Educação no trânsito

0comentário

De acordo com dados do Centro Integrado de Operações de Segurança – CIOPS, da Secretaria de Estado da Segurança Pública somente no primeiro semestre de 2013, foram registradas a morte de 20 pedestres por atropelamentos na ilha de São Luís. Apesar de o número parecer pequeno, diariamente acontecem inúmeros acidentes não fatais envolvendo pedestres.

Segundo informações do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foram atendidos pelos socorristas do serviço de emergência, até julho deste ano, 431 vítimas de atropelamento na Grande São Luís. Deste total, 253 foram atropeladas por carros, 136 por motocicletas, 29 por ônibus, 8 por caminhão e 5 por bicicleta. Em 2012, o registro de atendimentos chegou a 787 vítimas de atropelamento.

Faixa de pesdetre é tema de campanha educativa do Detran-MA que inicia na segunda 05
Dentre as causas de tantos acidentes estão a falta de atenção ao atravessar na faixa de pedestre, o uso de celular por parte do pedestre e do motorista e a travessia por parte do pedestre em locais proibidos.

Pensando em combater esse alto índice de ocorrências de atropelamento na capital e região metropolitana, o Detran-MA, dará início nesta segunda-feira (05/08) a campanha “No trânsito, todo mundo é pedestre”, que tem como objetivo chamar a atenção e alertar os motoristas e pedestres sobre os cuidados e respeito que se deve ter na travessia da faixa de pedestres.

A campanha que acontece para lembrar o dia do pedestre (8/8) será inicialmente realizada na frente de escolas públicas e particulares de São Luís de diversos bairros. Nos dois primeiros dias, a campanha será realizada em quatro escolas. Na segunda-feira (05/08) a partir das 7h a ação educativa acontece no Centro de Ensino Médio Margarida Pires Leal, na Alemanha, e a tarde a partir das 13h no Colégio Santa Teresa, no centro da capital. Na terça-feira (06/08) pela manhã ação será na Escola Crescimento, e a tarde no Colégio Reino Infantil.

A ação educativa contará com a distribuição de panfletos na forma de ventarolas para motoristas e pedestres, marcadores de texto para os alunos, sacolas de lixocar para os motoristas; tudo relativo à postura que o pedestre deve ter na travessia da faixa, os cuidados ao andar na calçada e na travessia onde não há faixa de pedestre, além da presença do mascote do Detran-MA, “Sinalito” que promete animar a ação educativa e da Companhia de Policiamento Rodoviário Independente  da PMMA que dará suporte.

Pedestres disputam com motoristas e motociclistas espaço na faixa de pedestres
“Estamos aproveitando o início das aulas do segundo semestre para alertar principalmente as crianças e os idosos que são as maiores vitimas de atropelamento. A determinação da Governadora Roseana é para criarmos na sociedade a cultura do respeito às leis de trânsito e da faixa de pedestre que é fundamental para que tenhamos um trânsito mais seguro. Infelizmente nem os pedestres e muito menos os motoristas tem essa postura de parar na faixa. É muito comum ver pedestres atravessando avenidas fora da faixa sendo que a poucos metros dali há faixa de pedestres!”, destacou o Diretor Geral do Detran-MA, André Campos.

“Nos atropelamentos, as lesões são mais graves porque a vítima absorve toda a energia. Os atropelamentos em adultos, quase sempre produzem fratura de membros inferiores com lesões secundárias produzidas pela 2º e 3º colisões. Em crianças, compromete bacia e tronco e ocorre impacto secundário com a cabeça. Os motoristas, assim como os pedestres são usuários da via, portanto têm deveres a cumprir visando manter a ordem no trânsito”, ressaltou Roberval Lopes, coordenador de Educação para o Trânsito do Detran-MA.

Sem comentário para "Educação no trânsito"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS
%d blogueiros gostam disto: