Nair Portela é homenageada na Câmara

2comentários

NairPortelaHonoratoFernandes

 

A Câmara Municipal de São Luís, realizou, na manhã desta sexta-feira (26), por solicitação do vereador Honorato Fernandes (PT), Sessão Solene em homenagem a reitora da Universidade Federal do Maranhão, Nair Portela e ao chefe de gabinete do Tribunal de Justiça do Estado do Maranhão, Elsior de Sousa da Silva Coutinho, marido da reitora. Na ocasião, os homenageados receberam da Casa Legislativa os títulos de cidadã e cidadão ludovicenses.

Ocupando a mesa da solenidade, estiveram: o presidente da Câmara Municipal, vereador Astro de Ogum(PMN), quem dirigiu os trabalhos da sessão; o vereador Ivaldo Rodrigues (PDT), como 1º Secretário da Casa e Honorato Fernandes, 2º Secretário e autor da proposição, além dos homenageados, a reitora Nair Portela e o chefe de gabinete do TJ-MA, Elsior de Sousa da Silva Coutinho.

“Tive a oportunidade de crescer e de ver a minha família, sobretudo a minha mãe, sendo orientada por tia Nair e tio Elsior, como costumo chamá-los. Orientada por um dos maiores exemplos de pai e de mãe que já pude testemunhar. E esta relação se estendeu ao longo de toda minha trajetória de vida”, declarou Honorato.

O vereador destacou ainda a atuação profissional dos homenageados. A professora Nair, por ser a primeira mulher a ocupar a reitoria da Universidade Federal do Maranhão e Elsior, pela habilidade do mesmo com as palavras.

“Esta homenagem se justifica no compromisso de ambos com a cidade. Professora Nair, hoje, reitora da Universidade Federal do Maranhão, aliás, primeira mulher a ocupar a reitoria da UFMA. E Elsior Coutinho que, apesar de ser técnico em contabilidade, possui um dom incrível com as palavras e foi o responsável pelo discurso de vários governantes deste Estado. Este é um relato centrado mais no campo pessoal e emocional, pois acredito que, no campo profissional e de cidadãos, a caminhada dos dois já se justifica”, finalizou o vereador.

Após pontuar a importância histórica das Casas Legislativas, desde o início das civilizações até a atualidade e homenagear as mulheres que integram o Parlamento Municipal, pela proximidade do Dia Internacional da Mulher, Nair Portela agradeceu de forma poética a homenagem prestada pela Casa, fazendo uso dos versos do poeta José Chagas, no soneto “Azul de Memória”. Em seguida, fez um breve relato da trajetória dela, desde sua chegada à cidade, até os dias de hoje, destacando os marcos pessoais e profissionais.

“Vinda da cidade de Biriti, também me apaixonei por São Luís logo que cheguei. Aqui comecei a trabalhar, fiz minha carreira profissional e me casei com Elsior Coutinho. A cidade onírica que a muitos fascina, me daria muito mais do que eu poderia imaginar. Pelas ruas, praças e ladeiras, trilhei caminhos que me levariam a viver em São Luís intensamente e a ela me dedicaria com afinco, contribuindo na assistência e na formação de seus filhos. Primeiro, como enfermeira, depois, como educadora. Como educadora e profissional da saúde, vejo aumentar ainda mais a minha responsabilidade para com esta cidade, após receber este título de cidadania”, afirmou a reitora.

Elsior Coutinho agradeceu a acolhida da cidade de São Luís e reafirmou a responsabilidade dele para com a cidade, após receber o título de cidadania e tão logo aproveitou a ocasião para exercitá-la, sugerindo aos vereadores cobranças ao Executivo, no que diz respeito ao aspecto paisagístico de São Luís.

“Agora que tenho a honra e grande alegria de tornar-me formalmente cidadão ludovicense, sinto-me no dever de zelar por ela de forma mais afetiva. Entendo que a cidadania que recebo, obriga-me a dedicar mais atenção e mais amor a cidade que me abriga. É assim entendendo, que, já aproveitando a primeira oportunidade que tenho, de certo que este é o meu exercício de cidadania, para sugerir aos dignos a atuantes vereadores que multipliquem iniciativas, a fim de convencer o Executivo a executar com mais frequência obras de melhoria à feição urbana da cidade, de modo a torná-la visualmente mais atrativa e paisagisticamente mais sedutora”, finalizou Elsior.

Foto: Paulo Caruá

2 comentários para "Nair Portela é homenageada na Câmara"


  1. José Carlos

    Onde fica Biriti?
    E o Marcial Lima, que também já recebeu esse titulo é de onde?

    • Zeca Soares

      Marcial é de Grajaú-MA.

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS
%d blogueiros gostam disto: