Alcântara discute políticas sociais

0comentário

A população de Alcântara participou na última quarta-feira (26), da VII Conferência Municipal de Assistência Social, em que novas propostas para as políticas sociais do município de Alcântara foram discutidas e aprovadas pela plenária. O evento realizado pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e do Conselho Municipal de Assistência Social, teve como tema central a “Garantia de Direitos no fortalecimento do SUAS”.

As Conferências de Assistência Social foram criadas para fortalecer o Sistema Único de Assistência Social (SUAS), implantado em 2005 pelo Governo Federal, voltado para a gestão da proteção social brasileira.

Durante a plenária, foram apresentados painéis tendo como foco a temática da Garantia de Direitos no fortalecimento do SUAS. A Assistente Social, Aline da Silva Santos apresentou as vantagens da conferência, as responsabilidades do município e a importância da sociedade civil para o melhoramento das políticas públicas implementadas. Depois, houve um debate em quatro grupos, dos quais saíram diretrizes que foram aprovadas visando o aperfeiçoamento do SUAS em Alcântara.

Após aprovação das propostas, seguindo o regimento interno, foram eleitos os quatro delegados e suplentes, que representarão o município na conferência estadual: (Poder Público) Erenaldo França e Lenite Correia de Castro (titulares), Daniela Costa e João Batista Soares (Suplentes); (Sociedade Civil) Valdney Ribeiro e Sebastiana Alves (titulares), José Flávio Pinheiro e Jucenilde dos Anjos (suplentes).

O prefeito de Alcântara mostrou seu empenho como gestor e a importância de melhorar a qualidade de vida dos alcantarenses através das políticas públicas sociais. “É mais um grande momento em nossa gestão. Nossa preocupação é desenvolver as políticas públicas que são importantes para a comunidade alcantarense. A política de Assistência Social é fundamental para desenvolvimento de qualquer município. Por isso estamos realizando a VII Conferência para discutir as metas e planos de ação para os próximos 10 anos. Vamos avaliar o que já foi feito, melhorando ainda mais a vida dos alcantarenses” – disse Anderson Wilker.

Para a Assistente Social, Flor de Maria Silva, que desenvolve a função de Assessora Técnica na Secretaria de Desenvolvimento Social, a VII Conferência foi um marco na gestão do prefeito Anderson Wilker, já que é a primeira, levando em conta que esse evento acontece apenas a cada dois anos. A conferência é sempre importante porque trata da equidade dos direitos, ou seja, em que os serviços sociais cheguem à população alcantarense, garantido direito aos que dele precisam.

A secretária adjunta de Desenvolvimento Social, Mulher e Igualdade Racial, além de fazer a apresentação do organograma da secretaria, ela destacou a importância da conferência para o município de Alcântara. “Uma conferência dessa envergadura tem um nível muito grande, porque fortalece os serviços oferecidos pela secretaria de Assistência Social, fortalece os conselhos, trás mais conhecimento a população, e faz com que as pessoas conheçam seus direitos na sociedade” – destacou Menca Pinho.

A conferência contou com a presença do vice-prefeito Sargento Leitão, do presidente do Conselho Municipal da Assistência Social, Melquíades Cruz Silva, dos secretários Marcelina Serrão (Cultura e Turismo), Hermison Martins (Juventude, Esporte e Lazer), a secretária adjunta de Saúde (Duciane de Melo Amorim), secretário Benedito Barbosa (Agricultura) servidores, além de representantes de Sindicatos, movimentos sociais e sociedade civil organizada. Aproximadamente 200 alcantarenses compareceram à VII Conferência que foi regulamentada pela Portaria Conjunta Nº 02 de 12 de dezembro de 2016. Todos os participantes receberam certificados no final do evento.

Foto: Divulgaçào

Sem comentário para "Alcântara discute políticas sociais"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS
%d blogueiros gostam disto: