Ministro Gastão discute ações na área de turismo do MA

1comentário

O apoio do Ministério do Turismo às ações em comemoração aos 400 anos de São Luís foi confirmado pelo ministro do Turismo, Gastão Vieira, durante reunião nesta segunda-feira, com o secretário de Estado de Turismo, Jurandir Filho, e a superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Kátia Bogéa.

Entre os projetos que receberão o apoio do ministério está o de Revitalização do Centro Histórico, que será priorizado pelo governo. Além das ações dos 400 anos foi pauta da reunião a implantação de uma política regional de turismo que está sendo colocada em prática pelo ministério.

“Esta é uma reunião de conversa. Eu vou reunir as propostas do Governo do Estado e Iphan para que, a partir daí, o ministério coloque em prática uma ação coordenada para o Maranhão naquilo que se refere ao turismo”, explicou Gastão Vieira.

O ministro destacou que as ações mais urgentes são as do 400 anos de São Luís e a consolidação do pólo turístico conhecido como “rota das emoções”, que vai de Araioses, Água Doce até Barreirinhas, como pólo de turismo com estrutura e condições para receber os visitantes.

Faz parte do pólo de São Luís os municípios de Paço do Lumiar, Alcântara, Raposa e São José de Ribamar, que será priorizado pelo governo e pelo ministério. O outro pólo de trabalho é a região do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, que já está sendo comercializado, via Empresa Brasileira de Turismo (Embratur), com o mercado externo. “Os olhos estão concentrados nestes dois pólos e dentro do Programa de Regionalização eles são os prioritários”, enfatizou o ministro.

Ainda este mês o Governo do Estado vai apresentar um novo Plano Maior do Turismo que amplia as regiões que serão atendidas. O secretário Jurandir Filho enfatizou que, neste momento, a prioridade é a revitalização do Centro Histórico. “Uma das coisas que vamos discutir são ações conjuntas para está área de São Luís que envolve questão de segurança, saneamento e limpeza”, destacou o secretário.

Secom (Foto: Handson Chagas)

1 comentário para "Ministro Gastão discute ações na área de turismo do MA"


  1. Luciano

    Zeca Soares eu gostaria de saber o que esse secretário Jura Filho entende de Turismo a exemplo do ex-secretário Tadeu Palácio. Uma pasta tão importante dessas na mão de quem não sabe o que fazer e o Maranhão com esse potencial imenso para o Turismo. Acho que poderiam escolher alguém com conhecimento sobre o assunto.

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS
%d blogueiros gostam disto: