Febre de Ouro

1comentário

GodofredoVianaA Polícia Civil de Zé Doca com o apoio das delegacias de Santa Luzia do Paruá, Governador Nunes Freire, Cândido Mendes e Carutapera, realizou a operação Febre de Ouro, na região de garimpo ilegal em Godofredo Viana.

Foram apreeendidos diversos equipamentos e maquinários utilizados para a exploração ilegal do ouro, bem como foram apreendidos veículos com suspeita de clonagem, armas de fogo e drogas.

Segundo o delegado regional Henrique Mesquita, a operação ocorreu principalmente no interior da fazenda do prefeito de Godofredo Viana, Marcelo Jorge, onde, segundo denúncias que a polícia civil vinha recebendo sobre a ocorrência de tráfico de drogas e utilização de trabalho infanto-juvenil, foi constatada uma intensa e desordenada exploração do meio ambiente, que está completamente devastado pela atividade irregular.

A operação resultou na apreensão de três máquinas retro-escavadeiras utilizadas para cavar os barrancos onde o ouro era procurado, apreensão de 4 veículos suspeitos, duas armas de fogo, sendo um revólver calibre 38 e uma espingarda, além de aproximadamente 20 pedras de crack. Também foram apreendidos aproximadamente 20 equipamentos detectores de metais, os quais são avaliados, cada um, em 15 mil reais.

Além do crime ambiental e da associação criminosa, alguns dos conduzidos serão autuados pelos crimes de tráfico de drogas, porte ilegal de arma de fogo e receptação de produto de crime.

O prefeito de Godofredo Viana, Marcelo Jorge disse ser proprietário da fazenda, mas que não tinha conhecimento da invasão.

Foto: Divulgação Polícia Civil

1 comentário para "Febre de Ouro"


  1. Paulo Washington

    Prefeito de Godofredo Viana rebate denúncias

    Em defesa da verdade e em respeito à opinião pública, o Prefeito do município maranhense de Godofredo Viana, Marcelo Jorge Torres, rebateu as denuncias de que seria proprietário da Fazenda Frexal, situada no povoado Aurizona, naquele município. O prefeito enfatizou ainda que milhares de famílias do município sobrevivem há mais de 100 anos da atividade de garimpo. Na região, a exploração de ouro vem sendo feita pela empresa canadense Aurizona.

    NOTA DE ESCLARECIMENTO

    “Para determinar em definitivo a verdade dos fatos noticiados pela imprensa local e nacional, esclareço a respeito da equivocada vinculação pela Polícia, relacionando o meu nome na operação intitulada “Febre do Ouro”, realizada nessa semana no município de Godofredo Viana, e informo que:

    A Fazenda escolhida para a referida operação policial pertence ao meu genitor, o senhor Ronaldo Torres, não sendo de minha propriedade, informação pronunciada de forma equivocada pelo delegado regional de Zé Doca, Henrique Mesquita, em atitude constrangedora que, quando antes da ação policial o padrão da conduta de proteção de um cidadão exige uma antecipada investigação.

    Informamos ainda que há mais de 100 anos, há atividade de garimpo na região feita por moradores. Atualmente, a extração de ouro no município vem sendo feita de forma empresarial pelo grupo Aurizona.

    A Prefeitura de Godofredo Viana vem trabalhando para melhorar a qualidade de vida da população e sempre esteve mobilizada com o poder público da região para enfrentar os problemas sociais e ambientais. Estamos a disposição da imprensa para outras informações”.
    Marcelo Jorge Torres
    Prefeito de Godofredo Viana

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS
%d blogueiros gostam disto: