

  7. ACR Motense

    A federação é culpada sim, pq sempre fez das suas para beneficiar-se ou a esse ou aquele time, mas será que a culpa é toda da federação?
    Pq Moto, Sampaio, MAC, Imperatriz, etc., enfim, os chamados “grandes times” do Estado, nunca se rebelaram contra essa imoralidade? Pq nunca colocaram suas cartas na mesa e exigiram da federação uma melhor administração para o futebol?
    Eu sei, Zeca, aliás, todo mundo sabe. É pq esses clubes sempre pensaram em si próprios, e não no futebol do Estado como um todo. Aqui sempre prevaleceu a lei do “eu faço o que é melhor para o meu e o resto que se dane”. Por isso ouvem-se estórias de vários títulos tramados nos bastidores do futebol maranhense.
    Além disso, os clubes locais se acostumaram (mal) a depender de dinheiro público ou de alguns presidentes que aceitassem bancar os times. Nunca se preocuparam com a tal estrutura, tão importante, segundo o atual técnico campeão brasileiro.
    O único que ainda tinha alguma coisa era o MAC, mas mesmo assim nunca tirou bom proveito disso. O Moto até pouco tempo não tinha sequer uma sede. O Sampaio até tinha, mas vivia abandonada.
    Concordo com o texto, tem que mudar mesmo, mas a mudança deve partir, sobretudo, dos dirigentes dos clubes, pq futebol é business, meu caro, e quem não entender isso vai acabar.
    Sds motenses!

  8. Clodoaldo

    Zeca, vou ser insitente nas minhas colocações, a culpa da falencia do futebol maranhense é de inteira responsabilidade da FMF de Alberto Ferreira, só que com total apoio de alguns membros da imprensa ligada ao futebol. Domingo ultimo estava ouvindo a mirante e lá estava um apresentador mostrando mais uma vez a sua totoal indignação com o afastamento de Alberto Ferreira da FMF, ele estava entrevistando o presidente em exercicio da FMF, o Senhor CHICÃO” e durante a entravista falou que a culpa do campoeonato não começar em janeiro é do TJD que afastou o Alberto e, com isso, vejam só não houve nem reunião na segunda feira, vale ressaltar que a propria ACLEM tem um continuuismo na sua direção,o presidente está há varios mandatos na entidade, então dessa maneira não se pode criticar o continuismo na FMF…..

    RESPOSTA: NÃO VAMOS CONFUNDIR A POSTURA DE UM OU OUTRO COMO A POSTURA DE TODOS. A MINHA POSTURA NÃO É ESSA, MAS NÃO CONDENO QUEM DEFENDE ESTE OU AQUELE NO FUTEBOL. PROCURO FAZER A MINHA PARTE. QUANTO À QUESTÃO DA ACLEM FICA O ESPAPO PARA O PRESIDENTE TÉRCIO DOMINICI RESPONDER.

  9. PcBoliviano

    Correto Juraci Filho a mudança na forma de se administrar o futebol local tem partir da FMF e também dos dirigntes dos clubes, porém a torcida maranhense, principalmente alguns jornalistas como o seu pai tem que largar esses clubes do Rio e voltar aos estádios, quem ajuda o clube é o torcedor, aqui eu já fui impedido de entrar em um local chamado flamengos bar , só porque eu estava vestido com a camisa do Sampaio o maior clube do Maranhão, o que me revoltou foi porque lá não tinha um carioca, já fui no Rio e lá sempre andei com a camisa do Sampaio e nunca me trataram assim. Alguns radialistas como Mário Carvalho, Gilson Rodrigues, Roberto Fernandes, Renato Sousa,fazem um marketing pesado para flamengo, botafogo, todas as vezes que eles começam a falar eu desligo o rádio em sinal de protesto. Portanto não é só a FMF que têm que mudar, mais sim todos os que gostam de futebol é impressionante como o pessoal lá de São Paulo não gostam de nós aqui de forma declarada e alguns idiotas daqui vivem gastando dinheiro comprando camisas dos clubes desse Estado.

    RESPOSTA: ACHO QUE AS PESSOAS DEVEM SER LIVRES PARA PENSAR E FAZER O QUE BEM ENTENDER. NÃO ME PREOCUPO COM OS OUTROS COLEGAS, FAÇO A MINHA PARTE E ESPERO QUE O FUTEBOL MELHORES. ASSIM NÃO PRECISAREMOS NEM NOS PREOCUPAR COM ESSAS COISAS PEQUENAS.

  10. Gojoba

    A começar pela tua televisão que faz reportagens de futebol carioca mostrando aqueles ridiculos torcendo pra um time do rio enqanto ofutebol maranhense não é destaque de nada eita zecão mais tu baba muito.

    RESPOSTA: MINHA TELEVISÃO. INFELIZMENTE NÃO SOU PROPRIETÁRIO DE NENHUMA TV.

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS
%d blogueiros gostam disto: