Honorato volta a defender climatização nos ônibus

1comentário

HonoratoFernandes

O vereador Honorato Fernandes (PT), utilizou a tribuna da Câmara Municipal de São Luís, na manhã desta quarta-feira (9) para justificar a viabilidade financeira da emenda que obrigaria metade da frota de ônibus de São Luís ter ar-condicionado e declarou que, embora a emenda tenha sido rejeitada, ele continuará lutando para garantir o benefício aos usuários.

Na oportunidade, Honorato destacou também a importância dos parlamentares participarem das discussões acerca do transporte público e unirem força na luta para garantir a qualidade do serviço que será prestado após a licitação.

“Pela primeira vez, estamos às vésperas de quebrarmos um paradigma que impõe um binômio composto pela qualidade do serviço público, versus custo da tarifa pública cobrada. Este tema vem mastigando a sociedade há muito tempo e onde você vai, se tem uma reclamação recorrente, é a questão do transporte público. Por isso, esta Casa não pode se negar a discutir a qualidade do serviço de transporte coletivo”, afirmou o vereador, que ressaltou ainda a necessidade da sociedade civil participar dos debates, através das audiências públicas, uma vez que é a população quem arca com os custos do transporte público, desde a tarifa cobrada ao subsídio ofertado pelo executivo.

“A licitação, que, apesar de entendermos que ainda merece alguns reparos, está com os dias contados para acontecer e foi um ganho encaminhado pela Prefeitura de São Luís. Precisamos discutir sim alguns pontos do projeto, por isso a importância de realizarmos as audiências públicas, nas quais os clientes poderão participar do debate acerca dos itens que irão compor os serviços ofertados. Digo clientes, porque eles quem pagam as tarifas e também os subsídios oferecidos pelo poder executivo”.

O vereador finalizou o discurso, justificando a viabilidade financeira da emenda, que obrigaria metade da frota de ônibus de São Luís ter ar-condicionado.

“Portanto, nós temos a oportunidade de fazer a diferença em 2016. Porque quando se contrata um serviço, preza-se pela qualidade do mesmo. Por isso, retiramos do projeto de Lei a questão da quarteirização do serviço, pois somos conscientes dos prejuízos acarretados com esta proposta. É importante esclarecer ainda que o maior custo do sistema de transporte público beira em torno de 23% e diz respeito ao combustível e que o aumento por conta do ar-condicionado, neste item que compõe a cesta de tarifas, também representa 20%”, finalizou Honorato.

Mesmo a emenda sendo rejeitada, Honorato afirma que não desistirá e continuará lutando para garantir o benefício aos usuários do transporte público de São Luís. Para tanto, o vereador está buscando apoio junto ao executivo municipal e estadual e colhendo assinaturas da população, a fim de garantir a legitimidade da vontade popular. Estudos técnicos que justificam a viabilidade financeira da proposta também já estão sendo realizados e serão apresentados durante audiência pública que discutirá a questão.

1 comentário para "Honorato volta a defender climatização nos ônibus"


  1. JOSÉ CORREA

    NÃO EXISTE.

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS
%d blogueiros gostam disto: