Obras que não aparecem

3comentários

obra1

Dentro de 22 meses, mais de 31 mil famílias distribuídas em 30 bairros do eixo Itaqui-Bacanga passarão a contar com um novo sistema de esgotamento sanitário de qualidade, como parte do compromisso do prefeito Edivaldo Holanda Júnior de universalizar o acesso ao saneamento básico. A construção e ampliação do sistema de esgotamento sanitário da margem esquerda da Bacia integram o Programa de Recuperação Ambiental e melhoria da Qualidade de Vida da Bacia do Bacanga.

Com recursos de R$ 42 milhões oriundos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), com contrapartida da Prefeitura, as obras de construção do sistema de esgotamento sanitário seguem em ritmo acelerado e envolvem a construção de 211 km de redes de coleta de esgoto, com um total de 31.116 ligações condominiais. Também serão construídas 13 estações elevatórias (de bacia e transposição de bacia), que serão instaladas nos pontos mais baixos da região, mapeados topograficamente pelo projeto.

“Obras de esgotamento sanitário são feitas prioritariamente pelos governos estaduais. Mas o compromisso do prefeito Edivaldo Holanda Júnior com a cidade e a comunidade impulsionou esse trabalho técnico social integrado, que atenda aos anseios da população”, esclareceu o secretário de Projetos Especiais, Gustavo Marques. Esta semana ele conversou com os moradores e esclareceu sobre o andamento da obra. Após as ações de saneamento, a Prefeitura realizará o pavimento das ruas. Nos bairros do Paraíso e Sá Viana esse trabalho deve ser iniciado até março.

O engenheiro sanitário responsável pela execução da obra, Severino Ramos Filho, explica que as estações elevatórias funcionarão constantemente, mesmo com eventuais quedas de energia. “Cada estação elevatória terá de duas a três bombas funcionando o tempo inteiro para bombear a água e os resíduos do esgoto. Na iminência de uma queda de energia, elas continuarão funcionando porque cada estação terá um gerador de prontidão. A população terá impactos profundos e muitos ganhos positivos com essa que é uma das maiores obras da gestão Edivaldo Holanda Júnior”, destaca.

obra2
Na primeira etapa da construção do sistema de esgotamento, estão sendo instalados tubos de 100 e 150 mm, interligando todas as ruas e, na fase seguinte, todas as casas da região contemplada.  Os resíduos de esgoto domiciliar, que eram despejados nas ruas, a céu aberto, provocando doenças, mau cheiro e desconforto para os moradores, agora serão tratados, depois de serem transportados pelas estações elevatórias até a Estação de Tratamento do Bacanga. A obra será finalizada em até 22 meses e irá garantir maior qualidade de vida e valorização dos imóveis interligados à rede.

Para a execução das obras, 60 homens integram a equipe que poderá ser ampliada para 200 trabalhadores até a fase de conclusão, todos moradores do Itaqui-Bacanga e bairros adjacentes. “Além de tudo, estamos gerando emprego e renda para esses jovens e capacitando cada um deles. Todos os trabalhadores da equipe são da cidade e, em sua maioria, da própria região contemplada. É uma iniciativa inédita que mostra o comprometimento da gestão Edivaldo Holanda Júnior com São Luís”, explica o engenheiro Severino Ramos Filho.

A obra beneficiará os bairros Prainha, Bonfim, Vila Nova, Vila Roseana Sarney, Vila Ariri, São Raimundo, Gancharia, Anjo da Guarda, Alto da Vitória, Conjunto E.I.T., Vila Isabel, Vila Dom Luís, Vila Bacanga, Vila Cerâmica, Alto da Esperança, Residencial Ana Jansen e Sítio do Tamancão. E a montante da barragem do Bacanga: Sá Viana, Jambeiro, Riacho Doce, Piancó, Vila Embratel, Residencial Paraíso, Vila Zagueiro, América do Norte, Residencial Primavera, Residencial Resende, Vila São João da Boa Vista e São Benedito.

Fotos: Maurício Alexandre

3 comentários para "Obras que não aparecem"


  1. DNSC

    SÃO OBRAS QUE NENHUM PREFEITO QUER FAZER… ESGOTAMENTO SANITÁRIO E DRENAGEM!!!
    NINGUÉM VÊ E NÃO DÁ VOTOS… INFELIZMENTE A POPULAÇÃO FICA CEGA NO PERÍODO DE ELEIÇÕES!!!
    PARABÉNS EDIVALDO… DEPOIS DE 2013 PARA COLOCAR ORDEM NA PREFEITURA, FIRMAR CONVÊNIOS E REALIZAR LICITAÇÕES, VAMOS ARREGAÇAR AS MANGAS E TRABALHAR!!!!

  2. Rosilda Leal

    Como o próprio título da matéria já diz, “obras que não aparecem”, apesar de não ser uma obra que fique exposto a vista da população é de grande importância e benefício para todos, pois saneamento básico vem influenciar muito na questão da qualidade de vida. Parabéns prefeito, que você traga muitas melhorias para a nossa população.

    • Zeca Soares

      Mas são obras importantes e que devem ser feitas.

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS
%d blogueiros gostam disto: